Contando com grandes bandas do metal nacional e garantindo espaço também para as bandas novas, a quinta edição do festival organizado pela Aneurose já tem data definida. O evento vai rolar no Circuito Alternativo, em Lavras-MG.
Essa iniciativa é motivada pela sustentabilidade do movimento underground, promovendo assim a troca de experiência entre bandas, músicos e público, proporcionando o intercâmbio, ao som de sons matadores.
O cast desta edição conta com Nervochaos, Coldblood, Incurse e Aberratio.
Compareça! Só você pode fortalecer a cena nacional.
Serviço:
Evento: Aneurose Festival 5.
Local: Circuito Alternativo, Lavras-MG.
Data: Domingo, 16/07/17.
Ingressos: Wanger Instrumentos Musicais e Pastelaria Baldoni.
DORSAL ATLÂNTICA, uma das mais renomadas bandas do cenário Heavy Metal brasileiro, está trabalhando em seu novo álbum, intitulado “Canudos”. As gravações tiveram início em junho no estúdio Superfuzz na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
São muitas as novidades deste trabalho, já considerado um divisor de águas na carreira da banda. Musicalmente, “Canudos” parte do movimento Armorial de Ariano Suassuna e dos Afro-Sambas de Baden e Vinícius, a fim de desenvolver um novo estilo musical que funde Hardcore, Metal, Candomblé, Baião, Maracatu, Cantiga de Roda, Música Erudita e Fusion.
Para este trabalho, Carlos Lopes grava com uma nova guitarra desenhada por ele mesmo com afinação alternativa. “Canudos é libertário, orgânico, rítmico, reflexivo, raivoso e refinado”, declarou a banda.
A campanha para financiamento de “Canudos” não chegou ao final, apesar de o disco já estar sendo gravado. O apoiador da campanha terá o seu nome impresso no encarte e receberá o CD em primeira mão. Para participar, acesse https://www.catarse.me/dorsal_canudos
O tracklist de “Canudos” pode ser conferido a seguir:
Mantendo a tradição de reunir bandas autorais no "Conexão Metal", o Manifesto Bar será palco do "THE OLD SCHOOL OF BRAZILIAN METAL", que ocorre no próximo dia 22 de julho (sábado), das 17h às 21h30, trazendo Hicsos (RJ), Vodu (SP), Redentor (RJ) e Takken (SP).
Criada em 1990 e considerada uma instituição do metal do Rio de Janeiro, a banda Hicsos apresentará sua nova formação, que conta com Marco Anvito (vocal e baixo), Celso Rossatto (guitarra), Alexandre Carreiro (guitarra, ex-As Dramatic Homage e Desolatae) e Marcelo Ledd (bateria). Mantendo a pegada thrash/crossover, o grupo, que estreou com a demo "The Face of the Abyss" em 1991, fará um repertório com músicas recentes, como "Death Society", além de faixas dos álbuns "Circle of Violence" (2013), "Technologic Pain" (2007) e "Eatin' Concrete" (2004). Tendo tocado ao lado de D.R.I., Mercyful Fate, Exodus, Anthrax, Destruction, Napalm Death, o grupo prepara atualmente o DVD comemorativo "26 Years of Thrash Violence".
Vodu (Foto: Weber Amendola)
Com a retomada das atividades, o veterano grupo paulistano de heavy metal Vodu vem realizando shows sempre concorridos. No palco, André Góis (vocal), J. Luis "Xinho" Gemignani e Paulo Lanfranchi (guitarras), André "Pomba" Cagni (baixo) e Sergio Facci (bateria), mostram seu poder de fogo não apenas os trinta anos de experiência, mas, principalmente, a nova cara do grupo, que tem em sua discografia álbuns clássicos do metal brasileiro, como "The Final Conflict" (1986) e "Seeds of Destruction" (1987). O repertório trará faixas antigas, como "Let Me Live", "Seeds Of Destruction", "Keep On Fighting", "What’s The Reason?" e "The Final Conflict", além das recentes "The Enemy Inside", "Walking With Fire", "Unblessed", "Say My Name", "Empire Of Demise", "Go To Be Free" e "Voodoo Doll".
Embora o nome Takken seja novo no cenário, o grupo paulistano de thrash metal conta com Regis F. (vocal), Fernando Boccomino (guitarra), Andre Sterzza (baixo) e Billy Houster (bateria), músicos com background e experiência adquirida em trabalhos com bandas como Scars, ChaosFear e Ancesttral. O quarteto conta com três singles lançados – "Die By Your Faith", "Political Genocide" e "Taken By Hate" –, que foram produzidos por Wagner Meirinho e Tiago Assolini no Loud Factory Studios (SP). Nestes, apresentam sua mescla de thrash dos anos 80 com bandas da nova geração, mantendo as características e a identidade adquirida pelos membros da banda ao longo dos anos. As letras abordam temas sobre política, conflitos religiosos, guerras e grandes transformações ocorridas na sociedade.
Da nova geração do metal do Rio de Janeiro, o Redentor pratica um som que mescla stoner, thrash e death metal, tendo referências a nomes como Sepultura, Pantera, Megadeth e Black Sabbath. O trio, formado por Kirk (vocal), Gabriel Fontes (guitarra), Velho (baixo) e Chico Pinheiro (bateria), promove o EP ''Vol.0: Imminent Hate'' (2016), sucessor de "IndEPendent" (2015).
Serviço - The Old School of Brazilian Metal:
Atrações: Hicsos, Vodu, Redentor e Takken
Data/hora: 22 de julho (sábado)
Horário: das 17h às 21h30
Local: Manifesto Bar
Endereço: Rua Iguatemi, 36, Itaim Bibi - São Paulo/SP
Sempre apresentando shows muito acima da média, o CREPTUM é uma das atrações nos palcos por onde passa com seu Black Metal.
Para quem ainda não teve a oportunidade ver o grupo em sua mais recente turnê divulgando o álbum ‘of lies, curses and blood’, alguns vídeos de sua performance ao vivo foram postados no canal do YouTube, X_U_L_I_P_A _ (https://goo.gl/K3aQ3H).
Os vídeos foram registrados durante a apresentação do CREPTUM no 6° Encontro das Artes Negras, que aconteceu no Mineiro Rock Bar, em Osasco, confira:
O álbum ‘of lies, curses and blood’ foi citado como um dos principais lançamentos nacionais do ano passado. Sua versão física foi lançada no Brasil pela Mutilation Records e está disponível para venda com a banda por e-mail ou Facebook. A versão digital também está à venda:
A primeira música retirada do vindouro EP ‘Revolta, Sangue e Ódio – Parte I’ do REVOLTED acaba de ser disponibilizada. Trata-se da faixa ‘Em Nome do Ódio’, que conta com a participação do vocalista da banda WORST, Thiago Monstrinho.
O lançamento está sendo feito em formato de lyric video. O trabalho de edição do material ficou por conta da Cm Filmes (www.facebook.com/CMFilmes1), assista:
‘Revolta, Sangue e Ódio – Parte I’ foi gravado no Estúdio Sete, com mixagem e masterização por Vitor Mancini. A capa é uma arte de Raphael Rodrigues (Periphery).
O material conta com quatro faixas e está previsto para ser lançado em agosto apenas em formato digital. O novo EP marca uma nova fase do REVOLTED, com letras em português e com o novo baterista, Breno.
É neste sábado o show oficial de lançamento de uma dos trabalhos mais aguardados do Death Metal brasileiro este ano: o novo disco do veterano MORTIFER RAGE, ‘Fall Of Gods’.
Claro que para isso o grupo mineiro está preparou um grande evento: um festival com o título de ‘Empire Of Brutality’. O evento acontece no dia 1º de julho, este sábado, na cidade de Belo Horizonte, capital mineira. O local escolhido é a casa de shows A Autêntica, na Savassi.
Além do MORTIFER RAGE, o evento contará com grandes nomes do cenário nacional. Começando pelo lendário AMEN CORNER e os amigos do ANCESTRAL MALEDICTION. Também se apresentam as bandas CRUCIFYTER e PRECEPTOR.
O grupo convoca todos os fãs da Música Extrema nacional que estiverem na região:
"Este será um evento de suma importância para nós e queremos dividi-lo com nosso amigos e fãs. Estamos preparando um show muito especial para o lançamento de ‘Fall Of Gods’, nos vemos no show!"
Sob o título de ‘Fall Of Gods’, o material conta com doze faixas e é o terceiro álbum de estúdio do MORTIFER RAGE. O disco foi gravado no estúdio Maçonaria do Áudio e produzido por André Damien. A arte da capa foi feita por Marlon Lima, da Darkness Art, e o encarte ficou nas mãos de Marco Tulio Alves.
O material já está disponível para venda diretamente com a banda por email e Facebook, pelo selo Impaled Records e nas melhores lojas especializadas do país. Uma amostra de todas as músicas foi liberada, assista:
A faixa também está disponível na nona edição da tradicional coletânea Roadie Metal.
‘Walpurgisnacht’ foi lançado recentemente em formato físico pela renomada gravadora brasileira Shinigami Records. O álbum foi gravado, mixado e masterizado por Nenel Lucena no estúdio Mr. Prog Studio, com arte da capa pela Deafbird Design Lab.
A versão física está à venda com a banda por e-mail e Facebook e diretamente com a Shinigami pelo link: https://goo.gl/DNrUag
Quem preferir, a versão digital também está disponível nas principais plataformas mundiais. Basta visitar a sua de preferência e fazer uma busca pela banda. Ou se preferir, visite um dos links:
Para quem já quiser sentir um gostinho do que vem por aí no disco mais maduro e ambicioso do DARK AVENGER, o grupo acaba de lançar um single em formato de lyric video. A música escolhida é a faixa que batiza o trabalho, ‘The Beloved Bones’, confira:
Todo o conceito de ‘The Beloved Bones: Hell’ foi criado por Mário Linhares e conta com composições do vocalista e também dos guitarristas Glauber Oliveira e Hugo Santiago. Glauber assina a produção gravação e mixagem do disco, que foram realizadas no Asylum Studios, em Brasília/DF. A masterização ficou a cargo de Tony Lindgren e a arte da capa ficou a nas mãos do francês Bernard Bitler.
A banda anunciou também o show de lançamento de ‘The Beloved Bones: Hell’ em São Paulo, confira o serviço:
DARK AVENGER apresenta The Beloved Bones – o show
Bandas convidadas: Primator e Hellarise
Data: 30 de setembro de 2017 – sábado
Local: Clash Club
Endereço: Rua Barra Funda, 969
Hora: 18h (open doors)
Capacidade: 700 lugares
Estrutura: ar-condicionado, acesso para deficientes somente na pista, área para fumantes
Cartões: Visa, Mastercard, Elo, American Express e Dinners
A Matilha SODOMA será um dos nomes a se apresentar na primeira edição do festival Fogueira Profana de Hellcife que, como o nome já entrega, acontece na cidade de Recife.
O evento acontece no dia 15 de julho no Espaço Mundo Novo e conta ainda com as bandas Cadaveric Infection, Gladiator of Death, Evrah e Anfauglith. O festival é uma parceria entre a Hertz Produções e Gardenal Metal Fest.
O show faz parte da divulgação de ‘Mutapestaminação’, novo álbum do SODOMA que conta com nove faixas e foi produzido por Victor Hugo Targino da VH Records. Já arte da capa ficou nas mãos de Rafael Tavares (Chaos Synopsis, Desdominus, Luxuria de Lillith, etc).
A música ‘7Strega’, terceira faixa da obra, acaba de receber um lyric video. O trabalho de edição do vídeo ficou nas mãos do artista Arturo Antony da MAD Studio:
Lembrando que o SODOMA, um dos shows mais elogiados do Metal Extremo nacional, está disponível para shows em todo o território nacional. Produtores, casas de shows, organizadores de evento e interessados em contratar o SODOMA, podem entrar em contato: libertinos666@gmail.com
Em sua última passagem pela cidade de Caratinga/MG, que aconteceu no dia 02/06, a banda goiana de Death Metal ARMUM aproveitou para conceder uma entrevista exclusiva para o programa Heavy Metal Online.
No bate papo, conduzido pelo apresentador Clinger Carlos Teixeira, o grupo falou um pouco sobre seus projetos atuais, bem como a turnê “Brazilian Domain Tour” e os inúmeros shows do primeiro semestre de 2017, problemas no cenário do underground atual e muito mais, assista:
Em paralelo, o ARMUM segue em processo de agendamento de datas para shows em suporte à segunda parte da referida turnê “Brazilian Domain Tour”, que estará tomando proporções internacionais neste segundo semestre. Para mais informações sobre como reservar uma data para qualquer cidade do país, basta entrar em contato através dos e-mails contato@sanguefrioproducoes.com ou armumdeath@gmail.com.
A banda paulista de Death Metal MONSTRATH divulgou recentemente, via Downfall Records, seu mais novo videoclipe.
Contando com uma excelente produção de Ricardo Palomares, o trabalho audiovisual não demorou para chamar a atenção do público especializado, alcançando um número expressivo de visualizações no YouTube em apenas um mês. Confira:
Em paralelo, o MONSTRATH está em processo de agendamento de datas para maior divulgação do single supracitado. Para mais informações sobre como reservar uma data para qualquer cidade do país, basta entrar em contato através dos e-mails contato@sanguefrioproducoes.com ou monstrath@gmail.com.
A banda paulista SILVER MAMMOTH irá intensificar os seus trabalhos, neste mês de junho, do período de pré-venda do seu novo trabalho, intitulado “Silver Mammoth Singles”, em virtude do alto número de cópias já vendidas.
Para garantir o seu exemplar com desconto, acesse:silvermammothband.com(ícone loja). Lá você terá várias formas de pagamento, ou se preferir, envie um e-mail para: contato@silvermammothband.com. Garanta já o seu com desconto.
O referido material será lançado no próximo mês de julho, nos formatos digital e vinil 7”. A produção contou com as assinaturas de Marcelo Izzo e Rafael Agostino.
A arte da capa de “Silver Mammoth Singles” foi composta pelo designer João Duarte, mesmo profissional que assinou a arte da capa de “Mindlomania”, terceiro álbum do SILVER MAMMOTH.
Para mais informações sobre as atividades da banda SILVER MAMMOTH e dos demais clientes da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail contato@msmetalagencybrasil.com.
A banda paulista SILVER MAMMOTH, concedeu uma elucidativa entrevista para a revista Roadie Crew, edição de junho de 2017, onde descreveu em detalhes os principais fatos da sua carreira, tendo como foco o seu novo lançamento “Silver Mammoth Singles”.
Em paralelo, a SILVER MAMMOTH está intensificando os seus trabalhos, neste mês de junho, do período de pré-venda do seu novo disco, intitulado “Silver Mammoth Singles”, em virtude do alto número de cópias já vendidas.
Para garantir o seu exemplar com desconto, acesse:silvermammothband.com (ícone loja). Lá você terá várias formas de pagamento, ou se preferir, envie um e-mail para: contato@silvermammothband.com. Garanta já o seu com desconto.
O referido material será lançado no próximo mês de julho, nos formatos digital e vinil 7”. A produção contou com as assinaturas de Marcelo Izzo e Rafael Agostino.
A arte da capa de “Silver Mammoth Singles” foi composta pelo designer João Duarte, mesmo profissional que assinou a arte da capa de “Mindlomania”, terceiro álbum do SILVER MAMMOTH.
Para mais informações sobre as atividades da banda SILVER MAMMOTH e dos demais clientes da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail contato@msmetalagencybrasil.com.
WARCURSED: confira primeiro capítulo da nova série de vídeos do grupo
A banda paraibana WARCURSED disponibilizou a primeira parte do making of da gravação de “Stages of Death”, que vai contar com três capítulos, os quais vão mostrar alguns detalhes da gravação e entrevistas sobre o conceito do álbum.
O making of é fruto de uma nova parceria com a InCinerado Filmes, que é uma produtora de Campina Grande, Paraíba, e que já trabalhou com a banda anteriormente no videoclipe de "Renegades From Hell".
“Stages of Death”, será lançado no formato físico pela Eternal Hatred Records, ainda no primeiro semestre de 2017, enquanto que a versão digital já se encontra disponível nas principais plataformas online.
BRIGHTSTORM: mudanças na line up do grupo paulista
A banda paulista BRIGHTSTORM anunciou recentemente a entrada do novo baixista Deni Biasoli em sua line up, além do retorno do tecladista Gabriel Bernardes.
Os dois músicos já se encontram integrados aos demais membros da BRIGHTSTORM, ensaiando para os próximos shows da turnê em suporte ao debut “Through The Gates”.
Em paralelo, o grupo lançou o seu novo lyric vídeo, desta feita para a música "Psicostasia", que pode ser conferido ao final desta nota.
BLOODWORK: confira agora o videoclipe de “Your Dildo is a Piece of Leg”
A banda BLOODWORK lançou recentemente, no seu canal oficial no YouTube, o videoclipe da música “Your Dildo is a Piece of Leg”, primeiro extraído do seu vindouro segundo álbum “Feed On The Dead”.
“Feed On The Dead” será lançado no Brasil através da Eternal Hatred Records, com distribuição da Voice Music, no início do segundo semestre de 2017.
THE UNDEAD MANZ: confira lyric vídeo para a música “Only Bad Men”
A banda sulista THE UNDEAD MANZ disponibilizou, no seu canal oficial no YouTube, o seu segundo lyric video para a música “Only Bad Men”, extraído do seu debut álbum “The Rise Of The Undead”.
“The Rise Of The Undead”, foi lançado pela MS Metal Records no primeiro semestre de 2017, com distribuição da Voice Music, que engloba tanto as lojas especializadas, quanto MegaStores.
O referido trabalho também conta com sua versão digital, já distribuída mundialmente através da CD-Baby, para as principais plataformas online.
MISCONDUCTERS: confira entrevista para o site canadense Metal Rules
A banda paulista MISCONDUCTERS, concedeu uma elucidativa entrevista para o site canadense Metal Rules, onde descreveu em detalhes os principais fatos da sua carreira, tendo como foco o seu último álbum “Circadian”.
Em paralelo, a MS Metal Records confirmou para o segundo semestre de 2017, o lançamento do novo álbum da banda MISCONDUCTERS, sucessor do muito bem recebido “Circadian”. O novo álbum se chamará “Pariah”, será distribuído pela Voice Music e contou com direção visual e artística do seu líder e músico Den.
INNER CALL: confirmada em coletâneas na Argentina e na Europa
A banda INNER CALL foi recentemente confirmada na coletânea "Metal Warriors", do site argentino El Bunker Del Metal, que contará com 53 bandas de 17 países.
Em paralelo, a INNER CALL também foi confirmada na quarta coletânea da MS Metal Agency Brasil que sairá na Europa, no próximo mês de julho, nos formatos físico e digital.
Para a concepção e produção da arte gráfica do referido trabalho, foi escalado o designer brasileiro João Duarte, que já trabalhou com alguns dos melhores artistas do Metal mundial.
O material, que terá caráter promocional e que carregará o título de “Renegades from Hell and Earth”, servirá para abastecer o mercado europeu, sendo distribuído para veículos de imprensa, promoters e fãs do Metal brasileiro no velho mundo.
EDUARDO LIRA: confira agora o primeiro single do vindouro álbum "Aftermath"
O segundo álbum do guitarrista carioca EDUARDO LIRA, intitulado “Aftermath”, já conta com um single lançado pelo artista. Trata-se da faixa título, que conta ainda com a presença especial do músico Fabio Carito (Warrel Dane, Confessori, Instincted).
"Aftermath" será lançado no segundo semestre de 2017, novamente através da Alternative Music Records, com distribuição da Voice Music para todo o Brasil.
Em paralelo, EDUARDO LIRA confirmou parceria com uma nova empresa de instrumentos musicais, a WMG Custom Guitars, a qual acabou de lançar a sua nova guitarra E1. O artista também continua o processo de agendamento de datas para seus shows e workshops, em suporte ao referido trabalho.
DISTRITO ZERO: confira vídeo inédito para a música "Névoa"
O baterista da banda paulista DISTRITO ZERO, Filipe Alexandre Lima, lançou recentemente no seu canal no YouTube um vídeo inédito, executando a música "Névoa", extraída do debut álbum do grupo, intitulado "Ninguém fará Por Nós".
Em paralelo, o DISTRITO ZERO se encontra em processo avançado de composição do seu novo trabalho, que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2017, através da MS Metal Records.
PROLE64: bem sucedida na mini turnê no interior da Bahia
A banda baiana PROLE64 realizou uma importante mini turnê no interior da Bahia, no último mês de abril, executando canções do seu debut álbum, além de releituras para grandes clássicos do Rock nacional e internacional.
Em paralelo, a PROLE64 também foi confirmada na quarta coletânea da MS Metal Agency Brasil que sairá na Europa, no próximo mês de julho, nos formatos físico e digital.
Para a concepção e produção da arte gráfica do referido trabalho, foi escalado o designer brasileiro João Duarte, que já trabalhou com alguns dos melhores artistas do Metal mundial.
O material, que terá caráter promocional e que carregará o título de “Renegades from Hell and Earth”, servirá para abastecer o mercado europeu, sendo distribuído para veículos de imprensa, promoters e fãs do Metal brasileiro no velho mundo.
IGNITED: disponibilizado vídeo inédito do atual line up da banda
A banda IGNITED disponibilizou um vídeo inédito, para a música “Ignition”, que fará parte do seu vindouro trabalho de estreia.
Em paralelo, a IGNITED continua o processo de gravação do EP “Ignition”. O material contará inicialmente com formato digital, a ser distribuído mundialmente através da CD-Baby. A sua versão física está em negociação com a MS Metal Records, atual gravadora do quarteto no Brasil.
Para mais informações sobre as atividades das bandas acima e dos demais clientes da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail contato@msmetalagencybrasil.com.
On 06/27/2017, the founding member and guitarist from Brazilian Death Metal act HEADHUNTER D.C. left the band due personal issues.
Below, Paulo's statement:
"I came across this statement to inform all of you that I’m leaving the band HEADHUNTER D.C., founded by me in May 1987. It was really very hard for me to take such a decision, but there comes a time when it is no longer possible to manage so many things in our lives. I live far from the capital where the band lives in, work as a teacher, municipal and state, in full time, and I've been unable, since a long time now, to conciliate my work with all the band’s activities.
I will always be present alongside the great HEADHUNTER D.C. in its immaculate and arduous trajectory as I’ve always done over these 30 years of career, a band that NEVER, EVER gave up to the fashions and further trends that have unfortunately infested the Heavy Metal scene along the years. Headhunter D.C., in these 30 years of solid career, has always fought for the true and pure Death Metal and will continue to fight until the end.
I hope, just like you, HEADHUNTER D.C. fans, that the band live another 30 years to keep on spreading Death Metal in its purest form through the four corners of "earth and hell" truthfully and honestly, as it has always done.
Anyway, thank you very much to all who have been following Headhunter Death Cult throughout these three uninterrupted decades of existence. Keep on supporting the true Death Metal Underground!
Death Metal Rules Forever... HEADHUNTER D.C. Rules Forever... 666... !!!
No dia 27/16/2017, o guitarrista Paulo Lisboa, um dos fundadores do HEADHUNTER D.C., conhecido no underground brasileiro, comunicou sua saída do grupo.
Leia abaixo a declaração do mesmo.
"Venho através deste comunicado informar minha saída da banda HEADHUNTER D.C., fundada por mim em maio de 1987. Foi realmente muito difícil para mim tomar tal decisão, mas chega uma hora que não dá mais como gerenciar tantas coisas em nossas vidas. Eu moro longe da capital onde a banda reside, trabalho como professor, municipal e estadual, em tempo integral, e não tenho mais como equacionar o meu trabalho com as atividades da banda.
Sempre vou estar presente ao lado do grande HEADHUNTER D.C. em sua imaculada e árdua trajetória, assim como sempre estive ao longo desses 30 anos de carreira, sem NUNCA, JAMAIS ter se rendido aos modismos e demais tendências que, infelizmente, têm infestado o Heavy Metal ao longo dos anos. O HEADHUNTER D.C., nestes 30 anos de sólida carreira, sempre lutou em prol do verdadeiro e puro Death Metal, e assim continuará a lutar até o fim.
Espero então, assim como vocês, fãs do HEADHUNTER D.C., que a banda viva mais 30 anos para continuar disseminando o Metal da Morte nos quatro cantos da “terra e do inferno” de forma verdadeira e honesta, como sempre o fez.
Enfim, muito obrigado a todos que têm acompanhado o Headhunter Death Cult ao longo destas três décadas ininterruptas de existência. Continuem apoiando o verdadeiro Death Metal Underground Nacional.
Death Metal Rules Forever... Headhunter D.C. Rules Forever… 666… !!!
O Punk Rock sempre rendeu bons frutos no Brasil. Mesmo sendo
um movimento musical que entrou no Brasil por São Paulo, entre o final dos 70 e
início dos 80, hoje em dia, ele está presente por todo país, sempre nos
rendendo bons nomes, e algumas revelações de primeira. E um grupo que começa a
despontar é o DIPLOMATAS, do Rio de Janeiro, que chega com seu primeiro
trabalho gravado, seu primeiro Demo digital.
Energia, melodias simples de gravar, mas sempre com aquela
dose de fúria salutar alinhada as belas linhas melódicas e estruturas
harmônicas do grupo. Mas embora os elementos que componham as músicas do grupo
estejam longe de ser algo inovador, a proposta da banda é honesta e cheia de
personalidade.
Trocando em miúdos: é bom pra cacete!
A produção foi feita por Gringo Herrera, com tudo gravado no
Estúdio GH (RJ), sob a tutela de Mr. Ed, e mixado e masterizado por Fabio
Garcia. E é incrível como a banda consegue soar limpa e clara, mas mesmo assim,
com aquela agressividade raiz intensa e prazerosa. Aliás, toda a timbragem é de
primeira, deixando os instrumentos soando de forma artesanal, mas sem que se
percam os detalhes de cada canção. A capa, como fica claro, são citações às
caveiras mexicanas que conhecemos do feriado do “Dia de Muertos”, e ficou muito
legal.
Raivoso, mas com toda essa fúria emoldurada por melodias bem
feitas, o trabalho do DIPLOMATAS é muito bem feito, merecendo aplausos pelos
belos arranjos. É tudo muito espontâneo, vindo do coração, coisa de quem gosta
do que faz. E a criatividade deles é tão sem fronteiras que existe a presença
de trompetes, tocados por Victor Leal, dando aquele toque de Ska/Reggae e Jazz bem
interessante ao trabalho.
As sete composições do Demo são ótimas, mas destacamos
algumas para o ouvinte ter uma guia (depois, ouça todas):
“La Santa Muerte” - Uma pedrada seca e melodiosa no meio dos
cornos de qualquer um, com um jeitão mezzo RAMONES, mezzo Califórnia de
primeira, com vocais de primeira, arranjos de guitarras ótimos e passagens de
trompetes. E que refrão grudento!
“Peixes” - Está aqui é um pouco mais acessível e com certo
toque de Rock’n’Roll melodioso, sente-se uma energia intensa e capaz de
destruir conceitos formados erroneamente sobre o que seria o Punk Rock. Reparem
nos ótimos backing vocals e solo de guitarra.
“Anti Social” - Agressiva e dura, se repararem nos solos e
riffs, saberão de onde nasceram certas características do Thrash Metal. Aliás,
é bom ressaltar que mesmo mais reta, a cozinha rítmica está muito boa.
“Play” - Outra em que a dose de acessibilidade musical é
alta, mas reparem como essa levada não muito rápida empolga e envolve o
ouvinte. É questão de tempo até estarem cantando junto com a banda.
“Quem Jogou a Bomba Aqui?” - Pronto, eles resolveram usar a
boa e velha velocidade para deixar os queixos de todos caídos no chão, criando
o devido clima para um slamdancing insano. Haja pescoços!
No mais, o grupo vem para se mostrar uma ótima revelação da
cena Punk Rock carioca.
No fundo do coração de todos nós, existe algo de pagão, algo
ancestral e que nos une aos nossos ancestrais que há muito partiram. Este é o
motivo de que regras e cultos, ensinos e filosofias, não conseguem destruir o
fascínio que o passado exerce sobre cada um. Muitos possuem ligações com as
formas de paganismo europeias (em especial a nórdica), outros com os indígenas
da América, outros tanto com o paganismo africano, enfim, sempre há traços
fortes do paganismo, e alguma de suas manifestações irá seduzir você. E isso
acaba sendo trazido para o Pagan/Folk Metal e suas manifestações, sejam
estrangeiras ou nacionais, e é a principal motivação do estilo atrair tantos e
tantos fãs. E pelo que se ouve em “Runaljod - Ragnarok”, terceiro álbum do grupo
norueguês WARDRUNA, de Bergen, vocês serão seduzidos pelo trabalho deles. E o
melhor de tudo: ele ganhou uma versão nacional graças aos esforços da Heavy
Metal Rock.
Antes de tudo, não esperem do WARDRUNA algo pesado e
agressivo. Não, o enfoque da banda não é na velha fórmula guitarra + baixo +
bateria. Aqui, usa-se um insight mais atmosférico e climático, voltado para o
uso de instrumentos tradicionais da música Folk como harpas, chifres, flautas e
outros. Mas longe de outros grupos, o trabalho do grupo nada tem alegre ou
festivo, sendo mais introspectivo e, em certos momentos, soturno. Uma boa
denominação seria Ambient/Folk, baseado em vocais pagãos, orquestrações e
ambientações densas, baseados em instrumentos não muito convencionais. Mas é
justamente este experimentalismo que lhe concede personalidade e vida bem
particulares.
Verdade seja dita: a produção de “Runaljod - Ragnarok” não é
simplória, e demandou muito esforço. O trabalho Einar “Kvitrafn” Selvik na
produção, gravação engenharia sonora e mixagem não foi simples, mas ele
conseguiu uma aura mística e uma sonoridade atmosférica incríveis, tendo o
acabamento dado pela masterização de Tony Lindgren. Desta forma, a qualidade
sonora do disco é ótima, nos permitindo entender e absorver tudo que há de
melhor na música do grupo.
A arte gráfica em si é linda, e merece aplausos.
Fora a runa da capa, no encarte temos fotos, letras e todos
os detalhes técnicos do CD. Mas como a banda canta em sua língua natal, ainda
temos a gentileza das letras traduzidas para o inglês, o que permite que um
público mais amplo possa compreender os temas tratados pelo grupo. Ainda se
encontram explicações sobre runas, e mesmo sobre o teor lírico, já que “Runaljod
- Ragnarok” encerra uma trilogia criada pelo grupo (antecedido por “Runaljod - Gap
Var Ginnunga” de 2009, e “Runaljod - Yggdrasil” de 2013).
Sinuoso, denso e atmosférico, os detalhes de “Runaljod -
Ragnarok” vão sendo absorvidos por nossos sentidos de forma bem gradual, pois é
bem rico e expressivo aos nossos sentidos. Além disso, é uma ótima opção quando
nossos ouvidos estão um pouco cansados de só Metal e Rock.
Chega a ser um ato de suma covardia destacar uma ou outra
faixa do disco. Mas apenas como referência aos fãs, indicamos as seguintes:
“Tyr” - Grandiosa e cheia de partes envolventes com vocais
altamente viciantes, fora a presença de baterias tribais e chifres sendo
soprados. As melodias evitam a complexidade “dândi”, e por isso, nos evolve.
“UruR” - Usando sua duração longa (mais de 10 minutos de música),
a banda vai nos ganhando pouco a pouco devido aos muitos arranjos musicais e às
mudanças de atmosferas. É algo diferente, surpreendente e, além disso,
maravilhoso.
“Isa” - Esta é cheia de lindas partes de vocais femininos
estilizados contrastando com vocais masculinos, mais o uso de percussões de
gelo, em uma aura pagã/Folk. Não chega a ser complexa, e por isso, é muito
envolvente.
“MannaR - Drivande” - Uma instrumental rica em detalhes
muito bem feitos, em partes de instrumentos de sopro ótimos. A aura introspectiva
e densa é apaixonante, e nos embala.
“MannaR - Liv” - Grandiosa, esta é preenchida de belíssimos
vocais e arranjos de cordas fenomenais, fora as percussões estarem lindas.
“Raido” - Outra que é valorizada pelo contraste de vocais
masculinos e femininos, que se complementam e vão sendo feitos sobre belíssimos
arranjos de cordas e percussões.
“Odal” - Como o grupo sabe usar bem os vocais e as partes
percussivas, além de flautas e adornos de cordas e flautas de primeira. É uma
canção focada mais em belíssimas linhas melódicas.
“Runaljod” - Justamente por ser a faixa que fecha o disco,
se espera algo apoteótico. E é isso que se encontra com muito uso de sopros e ótimas
partes percussivas, além de vocais em tons mais sombrios, criando uma
ambientação melancólica e densa.
No mais, o WARDRUNA mostra seu valor, e “Runaljod - Ragnarok”
se torna uma peça indispensável na coleção dos fãs de Folk/Pagan Music. Sim, não
falo apenas as vertentes voltadas ao Rock ou ao Metal, mas para todos os fãs de
boa música.