24 de nov. de 2012

Tchandala - Fear of Time (CD)


MS Metal Records - Nacional
Nota 10

Por Marcos Garcia

Sem sombra de dúvidas, 'Fear of Time', do quinteto sergipano TCHANDALA, é um dos CDs de Metal mais elegantes do ano!

Após o Single 'One Billion Lights', que por si já mostrava um Heavy Metal forte e maduro, com alguns toques de Prog e Melódico aqui e ali, mas sem perder peso e energia. E agora, a banda mostra que realmente estavam com um  bojo de músicas ótimas prontas, e dispostos a buscar seu espaço com muita competência e vontade.

Vocais fortes e melodiosos na medida, sem exagerar em tons muito agudos e jogando fora uso de falsetes, riffs de guitarra bem trabalhados e solos inspirados, mixando peso e elegância, baixo e bateria esbanjando peso e técnica apurada, mas sem exageros, e teclados muito bem elaborados e pomposos que dão um toque a mais de classe ao som da banda. Traduzindo: uma música maravilhosa, forte, vibrante e envolvente.

Produzido pelo próprio quinteto, tendo auxílio de André Frazon na engenharia sonora, mais Marcos Franco e Vitor Matos na mixagem e masterização, a sonoridade que ouvimos é muito bem feita, sabendo deixar todos os instrumentos à mostra, sem priorizar este ou aquele, cada um com seu timbre pesado e limpo, mantendo assim a música da banda coesa, pesada e elegante. Já a arte do CD é um deleite, pois é bem trabalha, especialmente porque usam o recurso de uma figura a cada página fazendo referência ao conteúdo lírico do quinteto.

E quando nos deparamos com o trabalho musical deles, é uma experiência impactante, pois o CD inteiro é muito homogêneo, sabendo distribuir bem em cada uma das canções personalidade e pegada, ou seja, nenhuma faixa é descartável ou inferior às outras.

Podemos destacar a maravilhosa 'One Billion Lights', que já foi bem comentada na resenha do Single (que pode ser lida aqui); a empolgante e bem trabalhada 'Beyond the Power', onde a velocidade não é a tônica, e a variação de andamentos a torna fascinante, especialmente pelo ótimo trabalho da bateria e teclados, e que ótimo refrão; a 'maideniana' e mais comportada 'The Vision of a Blind Man', com um trabalho de guitarras muito bem feito, com riffs e solos pesados e envolventes; a viajante 'The End of Life', com ótimos backing vocals marcantes, em duetos com a voz forte e melodiosa de Dejair, fora momentos mais técnicos e viajantes, que ganham peso pelos riffs; a emotiva semi-balada bem pesada 'Angel'; e a intensa e mais técnica 'Revenge', com boas conduções da bateria e mais numa vez, um solo daqueles de tirar o fôlego do ouvinte. E depois, lá vamos nós começar o CD de novo, e de novo, e de novo...

Esse quinteto realmente tem um trabalho muito bom, e merece o selo 'Metal Samsara' de Qualidade Garantida!

One Billion Lights


Tracklist:

01. One Billion Lights  
02. Beyond the Power  
03. The Vision of a Blind Man  
04. Man's Enemy  
05. The End of Life  
06. Fear of Time  
07. Angel  
08. Revenge


Formação:

Dejair Benjamim - Vocais
Sandro Souza - Baixo
Thamise Ducci - Guitarras
Tony Souza - Teclados
Pablo Rubino - Bateria


Contatos: