16 de jul. de 2016

SABATON - HEROES ON TOUR (Duplo DVD+CD)



2016
Nacional

Nota: 10,0/10,0


Músicas:

DVD 1 (Wacken):

1. The March to War 
2. Ghost Division 
3. To Hell and Back 
4. Carolus Rex 
5. No Bullets Fly 
6. Resist and Bite 
7. Far from the Fame 
8. Panzerkampf 
9. Gott Mit Uns 
10. The Art of War 
11. Soldier of 3 Armies 
12. Swedish Pagans 
13. Screaming Eagles 
14. Night Witches 
15. Primo Victoria 
16. Metal Crüe 

Bônus:

17. The Art of War (With Bohemian Symphony Orchestra Prague) 
18. The Final Solution (With Bohemian Symphony Orchestra Prague) 
19. Noch ein Bier 


DVD 2 (Sabaton Festival):

1. Final Countdown 
2. The March to War 
3. Ghost Division 
4. To Hell and Back 
5. Carolus Rex 
6. Panzer Battalion 
7. Wolfpack 
8. Attero Dominatus 
9. 7734 
10. Union 
11. The Art of War 
12. Saboteurs 
13. Coat of Arms 
14. En livstid i krig 
15. Resist and Bite 
16. Swedish Pagans 
17. Night Witches 
18. Primo Victoria 
19. Metal Crüe 


CD:

1. The March to War 
2. Ghost Division 
3. To Hell and Back 
4. Carolus Rex 
5. No Bullets Fly 
6. Resist and Bite 
7. Far from the Fame 
8. Panzerkampf 
9. Gott Mit Uns 
10. The Art of War 
11. Soldier of 3 Armies 
12. Swedish Pagans 
13. Screaming Eagles 
14. Night Witches 
15. Primo Victoria 
16. Metal Crüe


Banda:

Joakim Brodén - Vocais, teclados, guitarra base
Thobbe Englund - Guitarras
Chris Rörland - Guitarras
Pär Sundström - Baixo
Hannes Van Dahl - Bateria


Contatos:

Facebook (Sabaton Brasil)


Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Poucas bandas na atualidade podem gozar do status de emergentes dentro o cenário Heavy Metal mundial. É preciso ter penetração dentro do mercado, apoio de gravadoras e imprensa, e o mais importante de tudo: música de primeira linha, que possa fazer com que um grande número de fãs saia da letargia, lhes dê ouvidos e os convençam (nem que seja na marra). E podemos dizer que um dos grandes emergentes atualmente é o quinteto sueco SABATON, que vem crescendo mais e mais em uma carreira vitoriosa. E coroando o ótimo momento deles, vem o pacote "Heroes on Tour", duplo DVD e CD lançado por aqui pela dobradinha Shinigami Records/Nuclear Blast Brasil na íntegra.

Para aqueles que não conhecem, o SABATON faz um Power Metal que, tecnicamente falando, é mais simples que grande parte das bandas de hoje, ou seja, deixam de lado o virtuosismo instrumental em prol de músicas mais bem acabadas, cheias de ótimos refrões de fácil assimilação, corais épicos, e arranjos ótimos em termos de guitarras (Thobber e Chris se entendem muito bem em termos de riffs e solos), a cozinha rítmica de Pär (baixo) e Hannes (bateria) esbanja peso e coesão ao vivo, ótimos arranjos de teclados (aqui, reproduzidos por samples), e Joakim explorar timbres mais graves de sua voz, fugindo dos tons agudos tão comuns. E ao vivo, meus caros, essa combinação é explosiva, funciona perfeitamente. E além disso, o quinteto ao vivo é extremamente divertido, algo que anda em falta no gênero.

Além disso, pensem em uma banda que sabe usar o palco em seu favor. 

Sim, eles sabem, e muito bem, pois a banda montou uma estrutura que remete diretamente ao disco "Heroes", com a bateria montada encima de um taqnue de guerra, pedestais de microfones com capacetes, e a própria banda e sua equipe usam uniformes militares (veja o início do DVD um, com a banda e sua equipe fazendo ótimos e bem humorados comentários). E o uso de efeitos especiais, como chamas e tudo mais é excelente.

E cada um desses detalhes pode ser apreciado em sua totalidade graças ao belo trabalho de edição de vídeo e áudio, que estão de primeira. As tomadas das câmeras são de primeira, e fora a banda, o público é mostrado em várias partes se divertindo (algo que o banger brasileiro deveria aprender a fazer), cantando junto, pulando, batendo palmas... 

Em termos de parte gráfica, a apresentação é perfeita, com uma capa belíssima, fazendo referência à tour de "Heroes" (na qual os shows aqui foram gravados), encarte cheio de fotos da apresentação do quinteto no Wacken

Cada um dos DVDs é de uma apresentação da banda: o DVD 1 é a apresentação da banda no Wacken Open Air na Alemanha, em 2015; já o DVD 2 é a apresentação da deles no Sabaton Open Air de 2015 em Falun (cidades natal da banda).

No DVD 1, todo aquele glamour de uma apresentação no Wacken Open Air, no final da tarde. Óbvio que a banda faz uma apresentação perfeita, com excelente comunicação com o público, muitas piadas, e a banda bem entrosada, Os destaques são as excelentes "Ghost Division", a envolvente "Carolus Rex", a ganchuda "The Art of War", e as maravilhosas "Screaming Eagles" e "Primo Victoria". Nem é justo falar mais que isso, já que o setlist do show é de primeira. Mas confesso que "Smoking Snakes" fez falta.

E de bônus, temos a festa de lançamento da cerveja da banda em "Noch ein Bier", e duas músicas da tocadas em conjunto com a Bohemian Symphony Orchestra Prague, de Praga: "The Art of War" e "Final Solution".

O DVD 2, já em Falun, você pode escolher em ver o show de dois pontos de vista: "Live View" (a apresentação da banda em si) ou "Studio View" (onde a banda está em estúdio, gravando partes a serem usadas na edição de overdubs). 

O show é precedido por pequenas entrevistas que abrangem da equipe técnica, a banda e mesmo depoimento de outros participantes (como Snowy Shaw, Mille Petrozza, Liv Kristine e Alex Krull), e fãs, e mesmo Peter Tägtgren (do HYPOCRISY, e produtor do DVD) dá uma canja, tudo muito ilustrativo. 

Mas quando a banda entra no palco, o caldo engrossa, pois o show é fantástico, com um setlist arrasador, um pouco diferente do que foi visto no do Wacken. E como são a atração principal e estão em casa, é um shwo ótimo, com a banda se mostrando animada e solta, com todos os aparatos deles no palco, é um show de luzes e efeitos especiais, e o SABATON arrasa em "Ghost Division", "Carolus Rex", "Wolfpack", "Union", "The Art of War", "Swedish Pagans", e "Primo Victoria". Mas é interessante ver como eles se comunicam bem com a platéia (e não se preocupem: mesmo com a banda falando em sueco, as legendas em inglês ajudam).

O CD é o show do Wacken, com o áudio um pouco melhor que no DVD, para ouvir as faixas quando não desejar ver o DVD.

No mais, agradecimentos à Shinigami Records e à Nuclear Blast Records Brasil por permitir que chegasse aos fãs a versão integral do pacote!

No mais, é o melhor DVD de 2016, com certeza!