Rio de Janeiro, 16 de junho de 2015 - O maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, também é reconhecido como um influente agente econômico, movimentando de forma significativa o mercado nacional. Prova disso é a enorme gama de produtos licenciados com a marca do evento. Para esta edição, que acontece em setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, serão 643 itens com a marca Rock in Rio, divididos em 76 categorias — um recorde em relação a edição anterior, quando o festival atingiu a marca de 600 produtos. Os produtos oficiais vão de peças de vestuário a artigos de higiene, alimentação, beleza, automóveis.
Para este ano, a expectativa é que se atinja, com a venda dos produtos licenciados, um impacto econômico de mais de R$ 2 bilhões na economia. Entre as marcas que compõem esta grande variedade de produtos estão Almofadinha, Bacardi, Bley & Brollo, Blih! by Le Modiste, Boneleska, Carioquez, Casa da Moeda, Castelão, Chilli Beans, Colgate, Correios, Crown, Damai by Le Modiste, Dimona, Ellus, Hebara, Hotel Urbano, Ímãs do Brasil, Leader, Lisht, Los Paleteros, Ludurana, Maptec, Mexbras, Midea Carrier, Neoplas, Niely, Olla, Oxford, Paco Rabanne, Pepsi, Rafti, Taco, Trippy, Volkswagen e Wöllner.
Para Rodolfo Medina, vice-presidente de marketing e comercial do Rock in Rio, "apesar do cenário econômico do país não ser o mais favorável, estamos superando as expectativas em relação a edição de 2013. Isso reforça o poder agregador que o festival traz. As empresas que associam seus produtos a uma marca aspiracional e de grande impacto no consumidor final, como o Rock in Rio, usufruem de um grande poder de comunicação na mídia e participam de uma história de sucesso de licenciamento e de grande potencial de faturamento".
Panorama geral do licenciamento no Rock in Rio
Até o momento, 42 empresas já associaram suas marcas à edição 2015 do Rock in Rio, que tem um público fiel composto por fãs absolutos que se identificam com o espírito do festival e que não abrem mão de viver a experiência como um todo.
De acordo com Rodolfo Medina, os patrocinadores da edição de 2015 têm em mãos uma ferramenta poderosa para se aproximar de seu público e incrementar vendas de seus produtos e serviços. "Até o momento, já são 42 empresas licenciadas que disponibilizarão ao público 643 produtos, divididos em 76 categorias. Temos produtos para todos os tipos de público e gostos. Ninguém está de fora", afirmou Rodolfo.
Algumas das marcas licenciadas
• Boneleska
Especialista na fabricação de produtos licenciados, a Boneleska desenvolveu, produz e já comercializa os bonés com a marca Rock in Rio. Após meses de pesquisa, desenvolvimento e produção, a empresa atua há mais de 20 anos no mercado e possui 14 produtos licenciados.
• Carioquez
A Carioquez criou uma coleção exclusiva de semi joias com um mix de metais nobres, com design exclusivo, cool, atemporal e com diversos banhos - prata, ouro e materiais alternativos, como resina, tecido, couro e pedras. A coleção Rock in Rio possui peças que remetem a símbolos do rock’n’roll.
• Casa da Moeda
A Casa da Moeda do Brasil é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda com 321 anos de história e, em comemoração especial pelos 30 anos do Rock in Rio, a instituição criou medalhas comemorativas para o evento. As medalhas foram fabricadaS em ouro, prata e bronze, e possuem 40 mm de diâmetro. Desenvolvida e modelada pela artista da CMB Katia Dias, ao todo serão confeccionadas 5 mil peças: 30 de ouro, 1.470 de prata e 3.500 de bronze. A medalha de prata custará R$ 182, e a de bronze, R$ 50. A medalha de ouro, no entanto, só será produzida mediante encomenda. O fundo espelhado tem ao centro a marca comemorativa "Rock in Rio 30 anos". No reverso, há a imagem do público e do planeta, inspirada em foto do festival.
• Castelão
A Castelão On Demand desenvolveu para o Rock In Rio uma série especial de produtos que buscam retratar a relação afetiva do público com o evento. Os itens vão desde a linha home - com a coleção de copos de shot, passando ainda por itens de uso pessoal, com bolsas multiuso e capas carregadoras de celular. A coleção conta ainda com uma linha baby, composta por babadores em forma de guitarra superoriginais para as crianças rock’n’roll. Como um presente especial pelo aniversário do festival, para esta edição que celebra os 30 anos da marca Rock in Rio, a Castelão On Demand criou cinco bichos de pelúcia, cada um representando um estilo musical: o rock, pop, heavy metal, MPB e blues.
• Chilli Beans
Ao todo, são cinco modelos de óculos Rock in Rio produzidos pela Chilli Beans para a edição 2015 do festival. Os óculos variam com relação à cor da armação e da lente, e todos os modelos têm o símbolo do festival, gravado no canto superior. Pela terceira edição consecutiva, a Chilli Beans apoia o Rock in Rio. A venda dos óculos será realizada na loja exclusiva da marca no evento.
• Colgate
Em edição especial, a Colgate lança o Colgate Plax Ice Infinity Rock in Rio. O enxaguante bucal, com flúor e sem álcool limpa profundamente e proporciona uma sensação de frescor intenso e duradouro. A Colgate, marca número um em recomendação dos dentistas, é uma das empresas apoiadoras do festival.
• Damai + Le Modiste
A Damai, em parceria com a Le Modiste, desenvolveu cangas com estampas exclusivas que remetem ao Rock in Rio. As peças, fabricadas em Bali pela Damai, e com as estampas desenhas pela Le Modiste, compõem a primeira linha de cangas do festival.
• Hebara
A Hebara, líder em vendas e premiação em todo o país, lança a Raspadinha Rock in Rio. Em homenagem ao aniversário de 30 anos do festival, o bilhete traz um plano de premiação inédito para jogos de loteria instantânea, oferecendo milhares de ingressos para o Rock in Rio. Além disso, a Raspadinha disponibiliza 30 carros - em referência ao aniversário do festival - e dois prêmios máximos de até R$ 200.000,00.
• Leader
A Leader criou uma coleção para edição comemorativa dos 30 anos do Rock in Rio. Unindo tendências da estação a subtemas como: Love, Internet, Pop, Rock, Frases e Folk, a marca criou uma coleção fashion da Leader para o Rock in Rio. A empresa de fast fashion, repete a parceria de sucesso e confirma presença no Rock In Rio 2015, com uma loja localizada em frente ao palco Mundo, com peças que favorecem os mais diversificados estilos.
• Lisht
A Lisht criou e vai desenvolver uma coleção de joias exclusivas do Rock in Rio, onde a força e o vigor do movimento rock’n’roll foram a principal inspiração. As peças, que misturam o preto com a prata e com o ouro, e os maiores símbolos do movimento, expressam atitudes através de acessórios modernos e cheios de estilo.
• Los Paleteros
A Los Paleteros, maior rede de paletas do Brasil, criou o sabor Crunchy Cream, em parceria com o Rock in Rio. O objetivo da rede é apostar em importantes ações de co-branding que visam aprimorar a experiência tanto de marca quanto de consumo. O sabor, exclusivo, traz uma base de baunilha que proporciona uma combinação perfeita com pedaços crocantes de biscoito de chocolate. O intuito é oferecer uma experiência diferenciada que explora duas texturas em uma só paleta: a cremosidade da base e a crocância do biscoito que, mesmo gelado e, combinado a outros ingredientes, pode ser percebida logo na primeira mordida.
• Midea Carrier
A Midea Carrier, líder mundial na fabricação de condicionadores de ar e micro-ondas, está presente em mais de 150 países. A empresa, em parceria com o Rock in Rio, desenvolveu uma edição especial de frigobares e de condicionadores de ar portáteis. A linha é customizada com três estampas diferentes e que remetem ao clima do festival.
• Niely
A Niely Cosméticos, uma das maiores empresas do setor no Brasil, oferece desde 2004 a linha Niely Gold. O tratamento completo, que possui a exclusiva MaxQueratina+ enriquecida com 13 aminoácidos para fortalecer, reparar os danos e restaurar o brilho, a maciez e a saúde dos fios com resultado imediato. A marca, um dos nomes de destaque no segmento de beleza no Brasil e apoiadora do Rock in Rio, estampa o símbolo do maior festival de música e entretenimento do mundo na linha de produtos, constituída por: Niely Gold Reconstrução Profunda; Niely Gold Queratina; Pós-Química com Óleo de Argan ;Niely Gold Liso Prolongado; Niely Gold Nutrição Absoluta; Niely Gold Controle de Queda; Niely Gold Extra Brilho e Niely Gold For Men.
• Olla
A Olla coloca no mercado o kit promocional Olla Rock in Rio. Ao comprar o Gel Ice da marca, o consumidor ganha três unidades de preservativos Olla Canela Hot, que esquenta, e Olla Ice, que esfria. A união da Olla com o festival reforça ainda mais a ligação da empresa com a música, que faz parte da sua história. Ao unir música e temas relacionados ao sexo, Olla quer atingir a parcela jovem da população para promover a importância do sexo seguro, levando sempre em consideração o prazer e a responsabilidade que o assunto pede.
• Paco Rabanne
A Paco Rabanne, símbolo de uma geração que se deixa levar pela música e se inspira no universo do Rock, celebra 10 anos da linha Black XS, em 2015. Em parceria com o Rock in Rio, que esse ano comemora seus 30 anos de história, a marca celebra o novo visual das fragrâncias Black XS e Black XS for Her, que marcarão presença no festival. O BLACK XS é masculino e sensual, feita para o homem moderno. O Black XS for Her é um perfume ultra feminino e voluptuoso para as princesas rebeldes que não se contentam em seguir a moda, mas a ditam.
• Taco
Em uma parceria especial, a Taco lança uma coleção inspirada na primeira edição do Rock in Rio, que aconteceu em 1985 - foi nesse mesmo ano que a marca de roupa nasceu também. As peças resgatam este momento que ficou marcado na história com estampas, lavagens e aviamentos inspirados nos instrumentos mais utilizados, como a guitarra, bateria e amplificadores. A famosa lama, elemento marcante na primeira edição, que sujou as barras de muitas calças, foi traduzida para as lavagens do jeans e algumas estampas de respingos nas camisetas. O clima de rock também é notado nas cores pretas, grafites, e cinzas coloridos. Assim como o público também foi lembrado na coleção com imagens de pessoas curtindo os shows nas estampas.
• Trippy
A Trippy lançou uma coleção exclusiva de capas personalizadas e protetoras de malas para o Rock in Rio 2015. A linha conta com quatro estampas diferentes, que estão fazendo sucesso nos aeroportos: "Take me down to the Paradise City", que faz referência à famosa música da banda Guns n’ Roses; "Let’s Rock", guitarra com background aquarelado bem descolado; "Eu fui" que reúne os selos de todas as edições do festival em diversas partes do mundo e a "Get Loud", que reproduz um amplificador. A empresa desenvolveu os produtos ecologicamente corretos, laváveis, reutilizáveis e evitam desperdício de materiais como plásticos, usualmente utilizados com a finalidade de proteção de bagagem nos aeroportos.
Sobre o Rock in Rio
Com 30 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por uma série de razões. Das quinze edições anteriores, cinco ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015). Em setembro, a sexta edição no Brasil acontecerá na Cidade do Rock.
Combinando todas as edições já realizadas, mais de 7,7 milhões de pessoas já participaram do evento. Outro número que não para de crescer é o das redes sociais, nas quais o Rock in Rio está quebrando recordes com mais de 11 milhões de seguidores. Em termos de atrações, somando-se as edições brasileiras, portuguesas, espanholas e americana, mais de 1.359 atrações musicais se apresentaram nos palcos do Rock in Rio, com um total de 1.200 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo, pela TV e Internet.
Ao longo dos anos, mais de US$ 530 milhões foram investidos na marca. Além disso, mais de US$ 23,2 milhões foram investidos em projetos sociais e ambientais. Mais do que os índices de audiência e de investimentos significativos, o Rock in Rio tem ajudado na economia dos lugares visitados: mais de 148 mil postos de trabalho foram gerados ao longo dos últimos 29 anos. Na Espanha, o festival é top of mind, superando a concorrência da Fórmula 1. Na edição de 2013, 46% da plateia do Rock in Rio era de fora do estado do Rio de Janeiro. O impacto econômico da edição de 2013 na cidade, publicado pela Riotur, foi de R$ 1 bilhão, e as taxas de ocupação de hotéis eram de cerca de 90% no período.