26 de mar. de 2017

THE CROSS - The Cross (álbum)


2017
Nacional

Nota: 9,0/10,0


Tracklist:

1. Cold is the Night Beyond Death
2. The Final Nail in the Coffin
3. The Skull & the Cross
4. The Last Prayer
5. Resquiat in Pace
6. Garden of Silence
7. House of Suffering
8. Poe’s Silence


Banda:


Eduardo Slayer - Vocais
Felipe Sá - Guitarras
Paulo Monteiro - Guitarras
Mario Baqueiro - Baixo
Louis - Bateria


Contatos:

Site Oficial: 
Twitter: 
Youtube: 
Instagram:
Bandcamp:

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


O que chamamos de Doom Metal é visto, na maioria das vezes, apenas como releituras do som que o BLACK SABBATH fazia em seus primeiros discos. Mas para os que sabem, é um estilo com características próprias, uma vez que bandas como THE OBSESSED, ST. VITUS, TROUBLE, WITCHFINDER GENERAL, CANDLEMASS e o PENTAGRAM ajudaram a conferir ao Doom Metal uma característica sonora bem própria, e as fronteiras foram expandidas nos anos 90, com nomes como MY DYING BRIDE, ANATHEMA e PARADISE LOST fundindo o gênero com Death Metal ou outras formas de expressão musical.

E o Brasil começa a dar frutos ótimos no gênero, uma vez que além do clássico IMAG MORTIS no RJ, ainda temos o FALLEN IDOL em SP, e o THE CROSS, um quinteto veterano de Salvador (BA), que nasceu em 1900, mas que começa a ter sequência e lançar seus discos agora. E agora, eles finalmente conseguem lançar seu primeiro álbum, chamado “The Cross”.

Podemos aferir que o THE CROSS mostra um DNA voltado a um meio termo entre o Doom Metal clássico e o Doom Death Metal de raiz, já que a banda prefere usar os tempos e arranjos do Doom Metal dos anos 80 com vocalizações agressivas, com timbres mais rasgados. E isso gera uma forma de música introspectiva, azeda e bem lenta, mas com um impacto forte, sem mencionar que esses sujeitos estão aqui para mostrar aos mais jovens algumas lições importantes sobre o gênero.

E é ótimo!

“The Cross” foi produzido, mixado e masterizado por Marcos Franco e Dan Loureiro, que preferiram uma sonoridade mais raiz e crua, sem muito embelezamento, para preservar o aspecto “old school” da banda. Mas isso não quer dizer que o CD é mal gravado ou que a sonoridade seja ruim, bem longe disso. É uma opção que o grupo tomou para que sua identidade sonora seja preservada. E você consegue ouvir bem os instrumentos musicais separadamente, bem como consegue compreender o que o grupo se propõe a fazer. E como eles são veteranos, e aparentemente nada afeitos à modernidade, a arte gráfica de Marcelo Almeida para a capa reflete justamente esse lado mais de raiz, mais soturno e opressivo, que se encaixa como uma luva no que o THE CROSS quer de sua música.

E é justamente sua música que nos seduz, com esses tempos cadenciados e forte azedume instrumental. É pesado e bruto, mas sempre com um requinte que vem da longa experiência do grupo. E mesmo quando apelam para canções longas (o que é uma característica do Doom Metal e suas vertentes), elas não se tornam enfadonhas de forma alguma.

O disco possui 8 canções fúnebres e soturnas, sendo os destaques as seguintes: o azedume pesado e intenso chamado “The Final Nail in the Coffin” (com um ótimo trabalho de guitarras e arranjos musicais mais simples, mas que tem uma vida toda própria), as fúnebres “The Skull & the Cross” (adornada com belíssimas melodias densas, que reforçam a atmosfera soturna da canção, onde temos mais uma vez ótimos riffs de guitarra, mas agora acompanhados de um trabalho vocal muito bom) e “The Last Prayer” (baixo e bateria mostram uma coesão pesada absurda aqui, fora boas mudanças de ritmo), a rançosa e opressiva “Resquiat in Pace” e suas passagens hipnóticas (com um jeito mais “sabbathíco” denso e deliciosamente pesado), e a fúnebre “Poe’s Silence”.

Um disco de primeira e inspirador, pelo qual os fãs esperaram mais de 20 anos. Mas valeu a pena!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):