29 de mar. de 2014

Somagnet - Haunted Mansion (EP)

Independente
Nota 9,0/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


E mais um EP surpreendente é lançado no Brasil por uma banda que se recusa a receber algum rótulo em si. Este é o caso de "Haunted Mansion", trabalho de estréia do ótimo quarteto SOMAGNET, de Niterói (RJ).

A gama de influências é bem vasta, por isso o grupo prefere ser tratado apenas como "Metal", e realmente, isso já basta. 

Ótimos vocais (indo de tons normais até agressivos e suaves sem medo), riffs de guitarra bem secos e ríspidos, mas bem feitos, e baixo e bateria bem tocados e pesados (a bateria, por sinal, é fantástica). E justamente por serem bons músicos e fugirem de rótulos, o trabalho tende a atingir um bom público. Só os surdos não gostarão de um trabalho musical tão bom.

Produzido pelo próprio grupo no estúdio Ômega (em Niterói/RJ), tendo a mixagem feita pelo grupo junto com Junior Castanheda, e mais a masterização de Flemming Rasmussen (sim, ele mesmo, o produtor dos primeiros discos do METALLICA) nos Sweet Silent Studios (Dinamarca), óbvio que o produto final teria que ser ótimo, mas supera as expectativas iniciais, uma vez que peso e clareza estão aliados. Ou seja, se ouve cada instrumento e arranjo sem problema algum, mas o disco é bem intenso e pesado.

Somagnet
Mesmo sendo um EP, já podemos classificar o SOMAGNET como uma banda revelação, e que recebendo a devida atenção dos fãs, tende a voos bem altos, pois o grupo é bem criativo, buscando renovar um pouco o Heavy Metal. Sim, a banda é ousada até este nível.


Temos quatro ótimas faixas, todas com própria personalidade e jeito de ser bem pessoal. 

"Don't Play As a Fool" tem alguns aspectos bem modernos e interessantes (com um refrão grudento cheio de ironia nos vocais, fora a bateria mostrar um trabalho fantástico), enquanto "Healed" é uma pancada bem agressiva, andamento bem dinâmico e com momentos amenos (novamente com ótimos vocais, e excelentes guitarras). Em "Go Get'Em", a banda mostra mais uma vez um dinamismo rico, boas variações de andamento e a base baixo/bateria dá um show. Fechando, "Haunted Mansion", uma faixa instrumental abrasiva (entremeada por falas que parecem cortes de notícias de TV, tornando o clima ainda mais opressivo), mostra que o grupo sabe pegar mais pesado, em uma pegada moderna e seca.

Um passo adiante no futuro em termos de Metal, logo, uma belíssima revelação!






Tracklist:

01. Don't Play as a Fool
02. Healed
03. Go Get'Em
05. Haunted Mansion


Banda:

M. Moises - Vocal/Guitarra
Amando Puente - Guitarra
Lord Magnet - Baixo
Phill Drigues - Bateria


Contatos: