16 de ago de 2014

Resenha: Yekun - Live at Kaffeklubben (Official Bootleg)

Independente
Nota 8,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Sabem aquelas bandas que optam por fazer uma sonoridade atual, mas rebuscando muita influência do passado e que acaba gerando algo novo e diferente?

Pois é, o YEKUN é uma banda cuja classificação musical em gêneros do Metal não é tarefa lá muito simples (e o Pai Marcão aqui nem mesmo vai tentar, pois não acredito em rótulos ou subdivisões toscas). Muito peso e um som gorduroso, cheio de psicodelia e agressividade, mas ao mesmo tempo, cheio de um feeling precioso e bastante espontaneidade, especialmente se estivermos falando do Official Bootleg do grupo, "Live at Kaffeklubben", que acaba de ser disponibilizado para download gratuito pelo grupo.

Primeiramente, "Live at Kaffeklubben" é um disco realmente ao vivo, sem muitos overdubs de estúdio, como era feito até a primeira metade dos anos 80, ou seja: você está ouvindo o que foi tocado no show, sem muito embelezamento feito a posteriori em algum estúdio de ponta com um engenheiro de som fabuloso. Nada disso, o clima aqui é ao vivo até o osso, e se pode ver que o grupo ao vivo é bem mais feroz e irascível que em estúdio.

Yekun
Gravado no Inferno Club em julho último (ou seja, podem perceber que o tempo de lá para cá nem permite grandes mexidas no áudio), a qualidade não é a melhor do mundo, já que o peso esfumaçado está presente, o baixo está com uma sonoridade bem gordurosa e alta, os vocais estão bem urrados e os riffs e solos em um nível de volume um pouco baixo. Mas isso tudo deixa uma coisa exposta: que o grupo não quis dar uma de "o grandão" e mexeu. Nada disso, é direto e reto, ao vivo e sem perdão, mas com muita energia e tesão, coisa de quem quer mesmo fazer música. E isso, meus caros, é para poucos como este quinteto insano. E não duvido que bares e outros estabelecimentos da Rua Augusta teriam problemas sérios com esses caras soltos por lá em noites de fim de semana...

Seis faixas estão no trabalho, todas elas muito boas e empolgantes.

"Around", o hit "Inside My Headache" e "Psi Ética (Immolated)" são faixas de seu primeiro trabalho, o Websingle "Inside My Headache" (que pode ser baixado aqui), em versões bem gordurosas e pesadas, mas ainda temos as inéditas "Faith of Serpents", a ótima "Compasso Ímpar" e "The Boar's Nest" (esta última, título do próximo trabalho do grupo). Todas elas ótimas canções, mostrando que JP é um ótimo vocalista ao vivo, sabendo não só cantar, mas se comunicar bem com o público, ao passo que as guitarras de André Abreu (apesar do baixo volume e meio abafada em alguns momentos) se mostra pesada e firme nos riffs e solos, o baixo gorduroso e agudo de Gerson Câmera segura uma base rítmica forte junto com a bateria precisa de Vlad (que mostra uma boa e sóbria técnica). E esses dois últimos se mostram bastante em "The Boar's Nest", lembrando muito algo como um BLACK SABBATH dos 70 no auge de seu experimentalismo.

É, eles são bem espontâneos mesmo ao vivo, e estão em um ótimo momento. E sobre o nome do Bootleg, dêem uma olhada aqui e entenderão...

Então, já que leu minhas palavras até aqui, baixem logo o disco que é de graça, enquanto "The Boar's Nest" não sai. O link é esse (http://www.metalmedia.com.br/yekun/downloads/yekun_liveatkaffeklubben.rar), então, baixem de uma vez, ouçam em alto volume e vejam pais e vizinhos pagodeiros reclamando muito!


Tracklist:

01. Around
02. Faith of Serpents
03. Inside My Headache
04. Compasso Ímpar
05. Psi Ética (Immoleted)
06. The Boar's Nest


Banda:

JP Carvalho – Vocal
André Abreu – Guitarras
Gerson Câmera – Baixo 
Vlad – Bateria

Contatos:

Metal Media (Imprensa)