16 de nov. de 2012

Shadows in the Crypt - Fanatical (Ready to Die) (EP)


SITC - Importado
Nota 9

Por Marcos Garcia

A escola de Black Metal americana costuma legar bons nomes ao mundo, embora de forma esporádica, mas quando a cena de lá solta uma banda do estilo, é quase sempre uma banda de alto nível, e o SHADOWS IN THE CRYPT é mais um nome forte, chegando com o EP 'Fanatical (Ready to Die)', que é um petardo com 4 faixas arrasadoras.

A mistura de Thrash com Black metal da banda tem uma crueza essencial, agressividade desmedida, intensidade 'in your face', ou seja, tudo aquilo que um fã do estilo quer encontrar, ele acha neste EP: vocais rasgados e agressivos (e mesmo os momentos mais gregorianos suaves são ótimos), guitarras extremamente ríspidas com riffs muito brutos e solos fortes e eficientes, e base rítmica baixo-bateria coesa e firme, mas não desprovida de certa técnica. E a música da banda pulsa com energia e vida.

A produção é algo longe de se dizer um primor de qualidade, mas mesmo assim, percebemos que a banda tem bom nível técnico e que sua música é vibrante. Poderia ser melhor, mas não está ruim. Aliás, para muitos fãs do Black Metal, são gravações assim que mostram a personalidade da banda.

As quatro faixas do trabalho são intensas e bem empolgantes, deixando o fã do gênero de boca aberta, pois 'Fanatical (Ready to Die)', 'The Great Apocalyptic Storm', 'Lamb Betroth to the Harlot' e 'The Abyss Open Wide' são pérolas preciosas, cada uma delas com seu devido valor a ser reconhecido, e que um bom ouvinte saberá ter discernimento de escolher sua favorita. Ou não, se ele for esperto e souber curtir cada uma delas como se deve.

Uma ótima banda, que merece aplausos demorados, bem como merece maior reconhecimento do público. E retornem logo com um Full!!!!!

Fanatical (Ready to Die)

Tracklist:

01. Fanatical (Ready to Die)
02. The Great Apocalyptic Storm
03. Lamb Betroth to the Harlot
04. The Abyss Open Wide


Formação:

George Loveland - Vocais
Lawrence Wallace - Guitarras
Lockhart - Guitarras
Steve Cattell - Baixo


Contatos:

https://www.facebook.com/shadowsinthecrypt
http://www.reverbnation.com/shadowsinthecrypt
http://www.cdbaby.com/cd/shadowsinthecrypt


Kroh - Kroh (CD)


Devizes Records - Importado
Nota 8

Por Marcos Garcia

Stoner Metal de primeira linha, gorduroso e azedo até a alma, é isso que o KROH, grupo vindo do Reino Unido, oferece aos fãs neste 'Kroh', seu CD de estréia, mas preparem os ouvidos, pois a banda não faz questão alguma de ser polida ou esteticamente correta, pelo contrário: eles querem rasgar os ouvidos menos acostumados, pois sua música é bem construída e até melodiosa, mas os timbres graves e extremamente gordurosos não são para qualquer um, ainda bem.

O som é grave e intenso, fluindo psicodelia e peso de uma vez só em doses generosas. Tudo isso movido a vocais ora mais suaves e melodiosos, ora urrados com fúria, riffs de guitarras extremamente ganchudos e fortes, com muita distorção e carregados no 'wah-wah', baixo e bateria pesados e apresentando boa técnica, sem ficarem apenas na marcação. E tome pancada, pois mesmos nos momentos mais amenos, a banda mostra que não quer ser um ícone para gerações pós-Seattle, mas que fazem o que querem.

A sonoridade que flui dos falantes mostra que a produção buscou dar uma rebuscada no som do final dos 60-início dos 70, porque é algo bruto e psicodélico, mas que de forma alguma soa oco ou mal gravado, muito pelo contrário. E assim, temos uma sonoridade que deixa os instrumentos claros, mas sem perder aquela sujeira essencial ao estilo.

O CD inteiro é muito bom, mantendo cada música em si uma bela viagem, mas não poderíamos deixar de citar a feroz 'The Plant We Seeded', que oscila entre momentos mais agressivos e intensos com outros um pouco mais amenos; o baixo gorduroso e presente de 'Heaving Earth'; a 'sabbáthica' e tétrica 'Stone Into Flesh'; a elétrica 'Luciphoria', novamente com o baixo se sobressaindo bastante; a intensa 'Inside'; e a cadencaida e esporrenta 'Frutis and wine'.

E o solo inglês continua rendendo ótimas bandas.

Tracklist:

01. The Plant We Seeded
02. Heaving Earth
03. Stone Into Flesh
04. These Butterflies
05. Luciphoria
06. Inside
07. How I Wish That I Could Know
08. Fruits And Wine


Formação:

Francis Anthony - Vocals / Lyrics
Paul Kenney - Music


Contatos:

Notícias: Metal Media Management (16/11/2012)


- - -

Rhestus: Conheça a capa de 'Heavy Metal' novo EP do grupo

Foto: Mákila Crowley

Contando os dias para o lançamento de seu novo trabalho, o RHESTUS apresenta a capa do novo EP, intitulado 'HEAVY METAL'.


Título mais que apropriado para um trabalho de uma banda que em seus quase 20 anos levou ao pé da letra este amor e dedicação ao estilo. "Sabemos que a capa é simples com muito clichê, mas é essa intenção mesmo. Mostrar para todos que é tudo 'Heavy Metal', sem divisões, rótulos e preconceitos, a RHESTUS é isso, mesmo que nosso som é calcado no Thrash, somos todos Metal, vivemos Metal e nascemos do Heavy Metal." Comenta Alex Fantasma, provando mais uma vez esta total dedicação à música pesada.

A arte da capa foi desenvolvida pelo próprio baterista do grupo, Marcos 'Marcão' Diegel.

O EP está em fase final de produção e em breve serão anunciados todos os detalhes e data de lançamento do trabalho.

Contato para shows e merchandise: rhestus@yahoo.com.br

Sites Relacionados:

- - -

NervoChaos: Um levantamento da última turnê na Europa


Já de volta de mais uma turnê pelo Velho Mundo, o NERVOCHAOS nos conta um pouco como foi esta turnê, um pouco diferente das anteriores.

"Esta tour foi mais 'underground' do que a anterior, atingindo menos países e fizemos menos datas, mas pudemos trabalhar e explorar melhor alguns países, como por exemplo a Espanha onde fizemos 8 shows", comenta o baterista Edu Lane, que completa: "Fizemos excelentes contatos durante a tour, com produtores de festivais e eventos tradicionais na Europa e já rendeu bons frutos!".


No decorrer da turnê alguns sustos aconteceram! O grupo teve um show cancelado na França devido a um tornado que passou pela região. "Dois dias antes da data na França (Aix-en-Provence) o produtor ligou dizendo que houve um tornado que atingiu a região, deixando-a sem luz e por isso tivemos o show cancelado, por sorte nada de muito grave aconteceu".

Mas as boas lembranças e o sucesso da tour foram muito maiores: "Os melhores shows foram na Alemanha, Republica Tcheca, Espanha e Itália. Reencontramos antigos fãs, que foram em nossas turnês anteriores e fizemos novos também. A parceria com a Road Master está sendo muito positiva para nós e continuaremos trabalhando com eles nas próximas turnês." Finaliza. Turnê está que já tem data marcada: Entre Abril e Maio de 2013 ao lado da alemã Darkness.

Mas antes o grupo retorna a América do Norte para uma série de shows no México. Mais informações serão disponibilizadas em breve.

Confira galeria com algumas fotos das apresentações na Europa:

Contato para shows e merchandise: nervo666@hotmail.com

Sites Relacionados:

- - -


AdVerita - UZ (Demo CD)


Independente - Nacional
Nota 8

Por Marcos Garcia

É interessante como algumas bandas, apesar das dificuldades, teimam em fazer trabalho consistentes e interessantes, e em um país onde as barreiras econômicas e sociais não são algo simples de serem vencidas, e o ADVERITA, banda de Prog Metal de Nova Iguaçu (RJ).

O quinteto aposta em um estilo que já foi bem erodido pela evidência em que esteve na primeira metade da década passada, mas mesmo assim, a banda mostra que tem uma boa dose de peso e muita personalidade, dispostos a contribuir de alguma forma, e isso fica claro em seu Demo CD 'UZ', que acaba de sair e está disponível para download gratuito.

O trabalho é o bom e velho Prog de sempre, com a diferença que está muito carregado no peso, especialmente pela bateria e riffs de guitarra, pois souberam não se apegarem demais a virtuosismos individualistas e investiram no conjunto musical, e assim, saíram ganhando.

A produção está em um nível bem razoável, nos permitindo compreender cada um dos instrumentos separadamente, sem ficar nada oculto, nada sobreposto, ou seja, a audição do trabalho como um todo é plenamente possível, e a música flui bem harmoniosa. Poderia ser melhor? Sim, mas como está não compromete o trabalho da banda.

Quatro faixas bem equilibradas entre si. 'Spe Salve' abre o trabalho, destacando bastante o trabalho das guitarras, que estão bem pesadas, com ótimos riffs e solos bem postados e com boa técnica; em 'Hymn of Life', já temos uma canção mais tradicional do estilo, com técnica e empolgação dignas de nota, rápida e empolgante, onde os vocais se destacam, usando de poucos agudos finos (eles existem, mas não são exagerados), preferindo uma forma um pouco mais grave e tendo bons resultados; 'Embrace of Faith' tem uma levada forte e grudenta, com belo trabalho da cozinha baixo-bateria, e novamente os vocais mostram bom nível, especialmente no refrão ganchudo; fechando, a belíssima 'Prelude of Peace', uma linda balada em que se usa as guitarras limpas (exceto no solo), carregada na emoção.

Um trabalho bom e honesto, que mostra uma banda promissora e que ainda irá surpreender muitos, e 'UZ' pode ser baixado gratuitamente aqui.


Tracklist:

01. Spe Salve fã 
02. Hymn of Life
03. Embrace of Faith
04. Prelude of Peace


Formação:

Israel Pinheiro - Vocais
Gustavo Pinheiro - Guitarras 
Kleyton Dionízio - Guitarras
Matheus Machado - Baixo
Rodrigo Víctor "Kruguer" - Bateria


Contatos:

bandaadverita@gmail.com