16 de nov. de 2014

Beth Hart & Joe Bonamassa - Live in Amsterdam (DVD Duplo)

Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Nossas experiências em música pela vida mostram sempre que, quando estrelas de primeira grandeza, sejam de que estilos musicais forem, se unem para um trabalho conjunto, surgem enormes expectativas. Nunca é algo simples ou que passe longe de nosso conhecimento. Mas o DVD duplo "Live in Amsterdan", gravação totalmente ao vivo de um excelente show de BETH HART e JOE BONAMASSA é algo de soberbo, de maravilhoso, já que ambos são estrelas de primeira grandeza quando se fala de Blues Rock, Blues, Jazz Fusion... Ah, esqueçam os rótulos!

E ainda somos privilegiados, pois a Voice Music nos brindou com o lançamento nacional deste trabalho excelente.

Primeiramente, podemos falar que o trabalho deles em conjunto é um "must", já que temos versões da dupla para canções de grandes mestres do Blues, Soul, Jazz e outros, material que encontramos nos dois CDs que a dupla lançou, "Don't Explain" (de 2011) e "Seesaw" (de 2013). Aqui temos obras de Louis Armstrong, Ike & Tina Turner, Al Kooper, Al Green, Aretha Franklin, Billie Holiday, Ray Charles, Delaney Bramlett & Bonnie Bramlett... É uma constelação, a nata da coisa, em termos de repertório.

Beth Hart & Joe Bonamassa
Qualidade visual e sonora de primeira linha, tudo muito bem produzido por Kevin Shirley (que ainda mixou o áudio), e com a gravação feita no The Koninklijk Theater Carré, em Amsterdam, Holanda, em 29 de Junho de 2013, como é agradável ver um show desse nível transposto de forma perfeita para uma mídia sólida. Melhor que isso, só realmente estando presente, ao vivo e perto dos músicos. E aliás, que músicos, já que o time que acompanhou Joe e Beth é de primeira linha, e é a mesma formação que gravou "Seesaw", só contando com Carlos Pérez Alfonso de extra.

O DVD 1 é todo o show feito no The Koninklijk Theater Carré.

Não dá para não ser embalado e até mesmo sair dançando músicas como "Them There Eyes" (com Joe esbanjando boa técnica e simplicidade, ficando um pouco mais escondido, enquanto Beth fica à frente, cantando e embalando à todos. Mas é no solo de guitarra que percebemos o porquê de Joe ser tão respeitado e cultuado: é um excelente guitarrista, mas prefere a sobriedade à técnica sem feeling) e "Can't Let Go" (onde Beth esbanja de uma boa postura e cativa o público); ou em momentos mais intimistas e bluesy como em "Sinner's Prayer" (onde a interpretação de Beth chega a nos trazer à memória a força e o jeitão da musa Janis Joplin em vários momentos) ou no Blues elético de "For My Friends" (nossa, a guitarra de Joe rouba a cena, mas os arranjos preciosos de baixo e teclados são sublimes). E isso só para citar algumas, pois esse show é tão perfeito que deveria servir de tutorial para muitos de como se faz um bom show, inclusive bandas de Metal e HC. 

Mesmo porque boa música não possui rótulos. É ouvir, gostar e curtir à vontade, e esse show merece!

No DVD 2, temos os extras, com o "Up, Down, All Around: Behind the Seesaw", um documentário longo (todo em inglê, e sem legendas) com entrevistas, cenas de bastidores; "The Making of: Live from Amsterdan", mostrando todas as preparações para a gravação do show, com vários depoimentos de Joe, Beth e membros da produção, o soundcheck (passagem de som) do grupo, (a cena onde mostra bichos de pelúcia encima dos teclados de Arlan Schierbaum enquanto ele tece comentários é hilária); uma versão alternativa para "Someday After Awhile (You'll Be Sorry)", com Joe fazendo os vocais principais (e que ficou muito boa), além de uma sessão de fotos diretamente dos arquivos de Joe e Beth que se chama "All Acess Pass: Beth & Joe Photo Collection). E tudo isso, enquanto no menu principal, musicado maravilhosamente.

Um super lançamento da Voice Music, abrilhantado ainda mais pelo belíssimo formato Digipack e um maravilhoso encarte com todas as informações possíveis

Imperdível!




Tracklist:

01. Amsterdam, Amsterdam!
02. Them There Eyes
03. Sinner's Prayer
04. Can't Let Go
05. For My Friends
06. Close to My Fire
07. Rhymes
08. Something's Got a Hold on Me
09. Your Heart is as Black as Night
10. Chocolate Jesus
11. Baddest Blues
12. Someday After Awhile (You'll Be Sorry)
13. Well, Well
14. If I Tell You I Love You
15. See Saw
16. Strange Fruit
17. Miss Lady
18. I Love You More Than You'll Ever Know
19. Nutbush City Limits
20. I'd Rather Go Blind
21. Antwerp Jam (créditos)


Banda:

Beth Hart - Vocais, piano
Joe Bonamassa - Guitarras, vocais
Lee Thornburg - Trompete, percussão
Ron Dziubla - Sax, percussão
Carlos Pérez Alfonso - Trombone, percussão
Blondie Chaplin - Guitarra base, backing vocals
Arlan Schierbaum - Teclados
Carmine Rojas - Baixo
Anton Fig - Bateria


Contatos: