30 de jun de 2013

Unearthly - Baptizing the East in Blood: Live at Voronezh - Russia (DVD ao Vivo)

Shinigami Records - Nacional
Nota 10/10

Por Marcos Garcia


Realmente, o patamar das bandas nacionais em termos de produção anda melhorando cada vez mais, e esta afirmação é confirmada com o lançamento do DVD 'Baptizing the East in Blood: Live at Voronezh - Russia', dos Brazilian Devils do UNEARTHLY, quarteto carioca de Black/Death Metal, que a Shinigami Records coloca no mercado.

Musicalmente, pouco há de ser dito da banda, já que seu nome é bem conhecido no cenário nacional, e agora, começa a despontar no exterior, sendo que este DVD é resultado da "Flagellum On Earth Easte European Assault" de 2012, e cujo material sonoro já foi avaliado na resenha do CD ao vivo (que poder ser vista aqui), então iremos nos ater a performance da banda.

Felipe Eregion mostra desenvoltura em conseguir tocar e cantar ao mesmo tempo sem traumas, bem como tem boa comunicação com o público e boa postura, assim como Vinnie Thyr (guitarrista, um dos melhores da cena extrema do Brasil) e Mictian (baixo) também se movimentam bastante ao vivo, bem como ajudam nos backing vocals, e B. Drumond, que entrou na banda pouco depois da gravação do CD 'Flagellum Dei', mostra domínio das músicas na bateria sem problemas, ao mesmo tempo que podemos reparar no peso de sua técnica nas baquetas e bumbos. 

A produção visual ficou muito boa, buscando dar uma leve diferenciada do que é visto no CD, e tanto áudio (cujo trabalho foi feito por Luiz Freitag e Fernando Campos no Estúdio AM) como imagem (coletados pela equipe de Voronezh com várias câmeras, sendo que a edição de vídeo foi feita por Vinícius Hozara, da Produtora CS Music Videos) estão perfeitos e sincronizados com perfeição, e ainda temos recurso de legendas (uma benção para aqueles que querem saber o que a banda tem a dizer), os títulos das músicas surgem para identificar cada uma, bem como a apresentação mostra claramente a energia do grupo ao vivo. Mas há alguns materiais extras que são de cair o queixo, com o repertório escolhido à dedo (inclusive a platéia vai ao delírio em vários momentos, como podemos ver em '7.62', 'Murder the Messiah', 'Osmotic Haeresis' e no cover 'Orgy of Flies', do SARCÓFAGO), mas uma pena que não puseram músicas dos dois primeiros trabalhos ('Infernum - Prelude to a New Reign' e 'Black Metal Commando'), mas mesmo assim, o setlist é muito bom.

O primeiro é que se pode optar entre ver apenas o show, ou então o show + documentários, ou apenas o documentário, que mostra cenas da banda durante a tour (algums bem hilárias, como a do aniversário do batera, ou a de Mictian mostrando o estádio do time Shaktar Donetsk), bem como depoimentos dos membros do grupo falando de sua história e cenas do backstage. Além disso, estão presentes os vídeos oficiais para 'Revelations of the Holy Lies', 'Murder the Messiah', 'Age of Chaos' e '7.62', que servem como comparativo para avaliar a evolução da música da banda, bem como da qualidade de produção. E como se já não fosse muito, ainda temos uma sessão de fotos referente à tour muito interessante.

Assim, 'Baptizing the East in Blood: Live at Voronezh - Russia' é daqueles itens obrigatórios para fãs de Metal extremo, seja do Brasil ou da cena mundial.


Tracklist:

01.  7.62  
02. Baptizing in Blood  
03. Murder the Messiah  
04. My Fault  
05. Flagellum Dei
06. Osmotic Haeresis  
07. Revelations of Holy Lies  
08. Orgy of Flies (Sarcófago cover)  
09. Insurgency  
10. Black Sun  
11. Age of Chaos


Formação:

Felipe Eregion - Vocais, guitarras
Vinnie Tyr - Guitarras
M. Mictian - Baixo
B. Drumond - Bateria


Contatos:

Evil Emperor: Compondo para o novo disco



========


A banda gaúcha de Death Metal EVIL EMPEROR, se encontra em processo de composição para seu segundo álbum, que ainda não tem titulo. O sucessor do full lenght autointitulado, já conta com oito composições prontas, e a arte do trabalho também já esta pré-definida, e ficará novamente a cargo do artista Marcos Fallavena, que foi responsável por todas as capas dos discos do EVIL EMPEROR.


Com previsão de lançamento para fevereiro de 2014, a banda promete um álbum ainda mais agressivo e direto que seu antecessor, além de contar novamente com uma composição gravada em português, como em "Evil Emperor" com a música "Maldição".

Enquanto o novo disco não vem, você pode baixar gratuitamente o full lenght "Evil Emperor" aqui: http://evilemperor.com.br/site/download/.


Links relacionados:




========


Iced Earth - Live in Ancient Kourion (DVD ao vivo)

Shinigami Records - Nacional
Nota 10/10

Por Marcos Garcia

E a Shinigami Records merece cumprimentos e aplausos por mais uma iniciativa de primeira, pois mesmo já tendo posto o CD duplo ao vivo 'Live in Ancient Kourion', do ICED EARTH, no mercado nacional, agora torna acessível aos fãs de Metal nacional o DVD do mesmo show.

Por ser o mesmo show do CD Duplo, o show foi gravado no Kourion Theater, em Chipre, e como já dissemos antes na resenha do CD (que pode ser lida aqui), a gravação foi um desafio para todos os envolvidos, só que aqui, no DVD, temos o relato completo da banda e equipe sobre o assunto, e acreditem: são dificuldades que só mesmo muita boa vontade e tesão ajudam a superar. E acreditamos que, no caso do ICED EARTH, a banda é motivada pelas dificuldades, pois sua performance ao vivo é perfeita.

As gravações das imagens foram coordenadas e editadas por Lucas Hambach, e a coordenação de produção é das mãos de Ulf Zick, valendo citar que o velho Jim Morris mais uma vez fez toda edição de áudio, exceto a parte do "making of" e da "Dystopia World Tour" foram feitas por Dirk Faehling. O resultado é que áudio e vídeo estão em uma qualidade absurda, que tornam a aquisição do DVD obrigatória.

Mais uma vez, o repertório já foi comentado anteriormente, logo, não se faz necessário uma análise de cada uma das músicas, mas vale comentar a apresentação em si: diante de uma platéia imensa, Stu Block mostra desenvoltura e canta muito bem as músicas de 'Dystopia' e os velhos clássicos (olhem bem as interpretações dele em 'Burning Times', 'I Died for You', 'Melancholy' e 'Dante's Inferno'), bem como se comunica muito bem e tem mostrado que a banda está com um ótimo frontman, sem dar espaço para comparações desnecessárias com seus antecessores. O trabalho de Jon Schaffer e Troy Seele nas guitarras é de alto nível, com boa postura e movimentação. Luke Appleton segura bem a base rítmica no baixo, mas sempre se movimentando bem, enquanto Brent Smedley mostra uma boa diversidade técnica e segurança por trás de sua bateria. E isso sem falar não só na qualidade do áudio, mas também na participação do público e pirotecnia aqui e ali, efeitos de luzes muito bons. Tudo perfeito em uma apresentação irrepreensível da banda, que mostra que estúdio ou ao vivo, mantém a mesma categoria, algo que tem ficado raro nos dias modernos, em que mais se quer fazer no estúdio o que não se consegue ao vivo (algo que não compreendemos, já que no passado, o "ao vivo" era essencial, e a banda que não passasse no crivo se tornava estigmatizada como "banda de estúdio").

Quanto ao "Making of", é muito interessante observar as particularidades e dificuldades do projeto de se realizar um show e gravação ao vivo no antigo teatro, e que deixamos aos fãs o direito ao deleite de ver por si mesmos. E os comentários sobre a "World Tour Story" são ótimos, enriquecendo o CD, bem como a galeria de fotos do show, sua estrutura e bastidores. Faltam legendas, mas o inglês usado pela banda não é de difícil compreensão, e que fique claro que nem mesmo as versões estrangeiras possuem.

Item obrigatório de uma das melhores bandas da atualidade!!!!



Tracklist:

01. Intro
02. Dystopia
03. Burning Times
04. Angel's Holocaust
05. Slave to the Dark
06. V
07. When the Night Falls
08. I Died for You
09. Invasion/Motivation of Man
10. Setian Massacre
11. Stormrider
12. Pure Evil
13. Wolf
14. Dark City
15. Dracula
16. Ten Thousand Strong
17. Anthem
18. Declaration Day
19. Days of Rage
20. Melancholy
21. In Sacred Flames
22. Boiling Point
23. Damien
24. Watching Over Me
25. Dante's Inferno
26. Iced Earth
27. The Hunter

Bônus:

28. Making of
29. World Tour Story
30. Photo Gallery


Formação:

Stu Block - Vocais
Jon Schaffer - Guitarras, backing vocals
Troy Seele - Guitarra solo
Luke Appleton - Baixo
Brent Smedley - Bateria


Contatos: