18 de jan. de 2014

Centúrias – Rompendo o Silêncio (Single)

Independente
Nota 9/10

Por Marcos “Big Daddy” Garcia

Um dos grandes momentos de um crítico no Metal é poder falar de uma banda que faz parte de seu início como Headbanger. É uma sensação boa, que nos permite nos ver como aqueles fãs, ouvindo discos e estando na frente do palco em shows. Particularmente e infelizmente, o Pai Marcão aqui ainda não os viu ao vivo, mas falar do quarteto CENTÚRIAS, de São Paulo, é recordar coisas boas, e é um imenso prazer poder resenhar “Rompendo o Silêncio”, primeiro Single da banda após seu retorno.

O que falar do trabalho deles? 

Tudo já foi dito: o CENTÚRIAS é uma das bandas mais seminais de nosso país, sempre mantendo aquele belíssimo Hard’n’Heavy elegante e encorpado. Mas mesmo mantendo o velho estilo, vemos que eles ganharam algumas nuances mais atuais que caíram como uma luva para sua música, mas sem descaracterizar a banda de forma alguma. Os vocais de Nilton “Cachorrão” Zanelli estão afiados e mantendo uma força jovial (com um toque de Ian Gillan aqui e ali), as guitarras (tanto em base quanto em solos) estão ótimas, apresentando fortes melodias e fraseados bem ganchudos. O baixo de Ricardo Ravache está ali, vibrante, forte e bem vigoroso, dando peso à base rítmica que ainda tem o ótimo 
Júlio Príncipe na bateria, com uma pegada pesada e boa técnica (reparem nos bumbos).

Uma produção limpa e de alto nível deu um brilho atual ao estilo requintado do quarteto, fazendo com que o trabalho soe vivo, atual e cheio de energia, mas os mais conservadores podem ficar tranqüilos: é 100% a mesma personalidade que ouvimos em discos como “Ninja”, e até mesmo na famosa “SP Metal”.

Temos duas músicas que quebram o jejum de mais de 20 anos: a ótima “Ruptura Necessária” (um tema pesado e com bons toques de acessibilidade, onde vemos a bateria e baixo fazendo um trabalho ótimo), e a maravilhosa “Sobreviver” (mais um hino, bem ganchuda e puxando o lado mais Hard clássico da banda, com ótimos vocais e grandes riffs de guitarra, e reparem que belo refrão, uma das especialidades do grupo).

Sejam mais que bem vindos de volta, e que venha logo o novo CD, já que fôlego e música eles possuem, fora os velhos mestres ainda terem muita lenha para queimar, boas lições a ensinar. E quem ganha com isso somos todos nós, o público.

O Single pode ser ouvido na página da banda no Soundcloud, mas é óbvio que todos vamos querer a cópia física, como bons meninos do Metal que somos.

Se a sorte foi lançada, tenha certeza: a vitória no caso do CENTÚRIAS é certa.




Tracklist:

01. Ruptura Necessária
02. Sobreviver


Banda:

Nilton “Cachorrão” Zanelli – Vocais 
Roger Vilaplana – Guitarras 
Ricardo Ravache – Baixo 
Júlio Príncipe – Bateria 


Contatos: