24 de fev. de 2016

BASTTARDOS - O Último Expresso (EP)


2016
Independente 
Nacional

Nota 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia

Destaques: "Basttardos", "Licor de Cereja", "Despertar do Parto", "Exilados".


Para quem ainda não sabe, nos anos 70, o saudoso MOTORHEAD deveria se chamar "bastard", mais o empresário da banda convenceu Lemmy a voltar atrás na idéia. E nesta época chata, em que impera o bom mocismo, é gratificante encontrar um bando de verdadeiros Bad Boys do Rock'n'Roll como o trio carioca BASTTARDOS, dispostos a encher nossos ouvidos de música de primeira com seu novo trabalho, o EP "O Último Expresso".

Em relação ao trabalho anterior, o EP "Dois Contra o Mundo", a banda se encontra mais coesa, mais pesada, ainda mantendo aquela mistura de elementos acessíveis com uma musicalidade de ótimo gosto, mais a espontaneidade em alta. E mesmo usando de uma técnica mais simples, continuam esbanjando personalidade e melodias. E em "O Último Expresso", abanda galgou mais um degrau em termos de qualidade, pois em tudo houve melhorias bem claras aos ouvidos.

Basttardos
Em termos de qualidade sonora, a produção de Alex Campos está em excelente nível de qualidade. Os timbres de todos os instrumentos estão bem melhores, sejam nos momentos mais calmos ou nos mais distorcidos, além de se conseguir ouvir todos os instrumentos com clareza. E a parte gráfica, então, melhorou muito, com uma locomotiva na cama, talvez uma alusão à sua música, que de tão poderosa, não pode ser contida.

Se a banda melhorous bastante qualidade musical e de produção sonora e visual, obviamente o lado dos arranjos também tiveram uma melhoria bem sensível. Novamente, sem perder o lado espontâneo e visceral de seu estilo, o grupo deu um "up" muito grande nesse quesito, com tudo se encaixando no devido lugar muito justo, sem folgas ou apertos.

E segurem-se nas cadeiras, pois o disco é viciante!

Basttardos - E começa o vício! Esta é uma música vibrante e cheia de energia, com andamento em levada mediana. Mas os timbres mais abrasivos evidenciam o lado mais ríspido da música do trio, sem que as melodias sejam perdidas. E tomem saraivadas de riffs de primeira!

Licor de Cereja - Seguindo a mesma linha da anterior, apenas com o andamento um pouco mais direto, expondo um lado técnico um pouco mais simples e resultando em uma música mais crua, mais bruta. Mas ainda assim, é uma faixa bem grudenta, com excelente trabalho de vocais e toques de Southern Rock perfeitos. 

Despertar do Parto - Uma semi-balada introspectiva e soturna, exaltando o lado mais melodioso e acessível do trabalho do trio. E que refrão ótimo, onde a canção ganha peso, mas sem deixar de ter melodias. Podemos dizer que é a canção de maior alcance melodioso, e assim, aquela mais acessível ao grande público. E justamente nela que baixo e bateria se sobressaem.

Exilados - Podemos dizer que é onde a banda consegue fundir o lado mais sujo e bruto de sua música com elementos mais comerciais, e se dá muito bem. Isso sem mencionar que a banda carrega uns toques modernos que encaixaram como uma luva em sua proposta. E como os vocais ficaram versáteis.

Terceiro Elemento - Momentos mais suaves de violão começam a canção, mas logo riffs mais fortes dão as caras. Mais uma vez, modernidade e peso dão as mãos, sem abrir mão dos preciosos toques de melodias. E o trabalho da cozinha ritmica está de primeira.

O trio se saiu muito bem em "O Último Expresso", mas já está na hora de pensarem em um álbum deles. 

A banda merece, e nós também!

LET YOURSELF BE BASTARDIZED!!






Músicas:

01. Basttardos
02. Licor de Cereja
03. Despertar do Parto
04. Exilados
05. Terceiro Elemento


Banda:

Alex Campos - Vocais, guitarras, violão
Terceiro Elemento - Baixo
Bernardo Martins - Bateria 


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):