6 de out. de 2015

ALEXANDRE DE ORIO: de Monteverdi ao Metallica





O músico ALEXANDRE DE ORIO, autor do livro Metal Brasileiro, guitarrista do Quarteto de Guitarras Kroma, publicou um artigo muito interessante que trata de um campo da música chamado ‘Harmonia’.

O que mais chama a atenção neste estudo é que através de um pequeno tópico dentro dessa área conhecido como “Cadência Frígia”. O músico mostra perpassando desde aproximadamente do final do século XVI ao XXI, e exemplificando em diversos gêneros e estilos musicais.

Orio escreve sobre o som peculiar dessa cadência, que é uma sonoridade muito comum e marcante até nos dias de hoje. É possível ver e escutar exemplos musicais de compositores importantes na história da música como Monteverdi, Bach, Beethoven até bandas como Metallica, Black Sabbath, The Police, Dire Straits etc.

Alexandre comenta:

“Em tempos de grande especialização das áreas, esse pequeno artigo traz um elo entre gêneros completamente distintos, assim como o mundo da música erudita/clássica e o mundo da música popular. Obviamente, podemos enxergar diferenças composicionais e perceber diferenças entre conceitos de simplicidade e complexidade sem entrar no mérito do ‘julgamento de valor qualitativo’, mas considerando que cada gênero tem sua estética.”

Para os guitarristas, no final do artigo há um ótimo estudo de arpejos sobre a cadência.


Instagram: @alexandredeorio



Fonte: Metal Media
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):