12 de jun de 2012

E os Deuses Criaram o Heavy Metal...


Por Marcos Garcia
Após o fracasso ocorrido em São Luiz do Maranhão, em Abril de 2012, no que estava prometido de ser o maior festival de Metal do Brasil, o Metal Open Air, conhecido por M.O.A., muito começou a ser questionado na internet, nas redes sociais e fóruns, sobre a importância da imprensa especializada em Heavy Metal, e sobre como ela atua.
Comparações com a forma de trabalhar das imprensas européia e americana, acusações e questionamento do trabalho de muitos surgiram aos montes, em uma verdadeira e enorme torrente de caos e farpas infindáveis.
A posição do Metal Samsara, na figura de seu fundador, Marcos Garcia, discorda completamente de tais críticas e acusações, por um simples motivo: não são críticas construtivas em prol de uma melhoria como um todo, mas motivadas por achismos baratos e opiniões pessoais inconsistentes com a realidade, em uma mentalidade colonizada ridícula e sem sentido ('o que vem de fora é melhor, o daqui não presta', ou variantes desse câncer mental) e o pior de tudo é que estas mesmas acusações encontram seguidores, que continuam a destilar mais e mais esse veneno que, aos poucos, vai sufocando o Metal em nosso país, e tal afirmativa não se restringe apenas às bandas nacionais.
O Metal Samsara pede licença aos irmãos de imprensa para fazer uma declaração que, aos olhos de muitos, pode parecer adulação, mas é apenas um elogio e declaração de boa fé: o site apoia de forma irrestrita os trabalhos da Roadie Crew, da Rock Brigade, da Hell Divine, da Lucifer’s Rising, do Whiplash, o Som Extremo, bem como a todos os fanzines, agências de imprensa, selos, lojas, promoters honestos e bandas que lutam para erguer a cena, e não tem medo de bradar aos quatro ventos que se ORGULHA EM SER UM SITE ESPECIALIZADO EM METAL COM TODAS AS SUAS FORÇAS!
O apoio aos irmãos de imprensa é porque nós vivemos ajudando uns aos outros, pois colaboramos como amigos, e não competidores. Um mesmo banger poderá ler a Rock Brigade, a Roadie Crew, a Hell Divine, o Whiplash, o Som Extremo, o Metal Samsara, a Lucifer’s Rising, e outros veículos de imprensa que bem entender, pois sempre terá informação de primeira linha. Ao leitor, cabe a compreensão da mensagem passada por cada uma delas.
Aos fanzines e agências de imprensa porque todos buscam seu lugar ao Sol, realizando trabalhos de primeira.
Selos, lojas, promoters e bandas porque somente com muita luta conseguem manterem-se vivos, e na maioria das vezes, trabalhando muito fora da cena.
E o Metal Samsara se orgulha em ser um site de Metal por um motivo único: o mesmo Marcos Garcia citado  acima está neste meio desde 1983, cresceu ouvindo Metal, foi educado por ele, e encontrou na música fontes de informação maravilhosas que valem uma vida, que o ajudam sempre nos momentos, bem como grandes amigos, algo que não tem preço. Apesar de problemas que existiram por conta do radicalismo dos anos 80 e outros, o saldo pessoal é extremamente positivo.
O público de Metal tem inúmeros defeitos, como qualquer outro também tem, mas em geral, não é um público pedante, e as carências dos fãs são derivadas da educação pública porca dada pelo Governo, que não cumpre sua parte constitucional neste ponto. Logo, não devemos culpar pessoas, mas compreendê-las dentro de suas vicissitudes e valores, bem como reconhecer seus méritos.
É fácil apontar para os outros, mas e para si mesmo?
Será que vocês que acusam a tudo e todos enxergam realmente a realidade de que tanto se pavoneiam como ela de fato é?
Como diz um pensamento Zen, 'Tudo é NADA', ou seja, o motivo de seu orgulho é vazio e sem sentido, pois sua percepção da realidade é distorcida.
No mais, cabe uma palavra aos ‘justiceiros’ de plantão: se não gostam do público, imprensa, bandas ou sei lá mais o que possa estressá-los no Metal, a porta da rua é a serventia da casa, ou seja, podem ir embora e sigam suas vidas, pois não farão falta alguma, já que o Metal necessita de pessoas com dignidade e honra que queiram trabalhar sério, e não de fofocas e acusações. Além disso, se alguém quiser questionar o trabalho de alguém, faça-o diretamente com as pessoas a quem querem acusar, e não pelas costas.
Estranho que muitos desses mesmos detratores de tudo e todos relacionados à cena Heavy Metal apresentam o mesmo comportamento doentio e ofensivo expressado por Lars Ulrich, baterista e falastrão do Metallica, como se todos ligados ao estilo fossem lixo, já que desde que a banda lançou o Load, não é raro vê-lo fritando o fígado do mesmo público que o apoiou e evitou que tivesse um trabalho '9 to 5', ao passo que sua técnica musical fica cada vez mais rala. Estranho é que este mesmo Lars em 1996 declara a plenos pulmões que 'o Heavy Metal morreu', que 'o Metal é uma merda', entre outras. Lars deve ser ídolo de muitos deles também fora da música, pelo visto...
Se todos estas pessoas gastassem o tempo e a energia das críticas e acusações em algo mais produtivo para suas vidas, seria melhor para todos.
E quanto aos fatalistas em relação ao Metal, o estilo, apesar de todas os problemas, já passou de 40 anos de vida, sempre se renovando, sempre vigoroso e forte, enquanto muitos estilos de música caíram no ostracismo, ou nem mais existem, logo, o Manowar lhes dá a devida resposta: Quando os perdedores dizem que ele está acabado, vocês sabem que isso é uma MENTIRA! Os deuses criaram o Heavy Metal, e ele NUNCA IRÁ MORRER!
E viva a Roadie Crew, a Rock Brigade, a Hell Divine, o Whiplash, a Lucifer’s Rising e outras revistas e sites do estilo, bem como selos, lojas, fanzines, agências, bandas, promoters competentes, e ao público do Metal pois, apesar de todas as dificuldades, nós vamos adiante!

Cruscifire - Uma das atrações de sábado no Araraquara Rock XI

 
O já tradicional festival Araraquara Rock apresentou as bandas que serão a atração deste ano em um dos três dias de evento. O Cruscifire está confirmado entre elas.
Serão três dias de apresentações 13, 14 e 15 de julho. O Cruscifire se apresentará no dia 14, sábado, o cast completo deste dia é:

Desecrated Sphere (Mogi Guaçu - SP)
Screams Of Hate (São Paulo - SP)
Cruscifire (Atibaia - SP)
Awakke (Araraquara - SP)
Motosserra Truck Clube (Varginha - MG)

O Cruscifire vem numa onda de grandes shows pelo Brasil e este festival vem para solidificar ainda mais o nome do grupo como uma das principais bandas da nova geração do Death Metal brasileiro.
Recentemente o grupo liberou para audição seu primeiro álbum Chaos Season que pode ser feito pelo link: Soundcloud.
Para baixar o EP Hateful, também disponível para audição e download, clique: 
ou 
http://www.mediafire.com/?6tseapd9omp4dsi

Contato para shows e merchandise: cruscifire@hotmail.com

Sites Relacionados:

HellLight - Iniciada fase de composição do novo álbum

Foto: Carol Pucci

Depois da ótima recepção de seu EP The Light That Brought Darkness, o Helllight prepara o sucessor direto do álbum ...And Then, The Light Of Consciousness Became Hell de 2011.
"Já temos muitas ideias e músicas com o corpo praticamente pronto, então agora vamos nos juntar para compor realmente o álbum" comenta o guitarrista e vocalista Fabio de Paula.
O Helllight sempre chamou muita atenção de público por causa de seu Funeral Doom extremamente técnico e rico que, junto com músicas com duração acima de 10 minutos, transforma o grupo em algo raro aqui no Brasil.
Raridade tamanha que seus álbuns foram todos lançado por selos estrangeiros, sendo o mais recente, ...And Then, The Light Of Consciousness Became Hell, lançado pelo renomado selo russo Solitude Productions e que já está em sua terceira prensagem no velho mundo.
O novo trabalho ainda não tem previsão de lançamento, mas espera-se que seja lançado ainda este ano.

Contato para shows e merchandise: fabio_helllight@hotmail.com

Sites Relacionados:
 
Fonte: Metal Media

Ancesttral - Grupo entrando em pré-produção

Foto: Lailson Santos

Já com o material para o novo álbum praticamente composto, o Ancesttral entra em estúdio para a pré-produção do material.
"Usaremos a pré-produção para lapidar melhor as composições" comenta Alexandre Grunheidt. O guitarrista Leonardo Brito completa: "Vamos aproveitar e testar vários timbres de guitarra e afinações para as ideias já compostas".
O novo álbum completo é o sucessor de The Famous Unknown de 2007, muito esperado por fãs de Metal de alta qualidade tanto no Brasil quanto no exterior. Neste ano o Ancesttral lançou um EP gratuito para download.O EP, intitulado Bloodshed and Violence, conta com três faixas, duas novas e um cover para a canção I do lendário Black Sabbath
O EP pode ser baixado através do link: http://www.ancesttral.com/bloodshed.rar
Contato para shows e merchandise: press@ancesttral.com

Sites Relacionados:
 

Fonte: Metal Media

Iced Earth – Burnt Offerings (CD)



Century Media Records - Nacional
Nota 10
Por Marcos Garcia

Falar bem no Iced Earth é, usando um velho dito popular, chover no molhado, já que a banda é mais que conhecida por ser um dos gigantes do Metal atualmente, bem como a qualidade em sua música é, sem sombra de dúvidas, algo de absurdo de tão bom.
Voltando um pouco ao passado, resolvemos dar uma olhadinha no seu terceiro disco, Burnt Offerings, de 1995.
Este é o disco da virada, quando a banda consegue mostrar seu potencial para um público maior, já que os dois anteriores são discos que, embora muito bons, careciam de maior exposição, bem como não tiveram algo que torna-se a banda um diferencial entre tantas outras que surgiam, ainda mais em um mercado disputado como o americano, assolado pela moda Grunge/ Rock Alternativo de então, onde mesmo alguns gigantes estavam começando a cambalear.
E este diferencial tem um nome: Matthew Barlow, pois sua voz forte e encorpada se adaptara ao estilo de música feito pela banda, ou seja, consegue soar forte, agressiva e melodiosa ao mesmo tempo. Unindo isso à música de alto nível composta pelo guitarrista/líder Jon Schaffer, não tinha como dar errado. E não deu.
Lançado em 18 de Abril de 1995 pela Century Media Records, Burnt Offerings começa a se distanciar do estilo musical delineado nos discos anteriores, tendo uma pegada mais Power/Tradicional, o que causou furor nos fãs europeus da banda na época, embora o disco tenha vendido bem nos EUA.
O título é atribuído às brigas internas na banda, que quase levaram ao fim prematuro, bem como uma disputa com o selo, e aparentemente isso refletiu tanto em Jon que as músicas são mais pesadas e intensas que antes, bem como a apresentação gráfica do CD é toda feita com gravuras do artista francês do século XIX Gustave Doré, e são ilustrações da Divina Comédia, poema épico renascentista do autor italiano Dante Alighieri.
A produção sonora do disco foi feita em conjunto por Jim Morris e Jon Schaffer nos Morrisound Studios, em Tampa, na Flórida, terra natal da banda (apesar do estúdio ser, na época, a Meeca das bandas de Death Metal de lá), e ficou bem forte e intensa, deixando bastante em evidência o ótimo trabalho das guitarras em solos memoráveis e riffs fortes e bem variados, cozinha rítmica bem postada e com técnica apurada, além de deixar em evidência a potencialidade da voz de Matt, que iria progredir muito depois do CD.
Musicalmente, como dito antes, a banda está se distanciando da antiga linha Thrasher da banda, embora os riffs de guitarra ainda guardem muito do estilo em sua estilística, em algo bem mais limpo, conciso, pesado e melodioso, mas igualmente cheio de energia, e o mais importante: diferenciado do que andava rolando na época pelo mundo.


O que destacar nas sete faixas (já que The Pierced Spirit é uma introdução com quase dois minutos de duração) compõe este disco?
Nada!
De Burnt Offerings, com seus ótimos riffs de guitarra e vocais (onde Jon e Matt usam o estilo canto-resposta), e no início, ouve-se a citação 'I was betrayed. Look what your God has done to me', direta do filme Drácula de Bram Stoker, de 1992; passando pela intensa e pesada Last December, mesmos elementos encontrados em Diary (embora esta seja um pouquinho mais melodiosa); o clássico Brainwashed, onde a voz de Matt se destaca bastante; a multi-variada Burning Oasis; a quase Thrasher (por conta dos riffs de guitarra) e cadenciada Creator Failure; até a épica e gigantesca Dante's Inferno, com seus mais de 16 minutos de duração, mas passa como se fossem segundos, começando bem lenta e solene, para depois virar uma tijolada pesada e melodiosa, cheia de variações rítmicas, com trabalho ótimo da cozinha, bem como existem grandes solos de guitarra, bases pesadas e técnicas e vocais ótimos, temos músicas irrepreensíveis.
É preciso dizer mais o que sobre este disco que já não tenha sido dito?
Se ainda não tem, corra atrás do seu!

Burnt Offerings

Tracklist:

01. Burnt Offerings
02. Last December
03. Diary
04. Brainwashed
05. Burning Oasis
06. Creator Failure
07. The Pierced Spirit
08. Dante's Inferno


Formação:

Jon Schaffer – Guitarra base, vocais, produção
Matthew Barlow – Vocais
Randall Shawver – Guitarra solo
Dave Abell – Baixo
Rodney Beasley – Bateria
Howard Helm – Teclados (músico de estúdio)


Contatos:

Oker - Héroe Perdido (vídeo)

Com a iniciativa de sempre mostrar boas bandas de Metal que existem no mundo, resolvemos mostrar o trabalho da banda Oker.

Tendo sem sua formação a vocalista Xina, Alvaro Destroyer na guitarra solo, Lolo na guitarra rítmica, Juanky no baixo e Jose Delorian (bateria), a banda faz um heavy Metal à lá anos 80 bem forte e vigoroso, sem ser datado.
Eis uma amostra do poder de fogo dessa ótima banda espanhola:

Héroe Perdido



Contatos:


http://www.myspace.com/okermetal
http://www.facebook.com/OkerMetal

Enthring - Promoção para Dia dos Namorados em SP

Foto: Juliana Lorencini


O Blackmore Rock Bar acaba de lançar uma promoção especial para que os fãs de Heavy/Folk/Viking Metal comemorem o Dia dos Namorados no show da banda finlandesa Enthring, que acontece hoje (12/06), em São Paulo.
A promoção consiste em o homem que adquirir o ingresso no valor de R$ 20,00 terá sua acompanhante com entrada VIP. Vale a pena lembrar que, a compra do ingresso deve ser feita nas bilheterias do próprio Blackmore Rock Bar, localizado na Alameda dos Maracatins, 1317, em Moema.
O Enthring, grupo considerado uma das novas sensações do respeitado cenário do Metal escandinavo, encerra com esta apresentação a sua primeira turnê pelo Brasil. Petteri Eväsoja (guitarra/vocal), Tommi Suutarinen (guitarra/vocal), Henri Kotipelto (baixo) e Mika Lumijärvi (bateria) tocaram em Santos, Hortolândia, São Paulo e Curitiba. Neste momento, eles estão em turnê de divulgação do debut álbum The Grim Tales of the Elder, que em breve será lançado no Brasil, com o EP Maelstrom de bônus.
Recentemente, o quarteto concedeu entrevista exclusiva à Rock Brigade. Confira em http://bit.ly/JXij4o. Além disso, eles também enviaram recado aos brasileiros em http://www.youtube.com/watch?v=bdIgWBrdFQI&hd=1.

O Enthring é audição indispensável para os fãs de Dimmu Borgir, Ensiferum, Children Of Bodom e Equilibrium.


Serviço Enthring: show extra em SP
Data: 12/06, terça-feira
Horário: 21h
Local: Blackmore Rock Bar
Endereço: Alameda dos Maracatins, 1317, Moema - São Paulo/SP
Fone: (11) 5041-9340
Entrada: Pista R$ 20 (Homem/Mulher) / Camarote R$ 40 com o Kit – R$ 80
Cartões de Débito: Rede Shop / Visa Electron / Maestro
Cartões de Crédito: Mastercard / Visa
Reserva de mesas por e-mail: blackmore@blackmore.com.br
Estacionamento: Vallet Service na porta (R$ 15)
www.blackmore.com.br

Links relacionados:

Próximas divulgações e suporte The Ultimate Music - Press:
12/06 - Enthring - Blackmore Rock Bar - SP/SP
15/06 - Krisiun – Music Hall – Curitiba/PR
16/06 - Confronto – Pós-Graduação – Vila Velha/ES
17/06 - Krisiun – Celula - Florianópolis/SC
07/07 - NOFX + Bullet Bane – A Seringueira – SP/SP
13/07 - Shadowside – TBA
14/07 - Shadowside – Araraquara Rock Festival - Araraquara/SP
15/07 - Shadowside – Stonehenge Rock Bar - Belo Horizonte/MG
20/07 - Shadowside – Jack Music Pub - Bauru/SP
21/07 - Shadowside – TBA
21/07 - Confronto + Matanza – República Music Hall, Taubaté/SP
29/07 - At the Gates + Confronto – Hangar 110 - SP/SP
01/09 - Sepultura – Suzaninho - Suzano/SP
16/09 - Emilie Autumn – Inferno Club - SP/SP

Além dos shows, a The Ultimate Music - Press assessora as bandas Sepultura, Krisiun, Shadowside, Confronto e Hugin Munin. Para mais informações, acesse http://theultimatepress.blogspot.com.


Fonte: The Ultimate Music