31 de out de 2013

HellArise - Functional Disorder (EP)

Independente - Nacional
Nota 9,5/10

Por Marcos Garcia


O Metal nacional anda de vento em popa há um bom tempo, e em 2013, surgiram ótimos lançamentos, sejam virtuais, físicos, Singles, EPs, álbuns...

Esse está sendo um ótimo ano, e para ajudar ainda mais a estabelecer esta base, o HELLARISE, de São Paulo, resolveu disparar no dia de hoje (31/10, em pleno Halloween) o EP "Functional Disorder", uma pedrada Death Metal de primeira qualidade.

Quando de seu primeiro Single, "More Mindless Violence", a banda ainda estava crua, mas agora, após muita labuta, ensaios e acertos na formação, elas mostram que tem tudo para ser um nome de peso no Metal extremo nacional, pois seu Death Metal melódico é bruto, agressivo e bem feito, com vários inserts de Thrash aqui e ali, com ótimos vocais (Flávia melhorou muito, sabendo postar melhor a voz, bem como a dicção está perfeita), os riffs e solos estão de alto nível (Mirella exibe um estilo de tocar bem dela, fluindo com riffs bem empolgantes e solos bem construídos), base baixo-bateria pesada e com boa diversidade nos andamentos. É um trabalho de cair o queixo, fruto de muita luta e suor. 

A produção sonora está muito boa, dando vida ao trabalho da banda, com os instrumentos certos em seus lugares e com o peso devido. Poderia ser um pouco melhor em alguns aspectos, mas já está em um nível em que podemos ouvir cada instrumento com clareza e peso necessários para satisfazer qualquer bom fã de Metal que se preze.

Temos cinco faixas compondo o EP: a já conhecida "More Mindless Violence" (que ganhou uma roupagem nova, com Flávia bem mais solta e agressiva nos vocais), a densa "I Don't Believe" (o trabalho de guitarras é ótimo, basta ver que os arranjos estão bem acabados e encaixados com esmero, não é pura e simplesmente algo feito para passar o tempo), "More Than Alive" (um pouco mais cadencaida, onde a técnica do baixo e bateria estão bem claros, evidenciados pelos andamentos dinâmicos, e ainda temos alguns toques de vocais limpos muito bons, contrastando perfeitamente com o urrado ríspido), "Functional Disorder" (aqui vemos uma pegada mais Thrash evidente, e a bateria está com boa técnica, com ótimas mudanças nos andamentos e boas levadas), e a explosiva "Rest in Pieces (Good Old Feeling)", com urros e riffs insanos e alguns momentos de guitarras limpas ótimos.

Para aqueles que querem comprovar o poder de fogo do EP, basta acessarem o Bandcamp da banda e ouvir por si mesmos. Aproveitem, ponham o volume no talo e deixe seus vizinhos chatos com dores de ouvidos por muito tempo.

Se os selos nacionais forem espertos, apostarão na banda, pois talento de sobra elas mostram que possuem, e o grupo não tem pudor algum em mostrar que querem seu lugar ao Sol, nem que seja na base dos dentes trincados e muito sangue nos olhos.



Tracklist:

01. More Mindless Violence
02. I Don't Believe
03. More Than Alive
04. Functional Disorder
05. Rest in Piaces (Good Old Feeling)


Banda: 

Flávia Morniëtári - Vocais e backing vocals (urrados e limpos)
Mirella Max - Guitarras
Kito Vallim - Baixo
Felippe Max - Bateria


Contatos:

Deadly Curse: Debut também está disponível no Bandcamp






Depois de lançar seu mais recente EP, ‘Synthetic Humanization’, o DEADLY CURSE disponibiliza também o álbum ‘Renegade’, lançado em 2009 e com sua versão física esgota há pelo menos dois anos.

‘Renegade’, primeiro álbum do grupo, elevou a trupe goiana de meros desconhecidos para uma das potências do Metal Core no Brasil, em uma época que o estilo ainda era comumente chamado de Death Melódico ou Gothenburg Sound.


Já o mais recente trabalho do quinteto, ‘Synthetic Humanization’ vem arrancando suspiros por onde passa, seja no Brasil ou no exterior e já é citado como um dos principais lançamentos nacionais deste ano pela mídia.


‘Synthetic Humanization’ está disponível para audição gratuita através do link abaixo, onde os interessados também podem comprar sua cópia virtual.


Contato para shows e merchandise: deadlycurse@gmail.com

Sites Relacionados:



Fonte: Metal Media

Chaos Synopsis: Assista videoclipe de “Son of Light”





Desde a preparação do álbum “Art of Killing”, o CHAOS SYNOPSIS mergulhou profundamente em uma pesquisa sobre serial killers ao redor do mundo. O resultado foi um álbum cheio de peculiaridades, com o histórico e modus operandi de cada assassino, com letras que contem frases na língua nativa do homicida em questão.

O álbum foi extremamente elogiado por mídia e público e uma das músicas destacadas foi “Son of Light”, que conta sobre ‘Febrônio Índio do Brasil’, um dos mais “ilustres” assassinos seriais brasileiros.

A música ganhou um clipe, coincidentemente (ou não) lançado hoje, Halloween, que pode ser visto aqui:


E falar sobre assassinos seriais é algo até corriqueiro dentro do Metal. Tendo isso em mente, o CHAOS SYNOPSIS elevou este tema ao seu nível máximo e com vários diferenciais, como citados no início do texto.

Esta dedicação ao setor lírico, aliada ao Metal de alta qualidade do grupo, surtiu o efeito desejado, transformando ‘Art Of Killing’ em um dos principais lançamentos deste ano. Nas palavras de quem entende do assunto:

“A banda esbanja brutalidade, feeling e técnica” – Road to Metal
“Que espetáculo de CD” – Acervo Clave
“Um dos grandes lançamentos de 2013? 10/10 – Metal Maniacs
“Não poupa os ouvidos em faixas simplesmente fantásticas” – Heavy Metal Brasil
“Pronta para estourar” – Roadie Crew
“A satisfação sonora é mais que garantida” 10/10 – Whiplash
“Tudo que envolve o novo material é digno de ‘gente grande’” – Arte Metal
“Promete estar entre os grandes de 2013? – Som Extremo
“Bruto, técnico, intenso” – Metal Samsara

‘Art Of Killing’ está disponível para venda nas melhores lojas especializadas e diretamente com o CHAOS SYNOPSIS.

Contatos para shows e merchandise: jairochaos@yahoo.com.br

Sites relacionados:


Fonte: Metal Media

Woslom: Entrevista para a Metal Messiah Radio dos EUA





O baterista do WOSLOM, Fernando Oster, dará uma entrevista ao programa Metal Meltdown, da rádio americana Metal Messiah Radio.


O programa, capitaneado pelo apresentador Dave Softee, vai ao ar no dia 5 de novembro, terça feira, 6PM EST que é 20 horas aqui no Brasil. O programa pode ser acompanhado pela web:


Confira um videoclipe:


Contato para shows e merchandise: woslom@woslom.com

Sites Relacionados:


Fonte: Metal Media

Divine Pain – Immortality (CD)

Eternal Hatred Records/Mutilation Records



Vez por outra, os tradicionais trabalhos solo de alguns artistas realmente são surpreendentes, tendo em vista que eles fogem completamente do padrão de sua banda, e o DIVINE PAIN, trabalho solo de Danilo Coimbra (guitarrista do MALEFACTOR), que chega com seu CD “Immortality”, realmente é algo bem assustador em todos os sentidos da palavra.

Primeiro de tudo, o trabalho não tem absolutamente NADA com a banda principal de Danilo, já que o disco é uma golfada brutal de Death Metal rasgado e abusivamente extremo, com letras enfocando o Lado Negro da Vida. É de causar danos aos tímpanos se manuseado de forma leviana. E por isso mesmo, ótimo.

Que fique claro que apesar do foco ser uma música extremada e agressiva, de forma alguma está despida de técnica, muito pelo contrário, os arranjos de guitarras e baixo são bem cuidados (repare bem nos solos e minúcias das bases), a bateria mostra boa técnica e variações de andamento interessantes, vocais urrados bem “from the depths”. Fundindo tudo isso, temos uma música que verte em energia e rispidez, mas que de forma alguma é tosca ou simplista.

Gravado no home Studio de Danilo, que gravou todos os instrumentos e vocais, vemos que a prioridade era deixar o trabalho impactante, ou seja, você ouve e fica boquiaberto com força sonora. Mas ainda há aquela preocupação em deixar os instrumentos bem claros e audíveis. A parte gráfica realmente é bem sinistra, aclimatando o ouvinte para o que vem por aí.

Ao ouvir o CD, fica claro que Danilo caprichou nas canções, onde vemos que o trabalho é bem nivelado por cima em termos de composição, e podemos reparar isso em “Warriors from the Storm” (uma bordoada bem dada, com ótimos riffs de guitarra e vocais muito bons), as ótimas “Dalamachia” e “A Rebelião de Lúcifer” (esta bem arrastada, priorizando bastante o trabalho de baixo e bateria, até que ganha mais dinâmica e velocidade mais adiante, onde a guitarra volta a ser o centro das atenções), além da bruta e devastadora “7 Plagues to the World” e a bruta (mas trabalhada) “Tomb of the Sun”.

Um discão, um abuso de tão bom.



Tracklist:

01. Desert Demons  
02. Warriors of the Storm  
03. Dalamachia  
04. Afterlife and Immortality  
05. A Rebelião de Lucifer  
06. Amon’s Tower  
07. The Black Pyramid  
08. Seven Plagues to the World
09. Tomb of the Sun
10. Asmodeus
11. Salvation Through Damnation


Banda:

Danilo Coimbra – Vocais, todos os instrumentos


Contatos:


Lethal Fear – Y2Black? (CD)

MS Metal Records – Nacional

Nota 8,5

Por Marcos Garcia


Um ótimo disco esse “Y2Black?” do LETHAL FEAR, quinteto de Amparo (SP).

O grupo executa um Heavy Metal tradicional com conotações modernas, e mesmo sem ser nada inédito, realmente convence e é capaz de satisfazer o mais fanático dos fãs.

Com vocais melodiosos e com toques de agressividade (um pouco de Bruce Dickinson, mas muito de John  Bush), guitarras afiadas tanto em riffs quanto em solos (muito bem feitos, por sinal, com algumas nuances de música clássica), baixo e bateria sabendo misturar peso e técnica com sobriedade, e ótimos refrões que acabam agarrando o ouvinte sem largar mais. Nada de novo, mas eficiente, honesto e muito pesado.

A produção sonora, feita pelo próprio quinteto e mais Renato Napty, ficou em um bom nível, com cada instrumento soando na medida certa, sem se embolarem e nenhum deles ficar mais evidente que os outros. Óbvio que poderia ser um melhor, mas já está muito bom.

Já arte é realmente algo fantástico, feito por Rodrigo Bortolleto e Mario Cau, em ilustrações de quadrinhos que lembram em muito o trabalho de artistas como Frank Miller e Hiroaki Samura, sendo este último o autor do mangá “Blade of the Immortal”, uma das referências para as ilustrações e cuja obra é homenageada na música “Blade of the Immortal”.

Antes de tudo, o trabalho da banda foge do simplismo, sabendo ser pesado e melodioso na medida certa, com qualidade distribuída em cada uma de suas faixas, mas temos pontos altos na ótima “Burning Wings” (com boa técnica da cozinha baixo-bateria, além de um refrão maravilhoso e bem ganchudo), a elegante e de andamento mediano “Time (Out of my Grasp)”, a seca e agressiva “Blade of the Immortal” (com vocais ótimos e grandes arranjos das guitarras),  a pesada instrumental “Killing Fields”, além da intensa e ganchuda “Path of Consequences (Mephisto Part II)”. Mas ainda há um bônus, a versão para “Blood Red Skies”, do JUDAS PRIEST, que ficou muito boa.

O quinteto é realmente um bom nome na cena Metal, e merece aplausos.




Tracklist:

01. Final Act  
02. Burning Wings  
03. Time (Out of my Grasp)  
04. Blade of the Immortal  
05. Fallen Pieces  
06. Killing Fields
07. Long Awaited Fareweel  
08. Nightmare 2K9  
09. Path of Consequences (Mephisto Part II)  
10. Blood Red Skies (cover do JUDAS PRIEST)


Banda:

Rodrigo Bortoletto – Vocais 
Vinicius Sampaio – Guitarras
Nelson Valadas – Guitarras 
Gustavo de Lucio – Baixo 
Cassio Pacetta – Bateria


Contatos:


Aneurose – From Hell (CD)

Independente – Nacional
Nota 8,5

Por Marcos Garcia

Agora a coisa ficou quente para os lados de Minas Gerais, pois o quinteto thrasher ANEUROSE chega com seu debut “From Hell”, que realmente é algo infernal de tão bom!

O grupo se especializa em fazer um Thrash Metal insano, bruto e bem envolvente, de forma que o ouvinte acaba viciando na banda. Temos uma mistura de vocais urrados bem agressivos, riffs de guitarra bem poderosos e ganchudos (e bons solos), e uma cozinha baixo-bateria pesada e bem variada. E jogando isso no caldeirão da criatividade, é melhor tomarem cuidado, pois o produto final é bem ríspido e agressivo, mas sem perder as melodias tão essenciais, em uma linha bem TESTAMENT de se fazer a coisa.

Uma produção de alto nível, mas ao ver o nome de Gus Monsanto, não poderia dar em outra coisa, já que suas mãos já nos deram ótimas produções antes, e ainda temos a presença de Celo Oliveira como co-produtor (sendo que Celo ainda fez a mixagem e masterização do disco. A música do grupo soa viva e com energia, mas limpa e pesada na medida certa. Já a arte, um trabalho ótimo de Marco Carvalho, é algo belo e bem antenado com a proposta lírica do grupo.

Musicalmente, “From Hell” é um disco bem homogêneo e pesado, capaz de vingar cada um de nós dos tradicionais vizinhos chatos, aqueles que enchem a paciência pondo músicas em elevados volumes em nossos ouvidos nas piores horas possíveis. E acreditem: o calibre deles é pesado!

As melhores: “What R U Waiting” (uma paulada nos ouvidos, com ótimo trabalho das guitarras e baixo), a excelente “Game Over” (com tempos medianos, e que solos!), a bruta “Hunting Knife” (faixa do vídeo da banda lançado há alguns meses, com uma ótima pegada pesada, e com a bateria mostrando as garras), a mais cadenciada “Black Widow” (os vocais chegam a lembrar um pouco Chuck Bylly, só que mais agressivos), a seca e complexa “Train from Hell”, e a forte “Aneurose”.

Sim, esses sujeitos sabem não só pegar pesado, mas também como fazer uma música empolgante e agradável aos ouvidos.

Torcemos por voos mais altos e mais notícias vindas deles em breve.




Tracklist:

01. What R U Waiting
02. Game Over
03. Hunting Knife
04. Drink Like a Man
05. Black Widow
06. Train from Hell
07. Square in Flames
08. The Dreamer
09. Fighter
10. Aneurose
11 Spoilled Little Girl (S.L.G.)


Banda:

Wallace Almeida – Vocal 
Sávio Chaves – Guitarra 
Tiago Guglielmelli – Guitarra 
Sthefano Dias – Baixo
Bruno Lelis – Bateria 

Contatos:

BACKSTAGE: Dream Theater e Ted Nugent ao vivo, Yngwie Malmsteen, nova do Artillery e entrevista com Centúrias




Dream Theater lançou disco homônimo e já está conquistando muitos elogios - foto: divulgação

O BACKSTAGE, programa de rádio dedicado ao heavy/classic rock, deste domingo (03/11), tem como destaque momentos dos norte-americanos do Dream Theater durante show no Luna Park na Argentina e Ted Nugent ao vivo em passagem retirada do DVD “Ultralive Ballistickrock”. O produtor e locutor Vitão Bonesso também apresenta as novas do Generation Kill, grupo do vocalista Rob Dukes (Exodus) que esta prestes a lançar o álbum “We’re All Gonna Die”, e o Artillery, com faixa do novo álbum “Legions”. Estes lançamentos já fazem parte da programação 24 horas da Rádio Backstage na internet (www.radiobackstage.com).

A edição de n° 1351 exibe entrevista com a banda Centúrias que acaba de lançar o single “Rompendo o Silencio” e que será uma das atrações do festival Super Peso Brasil. O evento que acontece no próximo dia 09 de novembro, no Carioca Club, em São Paulo, também tem no cast Stress, Taurus, Metalmorphose e Salário Mínimo. Além disso, o programa apresenta um mini especial com o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, que se apresenta no próximo dia 08 de novembro, em São Paulo.

No espaço reservado aos pedidos dos ouvintes, sons de Badlands, Jorn e Fates Warning. Já no tradicional bloco “Backstage The Classics” figuram Grand Funk Railroad, Gillan e Foghat.

Durante o programa os ouvintes poderão se cadastrar em radiobackstage@radiobackstage.com e concorrer a 5 singles “Rompendo o Silêncio” + 1 ingresso para o Super Peso Brasil.

O programa BACKSTAGE vai ao ar, todo domingo, das 22 às 24 horas, pela KISS FM (102,1 MHZ – SP). Para quem não é da região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Brasília, pode ouvir ao vivo pela internet, através do site www.kissfm.com.br.

Programa BACKSTAGE – 1988–2013 – 25th Metal Years!
Domingo das 22 às 00h
Kiss FM 102,1 MHZ - São Paulo e Grande São Paulo
107,9 MHZ - Campinas e região
103,7 MHZ - Litoral Paulista
94,1 MHZ - Brasília - DF e região
Ouça pela internet acessando: www.kissfm.com.br
Rádio Backstage: www.radiobackstage.com (.br) – 7 anos transmitindo 24 horas com canais dedicados ao Heavy Rock e ao Classic Rock.

Próximas divulgações THE ULTIMATE MUSIC - PR:
09/11 – Hugin Munin (Asgard Fest) – Fofinho – SP/SP
16/11 – Shadowside (Noise Fest) – Clube Santa Helena – Cabo Frio/RJ
16/11 – Claustrofobia (Matanza Fest) – Music Hall – BH/MG
17/11 – Confronto – Teatro Odisséia – RJ/RJ
01/12 – Angra – Espaço Victory – SP/SP
05/12 – Mayhem – Hangar 110 – SP/SP
21/12 – Nile – Carioca Club – SP/SP
21/12 – Krisiun + Confronto – Correria Music Bar – Vila Velha/ES
13/02/14 – Transatlantic – Carioca Club – SP/SP
23/03/14 – Iced Earth – Carioca Club – SP/SP
Mais infos sobre os shows acima, acesse https://www.facebook.com/UltimateMusicPR.



A/C Costábile Salzano Jr
11 4241.7227 | 11 9 6419.7206 | 13 9161.6267

Cauldron: a banda canadense chega pela primeira vez no Brasil







26.11.13 Matriz, Belo Horizonte  - Abertura: Seawalker e Ex-Machina
27.11.13 Teatro Odisseia, Rio de Janeiro - Abertura: Tamuya Thrash Tribe, Forkill, Still Alive 
28.11.13 Manifesto, Sao Paulo - Abertura: Chemical, Comando Nuclear e Still Alive
29.11.13 Hangar Music Hall, Curitiba - Abertura: Poison Beer e Wild Witch
30.11.13 Xamego, Atibaia (SP) - Abertura: Chemical, Comando Nuclear, Breakout, Fire Strike, Metallic Crucifixion
01.11.13 Embaixada do Rock, São Leopoldo RS - Abertura: Leviaethan e Sacrario

Evento Oficial Facebook:



Clique aqui para Ingressos


Marcos De Ros: “Smooth Criminal”



O guitarrista gaúcho MARCOS DE ROS produziu um vídeo em homenagem ao falecido cantor Michael Jackson. Nesse vídeo o músico interpreta uma versão instrumental e mais pesada da canção “Smooth Criminal”, lançada originalmente no álbum “Bad” (1987). Uma homenagem divertida e inusitada. 

Confira o vídeo: http://youtu.be/PKluvSaKaGM

Links relacionados:


Fonte: Island Press

Hatefulmurder: confira lyric vídeo de “Gates Of Despair”


A banda carioca HATEFULMURDER disponibilizou em seu canal do Youtube o lyric vídeo da nova música “Gates Of Despair”. A faixa integra o track list do primeiro álbum de estúdio do grupo, ainda sem data definida para lançamento.

Para conferir o lyric vídeo: http://youtu.be/Yru9oIznUow

Sites relacionado


Fonte: Island Press

Hagbard: finaliza mix/master de “Rise Of The Sea King”



A banda mineira de Folk Metal HAGBARD anunciou a finalização do processo de produção (mix/master) do novo álbum de estúdio, intitulado “Rise Of The Sea King”. O disco será lançado na Europa pela gravadora russa Sound Age Productions (http://soundage.org/), que lançou os quatro primeiros álbuns da banda russa Arkona.

Links relacionados:


Fonte: Island Press

Eutenia: Metal sem Fronteiras



A banda paulistana EUTENIA lançou um vídeo documentário que aborda sobre o início e formação, significado do nome ‘Eutenia’, influências e rica diversidade musical, trechos do grupo em estúdio, processo de composição, gravações do EP “Chymia I” (2012) com o produtor Adair Daufembach e muito mais!

Para assistir o documentário: http://youtu.be/rGgDIW5AMAA

Links relacionados:


Fonte: Island Press

Electric Blues Explosion: confira vídeo ao vivo no Mississippi in Concert



A banda ELECTRIC BLUES EXPLOSION, liderada pelo vocalista/guitarrista Rodrigo Campagnolo, divulgou um vídeo da música “Tobacco Road” registrado ao vivo no último dia 09/10/13 durante show no Mississippi in Concert, realizado na Casa da Cultura, em Caxias do Sul (RS), abrindo para o guitarrista americano Vasti Jackson.

Para assistir o vídeo: http://youtu.be/XHhZWsyvqVo

Links relacionados:


Fonte: Island Press

D.A.M: confira o lyric vídeo de “Beyond The Mist” + “Avalon”



A banda mineira de Melodic Death Metal D.A.M lançou um lyric vídeo para a música “Beyond The Mist” + “Avalon”, que integra o primeiro álbum de estúdio, intitulado “Tales Of The Mad King”, que tem previsão de lançamento para o próximo mês de novembro. O vídeo foi produzido pelo sérvio Dusan Milovanovic.

Para conferir o lyric vídeo: 


Links relacionados:


Fonte: Island Press

Andragonia: confira capa do EP “The Challenger”



A banda paulistana ANDRAGONIA divulgou a capa do novo EP, intitulado “The Challenger”. A arte ficou a cargo do artista Canuto Jonathan. “The Challenger” apresentará a nova fase do grupo, assim como nova formação, onde pretendem seguir com uma sonoridade mais moderna. Novas informações em breve!

Links relacionados:


Fonte: Island Press

Left Hand: atração principal no HellOpenWeen em Teresópolis (RJ)


A banda carioca de Thrash Metal LEFT HAND apresentará músicas do EP “Scientifical Plague” no HellOpenWeen, que será realizado Bar Caverna do Dragão - Roque & Lounge no próximo dia 02/11, em Teresópolis (RJ). Também estará disponível para venda o novo merchan do grupo, que inclui camisetas, babylook e boné.

Para mais informações sobre o evento: 


Links relacionados:

Fonte: Island Press

Brunno Silva: pré-lançamento de primeiro álbum em workshop



O guitarrista mineiro BRUNNO SILVA realizará um worshop na cidade de Posto da Mata, interior da Bahia, no próximo dia 02/11. O evento será realizado no Espaço Cultural e servirá também como pré-lançamento de “New Time”, seu primeiro álbum solo.

Links relacionados:


Fonte: Island Press