12 de set de 2015

RISING: banda paulista resgata sonoridade setentista em primeira demo




Formada em 2013 na cidade de Itaí (SP), por Zélão Baal, a banda RISING desde sua formação inicial teve como mote resgatar sonoridades Hard e Heavy dos primórdios, especificamente dos anos setenta, tal como muitas bandas do cenário Stoner vêm fazendo atualmente. Dentro dessa proposta, seu nome deriva do álbum do Rainbow, uma das suas referências.

Diante da dificuldade de encontrar parceiros para a banda, Zélão levou seu projeto para São Paulo, onde entrou em contato com o guitarrista Angelo Conceição, que abraçou a proposta e acabaram formando entre eles uma parceria que se mostrou bastante frutífera. “Nossas ideias trabalharam em perfeita sintonia desde o princípio”, afirma Zélão. “Novas músicas surgiram, com o passar dos meses, tendo essa proposta vintage”, conclui.

Ao longo do ano de 2014, a dupla se concentrou em compor o material tendo em vista o lançamento de seu primeiro LP, e shows posteriores a este lançamento. Sendo assim, hoje contam com oito músicas compostas. No começo deste ano de 2015, juntou-se à dupla de compositores o vocalista Riq Therrys. “Fizemos uma seleção prévia de vocalistas para o posto de frontman da RISING, com alguns candidatos”, explica Zélão. “Riq chamou nossa atenção desde o princípio. Dono de uma grande experiência, ele não apenas se limitou a cantar melhor o que já tínhamos criado, como fez mais, criou também, dentro de seu estilo pessoal de cantar”. Se destacando dessa maneira, dos demais vocalistas que fizeram testes, Riq fora efetivado na banda, e seu estilo vocal somou como um interessante contraponto às músicas compostas por Angelo Conceição e Zélão Baal: um vocal Hard’n’Heavy dos anos 80, acompanhando um instrumental vintage bem anos 70, a banda demonstra assim grande potencial em desenvolver um estilo próprio dentro dessa onda de bandas que resgatam sonoridades do passado com novas músicas, na atualidade.


ARCHAIC MONOLITH (DEMO)


Para darem início às divulgações referentes à RISING, a banda lança sua primeira Demo, intitulada “Archaic Monolith”, produzida por Angelo Conceição. É Zélão quem explica a temática da música: “É ‘monólito’ porque tem o peso do Hard setentista e é ‘arcaico’ por resgatar essa sonoridade antiga”.

A Demo se inicia com uma introdução instrumental do mesmo nome, que conduz à musica seguinte, “Hexencraft”. “Quando eu a compus, ela era quase um Speed Metal. O Angelo adaptou ela para o estilo que desenvolvemos na RISING, e o Riq imprimiu sua personalidade em sua interpretação vocal, de modo que hoje ela é uma outra música, em comparação com a versão anterior. Ela é genuinamente RISING”, completou. A banda dará continuidade a produção das demais músicas, com previsão de lançamento para meados de 2015.

Para baixar a demo clique no endereço:


Line-Up – RISING:

Riq Therrys - Vocal
Angelo Conceição - Guitarras
Zélão Baal - Teclados


Contato:




Fonte: TRM Press