3 de jun. de 2015

Finita – Voices from Sanatorium (CD)

Independente
Nota 8,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



Após uma grande explosão do chamado Metal Sinfônico na primeira metade da década passada, o gênero voltou ao underground. Óbvio que isso não significa que boas bandas não possam mais surgir nessa vertente. Não há proibições nesse aspecto, e de vez em quando, algumas bandas muito boas surgem nessa linha, como a banda FINITA, um quinteto que vem de Santa Maria, tradicional cidade roqueira no RS, e chega com seu primeiro trabalho, “Voices from Sanatorium”.

O diferencial da banda é que, mesmo usando um enfoque que mistura Sinfônico com Gothic Metal, temos o uso de vocais femininos ora mais macios, ora mais fortes e mesmo guturais, fora a inclusão de passagens de gêneros que não fazem parte do Metal (como o trecho de música espanhola em “Origin Lost”). A banda mostra-se que possui muito a dar ao cenário nacional, mas mesmo assim, já mostra um nível de qualidade muito bom, com vocais ótimos e diversificados, um trabalho de guitarras de cair o queixo (como bases e solos ótimos), baixo e bateria com equilíbrio entre técnica e peso, e teclados criando boas passagens e dando um toque de requinte ao disco. E o resultado é muito positivo.

Finita
A qualidade da gravação é boa, mas deixa um pouco a desejar em alguns pontos. Ela soa abafada e seca demais, mas lembremos que o quinteto bancou tudo. Óbvio que isso não chega a atrapalhar a compreensão do que eles fazem, apenas poderia ser melhor.

Boa dinâmica de andamentos, trabalho instrumental bem feito, o FINITA mostra bastante talento. E o talento latente da banda fica evidente em canções como “Blind Greed” (ver o contraste ente os vocais operísticos e guturais é ótimo, fora um trabalho de guitarras muito bom), a mais energética e um pouco mais agressiva “The Other Face” (outra com ótimas guitarras, fora a alternância de momentos pesados com outros mais suaves), a mais melodiosa e bela “Perspective”, e a técnica e pesada “Voices from Sanatorium” (um show de baixo e bateria, com belo acompanhamento dos teclados, guiando bem a canção).

Como dito acima, o FINITA pode render ainda mais, pois tem muito potencial. Mas “Voices from Sanatorium” é uma estréia muito boa, e pode ser baixado gratuitamente aqui, pois foi liberado pela banda.



Músicas:

1. Blind Greed
2. The Other Face
3. Origin Lost
4. Perspective
5. Awake
6. Voices from Sanatorium
7. Beyond the Mist
8. Vazio


Banda:

Luana – Vocais 
Portela – Guitarras
Allison – Baixo
Guilherme – Teclados 
Splinter – Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):