3 de jun. de 2015

Armored Saint – Win Hands Down (CD)

Importado
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



A cena dos EUA no início dos anos 80 deu origem a muitas bandas que, hoje, mesmo sem terem todos os holofotes voltados a eles, continuam fazendo trabalhos excelentes. E estamos falando de uma cena em que os titãs Norte Americanos andam muito mal das pernas, alguns até se distanciando do Metal. E um nome que merece muito mais exposição é o dos veteranos do ARMORED SAINT, banda de Los Angeles (CA), que enfim retoma a artilharia pesada com o perfeito e maravilhoso “Win Hands Down”, recém lançado.

O quinteto é uma banda clássica, fazendo aquilo que muitos chamam de “American Heavy Metal”, ou seja, o bom e velho Metal tradicional com um enfoque um pouquinho mais agressivo que o seu irmão bretão, mas cheio de melodias e técnica (duas características marcantes da escola Norte-Americana do Metal), embora certo toque de modernidade esteja presente. Os “Saints” enfrentaram enormes desafios nesses muitos anos de carreira, e apesar das muitas dificuldades que enfrentaram, dos dois hiatos 1992-1999 e 2003-2006, continuam na luta. John Bush é um dos melhores (se não for o melhor) vocalista americano em atividade, com uma voz bem pessoal e um estilo inconfundível, fora uma interpretação perfeita e uma dicção clara. A dupla de guitarras de Phil Sandoval e Jeff Duncan é uma autêntica muralha de riffs poderosos, solos melodiosos bem caprichados, e ótimos duetos à lá MAIDEN/PRIEST. Joe Vera continua com seu estilo técnico e pesado de tocar baixo, com vários momentos brilhantes. E Gonzo Sandoval mantém a mesma pegada pesada de sempre, formando com Joe uma cozinha rítmica pesada e azeda, guiando os andamentos do grupo muito bem. E esses cinco “Santos” mostram a diferença entre um puro-sangue do Metal anos 80 e aqueles que apenas clonam a época, e que não possuem alma. É ouvir e perceber a diferença, que é gritante.

Produzido por Joey Vera e mixado por Jay Ruston (que já fez trabalhos para ANTHRAX, STEEL PANTHER, STONE SOUR, entre outros), não há o que falar além de: claro e pesado. Tudo em seus devidos lugares, timbres perfeitos. A capa, um trabalho fotográfico incrível, que possui um mini documentário no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=pl0gOQx3cTo), ficou ótima, expondo bem a idéia do título.

Armored Saint
Falar do lado musical dos Santos de Armadura nunca é difícil, mas muito menos é simples: as composições são fortes, pesadas, com belas linhas melódicas, soando como um todo (apesar do nível técnico do grupo ser ótimo), com arranjos refinados, mas em nada deixamos de sentir que a pregação desse Santo do Metal deixa de ser espontânea. O CD ainda tem as participações de Eric Ragno no piano e teclados, e Pearl Aday nos vocais em “With a Full Head of Steam”. Assim, a mensagem deles é simples: We’re Metal, then, BANG YOUR FUCKING HEAD!

Gonzo, Phil, Jeff e Joe já dão as cartas do jogo no noise que dá partida à “Win Hands Down”, faixa do vídeo de divulgação, que é pesada e melodiosa nas medidas certas, com belíssimos vocais de John (quanto mais velho, mais ele canta! A diversidade de tons dele é fantástica), e guitarras perfeitas (solos, duetos, bases, tudo muito bem feito). Em “Mess”, o andamento não é tão rápido, mas pesado, trabalhado e intenso, mostrando que Gonzo e Joe se entendem perfeitamente (e vejam que a técnica de ambos é ótima), fora um refrão muito empolgante. Um pouco mais melodiosa e com pegada moderna é “An Exercise in Debauchery”, mas sem perder a força do estilo do quinteto (reparem o jeitão clássico das guitarras, com solos ótimos). Mostrando um lado mais climático, intenso e refinado, temos “Muscle Memory”, alternando momentos mais melodiosos e etéreos com outros mais pesados, dando destaque aos vocais. Outra pedrada intensa é “That Was Then, Way Back When”, com refrão e backing vocals ótimos, em um andamento sinuoso e recheado de guitarras abrasivas (Phil a Jeff realmente podem ser considerados uma das melhores duplas de guitarras atualmente), mais a presença de certa aura moderna. Também com uma pegada um pouco atualizada, mas cheia de elementos do Hard’n’Heavy clássico, temos “With a Head Full of Steam”, faixa vibrante e com um trabalho de baixo perfeito e bem evidente. Entremeada por momentos pesados e brutos com algo mais introspectivo (e reparem como a voz de John se sai bem em momentos mais amenos, com um belo trabalho de violão), tempos “In An Instant”, cheia de solos com muito feeling e andamento instigante. “Dive” é mais soturna, com bela presença de piano e teclados, uma linda balada, mais comercial, mas perfeita, espontânea e elegante. Em “Up Yours”, que encerra o CD, temos outra canção muito intensa e pesada, mas com belas melodias nas guitarras, muito peso na base rítmica, vocais muito versáteis e grandes backing vocals. 

Se você é daqueles que acha que o grupo nunca igualaria “Symbol of Salvation”, de 1991, é bom rever seus conceitos, pois “Win Hands Down” chegou para derrubar esta idéia saudosista sem nexo, além de tomar para si um lugar entre os melhores discos do ano.

SAINTS WILL ALWAYS CONQUER!



Músicas:

1. Win Hands Down
2. Mess
3. An Exercise in Debauchery
4. Muscle Memory
5. That Was Then, Way Back When 
6. With a Head Full of Steam 
7. In an Instant 
8. Dive
9. Up Yours


Banda:

John Bush – Vocais 
Phil Sandoval – Guitarras 
Jeff Duncan – Guitarras 
Joe Vera – Baixo 
Gonzo Sandoval – Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):