29 de abr de 2015

Individual: Gustavo Sazes é o artista da capa, confira!




O INDIVIDUAL está investindo pesado para que suas composições e visão cheguem da melhor forma possível aos fãs da Música Pesada e mais uma prova disso é a escolha de Gustavo Sazes para ilustrar o EP ‘Worst Case Scenario’.

O brasileiro Gustavo Sazes é um dos principais artistas do mundo, tendo feito capas para bandas como Morbid Angel, Arch Enemy, Nightrage, Angra, Legion Of The Damned, etc.

Recentemente o INDIVIDUAL anunciou o título do vindouro trabalho. Batizado pelo guitarrista Carlos Deloss, o EP representa bem o que estamos passando nos dias de hoje: ‘Worst Case Scenario’ ou pior cenário possível em tradução livre.

O próprio guitarrista explica que, assim como as letras do álbum, vieram da situação atual que vivemos e por tudo o que acaba acontecendo.

‘Worst Case Scenario’ foi gravado no estúdio Casanegra com produção de Rafael Augusto Lopes e está previsto para o primeiro semestre. Logo o INDIVIDUAL apresentará mais informações sobre o trabalho, além de uma data concreta de lançamento. Em breve a banda liberará um single.



Sites Relacionados:



Fonte: Metal Media

Tellus Terror: uma das atrações da compilação Roadie Metal Vol 3




O TELLUS TERROR levará seu MMS para a já tradicional compilação criada e mantida pelo programa Roadie Metal. O projeto está em sua terceira edição.

A banda carioca abre o primeiro disco com a faixa ‘Bloody Vision’. Estão também presentes nomes como Gutted Souls, Individual, Fates Prophecy, Incognoscl, entre outros clássicos e emergentes da música pesada nacional.

Mais informações pelo link: https://www.facebook.com/RoadieMetal

O TELLUS TERROR tem provocado burburinhos por onde passa, seja pelo seu Mixed Metal Styles, ou pelo surpreendente debut album “Ez Life DV8”, que recebeu excelentes críticas da mídia especializada nacional e estrangeira.

Com o complexo álbum, a banda entrou em uma considerável quantidade de listas de melhores do ano, levando não só o nome da banda, como também de um de seus músicos para entre os destaques de 2014 (Ramon Montenegro – Teclados).

A banda entrou entre os melhores álbuns do Brasil e América do Sul em sites como Underground Resistence BR (http://goo.gl/VD5utX), Metal Clube (http://goo.gl/7MyPWl), Metal Samsara (http://goo.gl/DmFNln), Musikkaos (http://goo.gl/8ZdDhT), Whiplash (http://goo.gl/ApGGNY); Heavy n Roll Space (http://goo.gl/UN11rx), Headbangers Latinoamerica (http://goo.gl/10IViu) e Revista Hell Divine (http://goo.gl/OqnzlL).

Entre os músicos, o expressivo vocalista Felipe Borges foi um dos destaques do Metal Samsara (http://goo.gl/DmFNln), e o baixista Arthur Chebec e o tecladista Ramon Montenegro, entraram entre os melhores em seus respectivos instrumentos no site Heavy n Roll Space (http://goo.gl/UN11rx).

“EZ Life DV8” foi lançado de forma independente no Brasil (com o apoio dos selos Shinigami, Thrash S/A e Heavy Metal Rock) e pela PHD na Europa e mostrou, para quem se interessou na proposta, que a música pode ser livre e ao mesmo tempo fiel ao seu estilo: Metal.



Sites relacionados:



Fonte: Metal Media

Panzer: ouça apresentação da banda na Rádio Brasil 2000




No último dia 21 de abril, o PANZER se apresentou ao vivo na Rádio Brasil 2000 em São Paulo, mas quem não pôde acompanhar ao vivo, pode conferir o audio agora acessando o link: http://brasil2000.com.br/arquivo/246/brasil-2000-ao-vivo-101-panzer

A banda segue nas divulgações do recente ‘Louder Day After Day – Live Panzer Experience’, DVD da banda lançado pela Shinigami Records.

O DVD foi disponibilizado em formato digifile e conta, além do disco principal, com um CD contendo as músicas ao vivo e bônus com EP ‘Brazilian Threat’.

‘Louder Day After Day – Live Panzer Experience’ já está disponível para venda com a banda, nas melhores lojas especializadas e diretamente com a Shinigami pelo link:http://bit.ly/1JR9J5d

O show apresentado no DVD foi gravado no Espaço Som, em São Paulo, e conta com as músicas do álbum “Honor na íntegra, confira o tracklist:

1 – Speedy
2 – Affliction
3 – Red Days
4 – The Morning After
5 – The Last Man On Earth
6 – Heretic
7 – Intruders
8 – Savior
9 – I Wanna Make You Pay
10 – Burden Of Proof
11 – Victim Of Choices
12 – Rejected
13 – N.S.A
14 – Rising

O DVD também conta com bônus: os videoclipes de “Alma Escancarada” e “Rising”, o Lyric video de “Last Man on Earth” e um álbum de fotos.


Sites Relacionados:



Fonte: Metal Media

Syren: ‘Motodevil’ já está disponível para venda!




O segundo álbum do grupo carioca SYREN, ‘Motordevil’, já esta disponível para venda. O lançamento foi feito em parceria com a Shinigami Records.

O disco, sucessor do aclamado ‘Heavy Metal’, mostra o SYREN em sua melhor forma praticando seu Heavy Metal tradicional de forma soberba. Confira uma música:


‘Motordevil’ foi gravado por Bruno Coe, Guilherme de Siervi e Julio Martins. A mixagem e masterização ficaram nas mãos de Bruno Coe. A arte da capa foi feita pelo artista Antonio Cesar da Not A Pipe Studio. Confira o tracklist:

1. All aboard
2. Rebellion
3. Fighter
4. The Power of Something
5. Eyes of Anger
6. Stitched
7. Motordevil
8. Long Road
9. My Shadow, My Dear Friend
10. You’re Gonna Die
11. The Prophecy of Marduk


Desde o lançamento, o material vem recebendo excelentes críticas pela mídia especializada, como uma nota máxima do site Metal Samsara, que já em suas primeiras linhas declarou: “E eis que a máquina mortífera do Metal carioca volta, detonando tudo e todos que tentarem ficar em sua frente, desembestada como uma carruagem de peso que desce morro abaixo!” – http://metalsamsara.blogspot.com/2015/03/syren-motordevil-cd.html

O renomado site Whiplash também foi só elogios ao material, comentando “um grande disco, daqueles que dá gosto de saber que foram feito por bandas nacionais, mesmo com o pouco apoio que a cena tem em nosso país. Vá fundo, pois aqui não há como errar!” – http://whiplash.net/materias/cds/222265-syren.html

Quem quiser comprar o CD de ‘Motordevil’ pode fazer entrando em contato diretamente com a banda por e-mail ou Facebook. O disco também está disponível nas melhores lojas especializadas e no site da Shinigami:



Sites relacionados:



Fonte: Metal Media

Blackning: novo clipe já disponível!





O segundo videoclipe da BLACKNING, uma das revelações do Metal Nacional, já está disponível e desta vez a música escolhida foi a recheada de riffs certeiros ‘Unleash Your Hell’.

A participação especial fica por conta do músico Cristian Wilson (Fralda), ex-Ratos de Porão, Lobotomia, entre outras (atual Crustáceos), que nesta empreitada deixa a música de lado e ataca como ator.

A produção do clipe ficou por conta de Jander Antunes da Live Rec, produtora que já trabalhou com diversas bandas da cena Rock e Metal mundial.

Confira a ficha técnica completa:

Produzido por: Jander Antunes (Live Rec)
Assistente de gravação: Lucas Mega
Ator: Cristian Wilson (Fralda)
Suporte: Rising Power Estúdios


‘Unleash Your Hell’ foi retirado do recente ‘Order Of Chaos’, lançado no Brasil pela Vingança Music e em breve na Europa pela Hecatombe Records e que contou com a participação de profissionais gabaritados como Fabiano Penna, Denis Di Lallo, Neto Grous e Marcus Zerma, para citar os envolvidos diretamente na produção.



A banda anuncia também as novas datas confirmadas em sua agenda.

16/05 – Santo André/SP
30/05 – Mongaguá/SP
09/08 – Mogi das Cruzes/SP

Lembrando que o grupo está disponível a propostas para shows por todo o Brasil e América do Sul. Donos de casas de shows, produtores e interessados em levar a BLACKNING para sua cidade pode entrar em contato pelo e-mail: blackningthrash@gmail.com

Sites relacionados:



Fonte: Metal Media

Baixista do Stone Sour virá ao Brasil para shows com Cavalera Conspiracy




Johny Chow, que é baixista do Stone Sour e muito conhecido pelos fãs por sua forma emblemática de tocar baixo, virá ao Brasil em Maio ao lado do CAVALERA CONSPIRACY para uma série de shows.

A turnê passará pelas cidades de Santos, Sorocaba, Vitória, São Paulo, Urussanga, Porto Alegre e Curitiba.

O CAVALERA CONSPIRACY é uma das maiores bandas de heavy metal da atualidade, a sonoridade do grupo representa a união dos irmãos Cavalera, formada em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos, o grupo é composto pelos brasileiros Max Cavalera (vocal e guitarra) e Igor Cavalera (bateria), que foram os membros fundadores da banda Sepultura; além do guitarrista norte-americano Marc Rizzo.

O álbum “Pandemonium” foi lançado em todo o mundo pela gravadora - Napalm Records em outubro de 2014 e tem recebido ótimas criticas de toda mídia mundial. Além de músicas deste trabalho grandes hits serão apresentados ao vivo durante os shows.

Confira abaixo o serviço do show em São Paulo:

SERVIÇO HONORSOUNDS EDIÇÃO ESPECIAL CAVALERA CONSPIRACY 

Atrações: Cavalera Conspiracy + Questions + Capadocia + Test
Data: Sábado, 19 de Maio de 2015
Abertura da casa: 19h00
Local: Estúdio (antigo Estúdio Emme)
End: Avenida Pedroso De Morais, 1036 - Pinheiros (A 5 minutos do metrô Faria Lima)
Hora: das 20 às 23h30 horas
Pista Estudante 1° Lote: R$ 120,00
Pista promocional doando 1 kg de alimento não perecível: R$ 120,00

Classificação Etária: 16 anos (entrada permitida somente a menores de 14 e 15 anos com responsável legal, mediante apresentação de documento).

Tour by Gw Entertainment e Hoffman & O’Brian

Ingressos (Pontos de Vendas Físicos):
Loja 255 (GALERIA DO ROCK) 
Rua Vinte e Quatro de Maio, 62 – República - 1º andar 
Tel.: (11) 3361-6951 
Consulado do Rock (GALERIA DO ROCK)
Av. S. João, 439- LJ 236, República, São Paulo 
Tel.: (11) 3221-7933
Metal CD's (SANTO ANDRÉ)
Rua Dona Elisa Fláquer, 184 – Centro
Tel.: (11) 4994-7565

Ingressos (Pontos de Vendas Online): 




Marketing artístico/entretenimento

Noturnall: lançado 'lyric video' de "Back To F*** You Up!"





Chega às lojas em Maio o novo álbum de estúdio do NOTURNALL, "Back To F*** You Up!". O trabalho foi gravado no Estúdio Fusão em São Paulo e será sucessor do aclamado disco de estreia autointitulado. 

"Back To F*** You Up!" reúne as faixas "Enquanto a Trégua Não Vem...", "Back To Fuck You Up", "Zombies" (The Holy Trinity), "Fight The System", "Major Cover Ups", "Industry Of Fear", "This Is Life", "Green Disease", "We Are Not Alone", "Rise Now!" e "Sick and Tired Of This All". 

Um 'lyric video' da faixa-título já está disponível no canal oficial da banda no Youtube:


"A faixa-título do nosso novo álbum é com certeza uma das minhas favoritas", comenta o tecladista Junior Carelli. "Tem muita pressão, ótimos riffs de guitarra e uma performance vocal incrível do Thiago Bianchi. É uma música rápida, com pausa súbita para um momento de música serial no piano, em meio ao furacão de synths. Sem dúvida a escolha certa para encabeçar o álbum. Thrash metal progressivo do tipo soco na cara! E aguardem que essa faixa vai ganhar o primeiro videoclipe do álbum".


"Back To F*** You Up!" já está disponível para pré-venda através do endereço http://www.prevendanoturnall.com

A edição nacional do álbum inclui diversos vale brindes e encarte no formato poster. 

O lançamento de "Back To F*** You Up!" acontecerá às vésperas da turnê sul-americana que o Noturnall fará em Maio ao lado do Adrenaline Mob, o supergrupo norte-americano liderado pelo vocalista do Symphony X, Russell Allen, também produtor do disco de estreia do NOTURNALL.

A turnê também conta com a participação da banda Republica e terá oito datas: dia 07 no Granfinos em Belo Horizonte/MG, dia 08 no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ, dia 09 no Carioca Club em São Paulo/SP, dia 10 no Iguatemi em Juazeiro do Norte/CE, dia 14 no Chai Hall em Guarapuava/PR, dia 15 no Music Hall em Curitiba/PR, dia 16 no Bar da Montanha em Limeira/SP e dia 17 em Buenos Aires/Argentina no Teatro Vorterix.

Mais Informações:



Fonte: Som do Darma
Informações para Imprensa e Shows
A/C Eliton Tomasi

Angra faz show de lançamento do “Secret Garden” em Florianópolis




O novo álbum do ANGRA, “Secret Garden”, foi lançando em todo o mundo e mostra que a banda está em sua melhor forma e entrosamento. “Final Light” é o terceiro single do álbum e uma das músicas mais amadas deste trabalho.

“Secret Garden” é o oitavo álbum de estúdio do grupo e mostra a maturidade do ANGRA que, em mais de 23 anos de estrada, continua a se destacar pela garra, motivação e a mesma paixão que impulsionou seu início. Com pré-produção do renomado Roy Z (Judas Priest, Bruce Dickinson, Halford) e produzido e gravado na Suécia pelo talentoso Jens Bogren (Kreator, Arch Enemy, Opeth), “Secret Garden” reúne tudo o que consagrou o ANGRA como uma das maiores bandas do estilo do mundo, com uma roupagem contemporânea e composições inspirada.

A turnê que irá levar o novo show para o mundo já tem suas primeiras datas anunciadas em todo o mundo e agora no Brasil a cidade de Florianópolis entra no roteiro.


O novo show será realizado no dia 12 de Junho no John Bull e os ingressos estão á venda pelo site da BlueTicket.


Outras informações:


Site Oficial com venda de meet & greet e merchandise exclusivo.


Facebook:




Marketing artístico/entretenimento
A/C Damaris Hoffman

Blues Pills – Blues Pills (CD)

9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



O rebuscar do Rock do início dos 70 se tornou uma tendência forte após o surgimento do Grunge nos Estados Unidos no início dos anos 90. De lá para cá, muitos nomes, bons e/ou ruins, apareceram e sumiram. E obviamente que tudo que surge no Rock acaba gerando uma escola. E é ótimo ver que na Suécia (uma das mais férteis cena do mundo inteiro) surgiu uma banda como o BLUES PILLS, cujo primeiro álbum, que leva o nome do grupo, e que acaba de sair no Brasil pela parceria entre a Nuclear Blast Brasil e a Voice Music.

O grupo não se encaixa no rótulo de Grunge Rock que conhecemos, longe disso. A banda realmente rebusca aquela sonoridade característica da virada dos anos 60 para os 70, com um som grudento, firme, pesado, gorduroso, e cheio de psicodelia e feeling. Óbvio que um dos primeiros nomes que nos vem à mente (em termos comparativos, mas não para dizer que são uma cópia) é do LED ZEPPELIN, mas também existem fortes influências do trabalho de JANIS JOPLIN (especialmente pelo jeito forte e Bluesy de Elin Larsson cantar) e do Blues pesado de JIMI HENDRIX. Mas mesmo assim, não se prendam a qualquer comparação, pois o grupo mostra personalidade bem forte. Vocais fortes e cheios de sentimento, riffs de guitarra bem feitos e solos melodiosos, contrabaixo gorduroso e bateria com peso e técnica, ambos nas medidas corretas, tudo fazendo com que o disco inteiro seja uma experiência fascinante aos nossos sentidos. Individualmente, todos são músicos de talento, mas o maior foco do quarteto é a música como um todo, e justamente esta é sua maior força.

Blue Pills
Óbvio que trabalhar com a música do grupo não é um trabalho dos mais simples, mas vemos que a produção de Don Alsterberg é bem correta: nada limpo demais, nada cru além do necessário, apenas aquela sonoridade setentista intensa, orgânica, mas sem que o trabalho deles soe datado, e também não permite que a música do grupo em uma confusão sonora. Marijake Koger-Dunham (capa) e Kiryk Drewinski (layout, digitação) fizeram o trabalho gráfico, que transpira totalmente o feeling 60/70 que o grupo carrega. E a vibração do conjunto sonoridade/arte é bem positiva.

Arranjos bem dinâmicos, fazendo com que as canções do grupo soem interessantes durante toda audição do álbum, e em nada são cansativas. Realmente, a banda não se força a ser algo, apenas é, fica bem evidente. E ainda temos presenças especiais que realmente ajudam a melhorar ainda mais o que já é ótimo, com Robert Wallin no piano em “No Hope Left for Me” e órgão em “Astralplane”, além de Joel Westberg na percussão.

O disco é bem homogêneo quando falamos das músicas em si, com destaques para “High Class Woman”, cheia de elementos psicodélicos, baixo distorcido bem presente, além de ótimos riffs e solos; “Ain’t no Change” com seu jeito cheio de swing e ótimo trabalho das vozes (onde realmente a influência de Janis é evidente); a mezzo intimista e mezzo rocker “Black Smoke”, bem envolvente e com uma adrenalina Bluesy fenomenal; as introspectivas e lindas “River” e “No Hope Left for Me” (ambas com a cozinha rítmica se mostrando firme, mais o talento natural de Elin com sua belíssima voz); o típico Rock’n’Roll “Devil Man”, mas cheias de nuances psicodélicas fantásticas; a versão da banda para “Gypsy”, uma velha canção de Chubby Checker, que ficou ótima. E para aqueles que adoram um algo a mais, a versão nacional tem duas músicas bônus: a semi-balada calma “Dig In”, e a psicodélica “Time is Now”, ambas do EP "Devil Man", de 2013. Mas o CD como um todo é ótimo, logo, escolham suas favoritas.

Definitivamente, o BLUES PILLS é mais que bem vindo no cenário atual, e esse CD realmente é ótimo. 





Músicas:

01. High Class Woman
02. Ain’t no Change
03. Jupiter
04. Black Smoke
05. River
06. No Hope Left for Me
07. Devil Man
08. Astralplane
09. Gypsy 
10. Little Sun
11. Dig In
12. Time is Now


Banda:

Elin Larsson – Vocais 
Dorian Sorriaux – Guitarras 
Zack Anderson – Baixo 
André Kvarnström – Bateria 


Contatos:

Nuclear Blast (Europa)
Voice Music (Selo brasileiro)
Nuclear Blast Brasil (Selo brasileiro)
Metal Media (Assessoria de imprensa dos selos)

Grave Digger: show neste sábado em Limeira




No próximo sábado, 02 de maio, a cidade de Limeira será a sede de mais um grande evento promovido pela Circle Of Infinity Produções. Estará nesta data se apresentando na cidade a banda alemã GRAVE DIGGER, o show faz parte da turnê promocional do álbum "Return of the Reaper" lançado em 2014.

A discografia do grupo alemão compreende 18 álbuns em estúdio, três álbuns ao vivo, seis coletâneas, dezesseis singles, um box set e doze videoclipes com uma legião enorme de fãs ao redor do planeta. A formação da banda é composta por Chris Boltendahl (vocal), Axel Ritt (guitarra), Jens Becker (baixo), Stefan Arnold (bateria) e Hans Peter (teclados).

Os ingressos para a apresentação da banda GRAVE DIGGER em Limeira podem ser comprados online através do link abaixo:


Os ingressos físicos podem ser adquiridos em Limeira nas lojas Sintonia e Classics Forever (Shopping Pátio Limeira), em Piracicaba na Clássics Forever (Shopping Piracicaba) e em Vinhedo na Attitude Headbangers House.

O evento será realizado na casa de shows Bar da Montanha em Limeira com abertura do recinto às 19:00 horas e Chopp Heineken em dobro até as 21:00 horas. A casa possuí ótima infraestrutura para atender com um clima hospitaleiro a todos amigos e clientes com garçons, barman, segurança, entre outros serviços.

Censura: 18 anos


Links relacionados:


Este evento é uma produção de:
Circle of Infinity Produções



Fonte: Press RTV
Assessoria de imprensa e comunicação

Nile: Tamuya Thrash Tribe confirmado na abertura do show no RJ




O TAMUYA THRASH TRIBE foi convidado para fazer a abertura do show do Nile no Rio de Janeiro, no dia 21 de Maio, no Teatro Odisséia (Av. Men de Sá, 66 – Lapa, Rio de Janeiro), às 19h.

Será a primeira apresentação do Nile na cidade do Rio de Janeiro.


O TAMUYA THRASH TRIBE se apresentará em meio ao processo de pré produção do seu primeiro “full lenght”, com previsão de lançamento para o segundo semestre.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Ticket Brasil: www.ticketbrasil.com.br

Siga a página do evento no Facebook:


A produção é da Blog’N’Roll Produções.

O TAMUYA THRASH TRIBE é formado por Luciano Vassan (guitarra e vocal), Leonardo Emmanoel (guitarra), JP Mugrabi (baixo) e Bruno Rabello (bateria).


Acompanhe o Tamuya Thrash Tribe nas redes sociais:




Fonte: Lanciare

Eyes Of Gaia: vocalista faz campanha no Kickante




Mario Kohn, vocalista do EYES OF GAIA, em busca de melhorias em seu material de trabalho, criou uma campanha no site, Kickante, uma espécie de crowdfunding, para adquirir equipamento, onde ele faz os vídeos para o YouTube.

Nas palavras do vocalista:

“Não estou conseguindo mais fazer meus vídeos, porque tenho que usar sempre equipamento dos outros. Preciso do meu próprio microfone para fazer o meu trabalho quando eu quiser. Também preciso de microfone para gravar meus alunos nas aulas de canto e musicalização infantil”

A formas de contribuir, são:

R$10,00 a R$40,00 - Agradecimento para todos que contribuíram na minha página do Facebook.

R$50,00 a R$300,00 - Agradecimento no vídeo de estreia do microfone para todos que contribuíram.

Acima de R$300,00 - Pocket Show voz e violão particular! (Apenas para Itatiba, Campinas e São Paulo) (Data, repertório e tempo de show a combinar)

O link para participar, é:



Mário Kohn é vocalista da banda paulista EYES OF GAIA. Formado em canto erudito pela Faculdade de música Carlos Gomes, começou a desenvolver técnicas de rock e heavy metal por conta própria. Leciona canto desde 2001 e passou por professores como Carmo Barbosa e Ariel Coelho. Participou da gravação da música Judas at the Opera com a banda Mysteria, abriu o show de bandas com Almah, Dragonforce, Glenn Hughes, Ira e participou do Tributo a Paulo Schroeber. Em 2015, Mário Kohn lançou seu primeiro álbum com o Eyes Of Gaia, “The Power Of Existence”, disco que recebeu excelentes críticas, em sites e revistas especializadas, como a renomada Roadie Crew. Participou do programa Pegadas de Andreas Kisser, na 89FM.

Além do EYES OF GAIA, canta em projetos, em bares como Rock Top, Deleed Purplin, Alma Sacra e Mário e Troy acústico – e começou a gravar os primeiros vídeos para o seu canal no youtube. 



Acompanhe o EYES OF GAIA em seus canais oficiais:




Fonte: Lanciare

Nando Moraes – Ignited! (CD)

Independente
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



É maravilhoso ver que o Brasil anda se abrindo mais e mais para ótimos trabalhos instrumentais. Sim, o Metal e o Rock não necessitam necessariamente de um vocalista para expressar todo sentimento e complexidade. Músicos como Joe Satriani, Tony MacAlpine, Marty Friedman e outros mostram isso claramente em seus trabalhos, e fica evidente que eles não se voltam apenas para outros instrumentistas, mas sim para um público mais amplo. E é um enorme prazer ouvir um disco como “Ignited!”, de NANDO MORAES, que mostra qualidades fenomenais. E não é preciso saber tocar ou conhecer teoria musical para poder apreciar o disco como um todo.

Antes de tudo, é preciso dizer que o trabalho de Nando (que foi um dos fundadores do ótimo quinteto LETHAL FEAR, e também é fundador da Adagio Escola de Música, em Amparo, São Paulo, onde atualmente é coordenador e professor) é bem eclético, ou seja, vai encontrar nuances e influências de estilos variados, como Pop, Rock, Blues, Jazz e Progressivo, sem se perder ou soar desconexo. Pelo contrário: cada momento em “Ignited!” é uma nova descoberta, uma jóia preciosa de puro êxtase aos nossos ouvidos. E podemos aferir que o estilo de Nando, como um todo, segue a escola de Joe Satriani (o que não quer dizer que imite o referido músico): é técnico, inteligente e versátil, mas ao mesmo tempo, o mais importante é a música como um todo. Ou seja, a técnica nas seis cordas é uma conseqüência da música, e não sua motivação. Mas se repararem direito, verão que baixo, bateria e teclados também possuem seus momentos de destaque. E justamente isso faz com que o CD seja rico musicalmente, de bom gosto e uma jornada de prazer. 

Nando Moraes
A produção e mixagem do trabalho são feitas pelo próprio Nando em parceria com Fábio Ferreira (e este último ainda masterizou o trabalho). E o objetivo foi atingido, já que a qualidade sonora é ótima, limpa e translúcida, mas encorpada e com boa dose de peso (ora, estamos falando de um guitarrista de Rock/Metal). E em termos de arte gráfica, vemos um trabalho um pouco mais simples, mas objetivo e que realmente transpira a essência musical do CD, mostrando que Nando, Doug Dominicali e Luca Aldi capricharam.

É empolgante ver o dinamismo das músicas, cada uma delas com sua particularidade e características bem definidas. E como todo trabalho instrumental de alto nível, os arranjos são excelentes, não cansando os nossos ouvidos, mas servindo com um excelente ungüento para todas as judiarias populares a que nossos espíritos são expostos todo santo dia.

“Rite of Passage (Staring the Flames)” abre o CD de forma esplêndida, mostrando um trabalho ótimo de contrabaixo aliado à força de riffs e intervenções solistas de guitarras perfeitas, com uma vibração intensa em um andamento não muito veloz. Em “Once in a Shuffle Time” temos uma pegada mais Progressiva/Jazzística perfeita, onde os solos são bem cheios de feeling (e a técnica encaixou perfeitamente na canção), acompanhados muito bem por ótimos teclados (parece o bom e velho Hamond, e os arranjos dele possuem seus momentos de brilho muito evidentes). “The Voyager” é um pouco mais intimista, bela e melodiosa, que chega a nos embalar pela excelente mistura entre ótimas guitarras e arranjos primorosos nos teclados (e a base rítmica chega a ser brilhante em muitos momentos). E a linda e primorosa “In Fire” é outra canção de absurda gentileza com nossos ouvidos, devido ao intimismo e bom gosto em tudo, com ótimos solos de guitarra mais uma vez. Mais pesada e azeda é “Here It Comes: The Machine!”, com um andamento em meio tempo, com muito peso e ótimos arranjos de baixo e bateria. Arranjos muito bonitos de teclados introduzem “Ignited!”, uma faixa excelente, pesada, melodiosa e cheia de toques de Jazz/Fusion, em que as guitarras fazem riffs e solos ótimos, mas onde baixo e bateria criam uma base intensa e pesada. Fechando, temos “Worth Fighting For”, uma canção apoteótica, grandiosa e onde realmente vemos a plenitude de tudo que Nando e seus colegas de banda podem, em uma autêntica aula de feeling e bom gosto. 

“Ignited!” é um disco com nível internacional, verdade seja dita. E Nando mostra que ele, Wael Daoul e Michel Oliveira são uma trinca de peso entre os grandes guitarristas do Brasil.

Obrigado pela bela aula de bom gosto e alto nível, professor!





Músicas:

01. Rite of Passage (Staring the Flames)
02. Once in a Shuffle Time
03. The Voyager
04. In Fire
05. Here It Comes: The Machine!
06. Ignited!
07. Worth Fighting For


Banda:

Nando Moraes – Guitarras 
André Garcia – Baixo 
Bruno Santos – Teclados 
Bruno “Méba” – Bateria 


Contatos:

Metal Media Management (Assessoria de Imprensa)