2016
Independente
Nacional
Nota 9,0/10,0
Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia
Destaques: "Basttardos", "Licor de Cereja", "Despertar do Parto", "Exilados".
Para quem ainda não sabe, nos anos 70, o saudoso MOTORHEAD deveria se chamar "bastard", mais o empresário da banda convenceu Lemmy a voltar atrás na idéia. E nesta época chata, em que impera o bom mocismo, é gratificante encontrar um bando de verdadeiros Bad Boys do Rock'n'Roll como o trio carioca BASTTARDOS, dispostos a encher nossos ouvidos de música de primeira com seu novo trabalho, o EP "O Último Expresso".
Em relação ao trabalho anterior, o EP "Dois Contra o Mundo", a banda se encontra mais coesa, mais pesada, ainda mantendo aquela mistura de elementos acessíveis com uma musicalidade de ótimo gosto, mais a espontaneidade em alta. E mesmo usando de uma técnica mais simples, continuam esbanjando personalidade e melodias. E em "O Último Expresso", abanda galgou mais um degrau em termos de qualidade, pois em tudo houve melhorias bem claras aos ouvidos.
Basttardos |
Se a banda melhorous bastante qualidade musical e de produção sonora e visual, obviamente o lado dos arranjos também tiveram uma melhoria bem sensível. Novamente, sem perder o lado espontâneo e visceral de seu estilo, o grupo deu um "up" muito grande nesse quesito, com tudo se encaixando no devido lugar muito justo, sem folgas ou apertos.
E segurem-se nas cadeiras, pois o disco é viciante!
Basttardos - E começa o vício! Esta é uma música vibrante e cheia de energia, com andamento em levada mediana. Mas os timbres mais abrasivos evidenciam o lado mais ríspido da música do trio, sem que as melodias sejam perdidas. E tomem saraivadas de riffs de primeira!
Licor de Cereja - Seguindo a mesma linha da anterior, apenas com o andamento um pouco mais direto, expondo um lado técnico um pouco mais simples e resultando em uma música mais crua, mais bruta. Mas ainda assim, é uma faixa bem grudenta, com excelente trabalho de vocais e toques de Southern Rock perfeitos.
Despertar do Parto - Uma semi-balada introspectiva e soturna, exaltando o lado mais melodioso e acessível do trabalho do trio. E que refrão ótimo, onde a canção ganha peso, mas sem deixar de ter melodias. Podemos dizer que é a canção de maior alcance melodioso, e assim, aquela mais acessível ao grande público. E justamente nela que baixo e bateria se sobressaem.
Exilados - Podemos dizer que é onde a banda consegue fundir o lado mais sujo e bruto de sua música com elementos mais comerciais, e se dá muito bem. Isso sem mencionar que a banda carrega uns toques modernos que encaixaram como uma luva em sua proposta. E como os vocais ficaram versáteis.
Terceiro Elemento - Momentos mais suaves de violão começam a canção, mas logo riffs mais fortes dão as caras. Mais uma vez, modernidade e peso dão as mãos, sem abrir mão dos preciosos toques de melodias. E o trabalho da cozinha ritmica está de primeira.
O trio se saiu muito bem em "O Último Expresso", mas já está na hora de pensarem em um álbum deles.
A banda merece, e nós também!
LET YOURSELF BE BASTARDIZED!!
Músicas:
01. Basttardos
02. Licor de Cereja
03. Despertar do Parto
04. Exilados
05. Terceiro Elemento
Banda:
Alex Campos - Vocais, guitarras, violão
Terceiro Elemento - Baixo
Bernardo Martins - Bateria
Contatos: