22 de set. de 2012

Kaosmos - Kaosmos (EP)

Independente - Download
Nota 8,5

Por Marcos Garcia

A química de fúria caótica com melodias Thrashers deste quinteto italiano é de saltar os olhos!

Imaginem um cruzamento bem personalizado de FLOTSAM & JETSAM (principalmente pelos vocais mais melodiosos) e TESTAMENT, mais muita adrenalina e agressividade, mais algumas pitadas de Metal tradicional, e chegarão perto do trabalho que esses fratellos desencadeiam.

Vocais normais agressivos e melodiosos, guitarras em riffs bem sacados e massivos, cozinha que mostra não só peso, mas boa técnica e diversidade nos andamentos de seu trabalho, em uma música densa e bem maciça.

Obviamente, este EP foi produzido pelo próprio quinteto, já que as condições financeiras nem sempre estão em mãos, mas longe de ser uma gravação ruim, porque a banda mostra força e peso em todos os momentos, bem como os detalhes de sua sonoridade agressiva (mas longe de ser simples). A arte usada é simples, mas muito eficiente.

As cinco canções que compõem o EP são muito boas.

'Believe in Your Feelings', que abre o CD, é bem nervosa e agressiva, com ótimo trabalho da base baixo-bateria; 'Walking in the Rain' tem certos elementos de Metal tradicional, especialmente nos riffs guitarras dobrados e nos ótimos solos, onde o feeling tradicional é de saltar os olhos; 'Once Were Warriors' é outra faixa mais focada na melodia, embora seja um Thrash rasgado e mais cadenciado, com ótimo trabalho de baixo; 'My Angel' começa como uma semi-balada, mas logo vira uma bela pedrada; e 'Rage', que começa melodiosa, para depois ganhar peso e  velocidade moderada, com ótimos vocais.

Uma ótima revelação da Itália, que cada vez mais mostra ótimos talentos novos.

E as músicas podem ser baixadas diretamente na página do Bandcamp da banda.

Walking in the Rain

Tracklist:

01. Believe in Your Feelings
02. Walking in the Rain
03. Once Were Warriors
04. My Angel  
05. Rage


Formação:

Gabriele Vianello - Vocais
Dani Base - Guitarra solo
Andrea Rasi - Guitarra base
Conan - Baixo e backing vocals
Paolo Guarda - Bateria



Contatos:

Still Alive - Kyo (CD)


MS Metal Records - Nacional
Nota 8

Por Marcos Garcia

Fazer Metal melódico anda ficando cada vez menos mainstream e cada vez mais desgastante, porque as bandas precisam se desdobrar para criar algo novo dentro desta vertente, devido ao massacre de lançamentos entre o final da década de 90 e meados da década passada. Hoje em dia, ou são gigantes ainda na ativa lançando coisas novas, ou são novatos clonando o que já foi feito. Mas há o terceiro caso, onde algumas bandas estão tentando, mesmo em meio aos desgastes, manter-se na ativa com trabalhos bem dignos de nota. E o STILL ALIVE é um desses, chegando com seu Debut CD, 'Kyo', via MS Metal Records.

A banda não se preocupa em ser inovadora, mas apenas em fazer seu música de forma personalizada, o que é um ótimo início, e podemos dizer que este bom trabalho realmente empolga bastante o ouvinte, pois temos vocais competentes, ótimos riffs e solos, baixo e bateria bem pesados e com técnica acima da média, bem como teclados bem sacados e postados de forma competente e não apenas como cama para a base ou evidentes demais.

A produção sonora ficou muito boa, feita pelas mãos competentes de Edu Falaschi (ex-ANGRA, atualmente no ALMAH), pois deu aquele punch necessário ao estilo, pesado, limpo e elegante, sem priorizar nenhum dos instrumentos em especial. No tocante à arte do CD, ela é muito bem feita e elaborada com cuidado, com gravuras sincronizadas com o conteúdo de cada letra, mostrando a conceitualidade do disco (sim, é um álbum conceitual).

Musicalmente, o CD é bem homogêneo, com 10 boas faixas, e nenhuma delas sendo descartável, mas temos destaques na ótima 'Forgiven Secrets', que abre o CD, sendo pesada e com um andamento não tão veloz, focando bastante no excelente trabalho do vocal, com refrão forte e ótimos riffs de guitarra; 'Unchained Souls', onde guitarras e teclados dão mostras de sua importância, mas sem exagerarem na técnica; a peso-pesada 'Human', com onde a zaga rítmica mostra sua força; a sentimental e intensa 'To Live Forever'; a agressiva 'Into the Snake Pit', com bumbos duplos ótimos e guitarras fazendo riffs mais complexos, mas sem deixar o peso de lado; a forte e emotiva 'Dream Hunter', onde as melodias são belas e esmeradas; e a pesadíssima 'Daybreak and Storm (The Master of Life)'.

Um disco de estréia muito bom mesmo, e parabéns à banda, mas temos a impressão clara que eles ainda vão nos dar muitas alegrias.

Forgiven Secrets

Tracklist:

01. Forgiven Secrets
02. Unchained Souls
03. Human
04. To Live Forever
05. Lady in Black
06. Into the Snake Pit
07. The Journey of the Lonely Seeker
08. Dream Hunter
09. Embraced
10. Daybreak and Storm (The Master of Life)


Formação:

Walter Campos - Vocais
Gil Vasconcelos - Guitarras
Felipe Fantuzzi - Baixo
Adolfo Suzzano - Teclados
Marcelo Moreira (músico convidado) - Bateria


Contatos:

Notícias - Banda Rygel lança novo Single em programa de rádio


Fique ligado na Rock Freeday, ouça o novo single da banda brasileira RYGEL na programação da rádio e mande um e-mail (rockfreeday@gmail.com) dizendo o dia e horário que tocou "RYGEL" na RF. Em seguida, siga a rádio no Facebook (http://www.facebook.com/rockfreeday) e no Twitter (@rockfreeday). São 3 cd´s esperando por você. sorteio, dia 30/09.