19 de abr. de 2013

Rhestus - Heavy Metal (EP)


Independente - Nacional
Nota 9

Por Marcos Garcia

Existem duas visões concorrentes dentro do Heavy Metal nos dias de hoje: aqueles que pensam no estilo apenas pelo aspecto musical, e aqueles que acreditam que ele é um pouco além disso. Sem querer causar polêmicas ou confrontos entre ambas as correntes de pensamento, a segunda em geral leva alguma vantagem em termos de produção fonográfica comprometida diretamente com o estilo, mostrando bandas que não aceitam de forma alguma atitudes que as leve a públicos mais amplos se isso custar sua identidade. E o veterano RHESTUS, um quarteto thrasher insano de Santa Catarina, mostra em seu novo EP, 'Heavy Metal', que não abre mão de suas convicções sonoras, e cujo título mostra de que lado estão nessa discussão.

a banda é adepta até a alma do Thrash Metal europeu, especialmente o alemão (KREATOR, DESTRUCTION e SODOM são influências bem claras), mas tem uma personalidade toda deles pulsando debaixo de vocais 'petrozzianos', guitarras com riffs técnicos e solos com boas doses de melodia, baixo e bateria vibrantes e em uma parceria de peso e energia. Somando tudo, é algo bem duro e agressivo, mas sem abrir mão de melodias e técnica bem acima da média.

A produção, cujo próprio quarteto fez questão de fazer, ficou focada em algo mais oitentista, mas sem soar datado, com cada instrumento em seu devido lugar, e embora soe um pouco abafado, o peso e energia que saem do disco são absurdos. A capa, apesar de ser bem simples, ilustra o espírito do quarteto: Metal até os ossos, e ponto final. Mas faltou um selo dizendo "Metal até os ossos, manuseie com extremo cuidado".

O EP abre com 'Noxious Agent', uma faixa bem brutal, com riffs técnicos e brutos, em uma levada bem veloz e alternada, mas extremamente empolgante, onde as guitarras mostram serviço e a cozinha rítmica se supera com ótima técnica; 'Wolves Disguised in Sheep' é outra pedrada bem veloz e com boa instrumentação, ótimos vocais ferozes e que leva ao pogo com facilidade; já a ótima 'Guerras Insanas' é uma versão em português de ‘Insane War’, do álbum ‘Embryo of the Endless Sands’, uma faixa mais cadenciada, introduzida por belo dedilhado no baixo, e onde melodia e feeling fluem aos borbotões, até que ganha um pouco mais de velocidade, sem deixar dúvida alguma sobre o quanto este quarteto tem a oferecer. 'Scars' e 'How to Explain' foram gravadas ao vivo no River Rock Festival de 2010, e mostram que o quarteto prefere fazer em estúdio aquilo que podem fazer ao vivo, como se fosse pouco, pois ambas mostram um peso absurdo e empolgação de deixar gringo louco. E como se já não fosse o suficiente, ainda temos de bônus o 'making of' do EP, um registro do trabalho que tiveram com 'Heavy Metal'.

Este autor pede licença ao RHETUS para reproduzir um trecho que vale a pena ser lido, e que deveria ser gravado no coração de quem ouve Metal: 

'Este álbum é dedicado a todos os fãs de Heavy Metal deste planeta e representa a nossa gratidão por esta música tão intensa, podersoa e infinita!

Hail Metal Warriors!'

Nada mais precisa ser dito além de "nós é quem agradecemos"...



Tracklist:

01. Noxious Agent
02. Wolves Disguise in Sheep
03. Guerras Insanas (Insane War Portuguese version)
04. Scars (Live)
05. How to Explain (Live)
07. Making Of (vídeo)


Formação: 

Alex Leber - Guitarra e vocal
Andrei Uller - Guitarra solo e backing vocals
Richard Schmidt - Baixo e backing vocals
Marcos Diegel - Bateria


Contatos:

MS METAL PRESS (19/04/2013): Muqueta na Oreia, Symphony Draconis, Devon, MS Metal Press, Blue Barrel, Pulldown, The Brainwash Machine, Iluminato



========

MUQUETA NA OREIA: disponível vídeo com gravação das vozes do novo CD


A banda MUQUETA NA OREIA lançou no último dia 02 de março, no seu canal oficial do YouTube, o último episódio da sua série de vídeos que captaram os principais momentos do grupo em estúdio, registrando o seu segundo álbum.

O referido material áudio visual teve como foco o trabalho do vocalista Ramires, que demonstrou todo seu amadurecimento como artista, desde o lançamento do debut álbum “Lobisomem em Lua Cheia”.


Em paralelo, o grupo continua finalizando o seu segundo álbum, ainda sem título definido, e que será lançado no segundo semestre do corrente ano, através da Alternative Music Records, com distribuição da Voice Music.


Links Relacionados:



===

DEVON: siga o grupo no seu canal no Pledge Music


A banda mineira DEVON lançou recentemente sua página oficial na Pledge Music, para servir como suporte na divulgação do seu trabalho de suporte ao álbum “Unreal”.

Esse mais novo canal do grupo tem como objetivo manter um contato mais dinâmico com seu público, além de ser um espaço onde serão disponibilizados temas sobre suas atividades, projetos paralelos dos seus músicos dentro e fora do mercado musical, promoções e muito mais.


Links Relacionados:



===

SYMPHONY DRACONIS: grupo fala sobre show realizado em Caxias do Sul



A banda SYMPHONY DRACONIS realizou uma importante apresentação no último dia 09 de março, na cidade gaúcha de Caxias do Sul, ao lado das bandas Inheritours e Southern, precedendo o lançamento do seu debut álbum “Supreme Art of Renunciation”.

O grupo atualmente está negociando o seu lançamento no Brasil, já contando com a Eternal Hatred Records para a parceria com outros selos. Mais informações sobre a disponibilização do material no país serão oficializadas em algumas semanas. “Gostaríamos de agradecer à todos os envolvidos no último show em Caxias, sejam produtores, músicos e bangers presentes. Vocês tornaram esta celebração ao Metal negro realmente inesquecível”, declarou o guitarrista Thiernox.


Links Relacionados:




===

BLÜE BARREL: preparando segundo álbum de inéditas e turnê na Europa


A banda paulista de Southern Metal BLÜE BARREL confirmou que já se encontra preparando o seu segundo álbum, sucessor do bem recebido “The Oversize Load”, a ser lançado pela MS Metal Records no primeiro semestre de 2014.

Em paralelo, o grupo está prestes a confirmar sua primeira turnê na Europa, que deverá acontecer no final do segundo semestre de 2013, juntamente com outra banda do cast da MS Metal Press.


Links Relacionados:



===

PULLDOWN: confira ilustração criada por Hugo Silva


A banda gaúcha PULLDOWN disponibilizou na sua página oficial no Facebook, uma ilustração (foto) criada pelo artista Hugo Silva, que provavelmente será utilizada em futuros lançamentos do grupo.



O conjunto está atualmente preparando novas músicas, em paralelo ao projeto “Conceito”, que serão periodicamente lançadas para audição e/ou download nos seus principais canais na internet.

Em paralelo, o lançamento de uma coletânea em CD físico está sendo negociada com a Alternative Music Records, que deverá contar com as principais canções do grupo, lançadas na internet no decorrer de sua carreira no underground nacional.


Links Relacionados:



===

THE BRAINWASH MACHINE: segundo vídeo da pré-produção do novo álbum

A banda colombiana THE BRAINWASH MACHINE, que se encontra atualmente preparando o seu novo álbum de inéditas, sucessor do bem recebido “Modern Day Sisyphus”, disponibilizou um vídeo inédito no YouTube contendo cenas deste processo.


O material, ainda sem título definido, será lançado no Brasil através da MS Metal Records, dentro do enorme cronograma de lançamentos do selo para 2013. A distribuição do material será realizada pela Voice Music, garantindo o produto nas principais lojas especializadas e MegaStores do país.


Links Relacionados:



===

MS METAL PRESS: Dynahead é o quinto lançamento do ano da empresa


A MS Metal Records confirmou no último dia 11 de março de 2013, o lançamento do quinto álbum do seu cronograma de trabalho para o ano vigente. Trata-se do terceiro CD da banda brasiliense DYNAHEAD, intitulado “Chordata I”, que mantém todas as características de vanguarda intactas, resultando em mais um trabalho ousado e cheio de experimentações.

O novo material foi registrado no Broadband Prod. Studios, radicado em Brasília, sob a produção de Caio Duarte. A masterização do produto também contou com a assinatura de Caio Duarte, e todo o conceito gráfico foi desenvolvido pelo artista americano Chris Panatier.


Para adquirir a versão física do supracitado trabalho, basta enviar um e-mail para dynahead@dynahead.com.br.

Grupos com lançamentos programados para 2013:

MS Metal RecordsAge of Artemis, Alefla, Arandu Arakuaa, Asthon Bridge, Darksmile, Devon, Drace XII, Eyes of Gaya, Finitude, Iluminato, Lethal Fear, No Way, Odhekaton, Perc3ption, Scrok, Silent Cell, Sound ‘N’ Rage, Supersonic Brewer, Morpheu’s Dreams, Made of Stone, Mr. Ego e Confiteor.

Eternal Hatred RecordsBehavior, Dark Tower, Desecrated Sphere, Exhortation, Headhunter D.C., In Torment, Lacerated and Carbonized, Malefactor, Mork, Torqverem, Vociferatus, Imperial Flame, Rotten Filthy, Spreading Hate e Divine Pain.

Alternative Music RecordsAlirio Netto & Rafael Bittencourt, Aphroditte, Beto Lins, Dancing Flame, Muqueta na Oreia, Stone Cold Leaves e Sunroad.

Grupos com lançamentos em negociação:

MS Metal RecordsAlmah, Dreadnox, Thy Symphony, Warfield, Hardshine e Conquistadores.

Alternative Music RecordsPulldown e Hope.

Distribuição no Brasil:

The Brainwash Machine – Modern Day Sisyphus (em negociação, primeiro semestre)
W.A.K.O – The Road Of Awareness (em negociação, primeiro semestre)

É importante salientar que a MS METAL RECORDS está disponível apenas para os clientes da MS Metal Press. Nesse sentido, visamos priorizar os clientes que confiaram seus projetos musicais aos cuidados da MS Metal Press, mantendo também a característica que justifica a criação do selo: o de servir como mais um serviço da empresa.

A distribuição no Brasil de todos os produtos da MS METAL RECORDS é realizada pela Voice Music de São Paulo e, para o ano de 2013, serão anunciados novos distribuidores nos Estados Unidos e Europa.


===

ILUMINATO: grupo está em estúdio preparando novo álbum



A banda carioca de Gothic Metal ILUMINATO confirmou que já se encontra preparando o seu segundo álbum, sucessor do bem recebido “Reflections of Humanity”, a ser lançado pela MS Metal Records no segundo semestre de 2013.

O grupo atualmente encontra-se montando a sua agenda de shows para o primeiro semestre de 2013. Para contratar o ILUMINATO, para apresentações em qualquer estado brasileiro, basta entrar em contato através do e-mail contato@msmetalpress.com.


Links Relacionados:




========


Para mais informações sobre as atividades das bandas acima e dos demais clientes da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail contato@msmetalpress.com.