25 de fev. de 2015

Addicted to Pain – Queen of All Lies (EP)

Independente
Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



O Metal brasileiro anda em um momento histórico muito interessante: ao mesmo tempo em que uma enormidade de bandas busca fazer algo com fortes referências no passado, nomes fortes andam surgindo e criando um Metal mais moderno, preparados para encarar o futuro que chega com passos fortes, rejeitando qualquer denominação que seja. Bandas como SHADOWSIDE e ZALTANA são bandas com um som forte e moderno. Elas cria e estão se preparando para vôos altos, mas mais um nome forte se junta a essa turma: o do quarteto ADDICTED TO PAIN, de São Paulo, que nos brinda com seu primeiro e ótimo trabalho, o EP “Queen of All Lies”.

É fato que o grupo mostra um trabalho com peso e agressividade vindos do Metal tradicional mais moderno bem claros, mas com melodias evidentes e refrões muito empolgantes, elementos esses advindos do Hard Rock clássico. Temos um trabalho vocal muito bom o tempo todo, muito bem encaixado na base instrumental, com João Paulo sabendo postar sua voz melodiosa e macia muito bem. Thiago nas guitarras mostra riffs dinâmicos e solos inspirados, mas sem exagerar na técnica (talvez sua maior virtude em todo o EP). O baixo de Fábio é bem evidente, mostrando-se firme na base, mas sabendo criar momentos em que sua técnica sobressai (mas sem destoar ou deixar buracos), e Marcus na bateria não só conduz bem os andamentos, mas tem uma pegada bem pesada e com bom nível técnico. E fundindo tudo isso, é uma música agradável, pesada e bem diferenciada.

Com produção de Brendan Duffay e Adriano Daga na produção, mixagem e masterização, não é de se estranhar a sonoridade perfeita, mantendo peso e clareza durante todo o tempo. Cada instrumento e arranjo estão bem claros aos ouvidos. E a arte é de Gustavo Sazes, mais um belo trabalho visual, embora não seja extremamente complexo.

Addicted to Pain
O grande diferencial no quarteto vem da experiência de músicos (Thiago é do SEVENTH SEAL e ainda toca nas tours de Warrel Dane, assim como Fábio e Marcus. Fábio toca no SHADOWSIDE, no SUPREMA e no INSTINCTED. E Marcus já passou pelo THRAM e SKIN CULTURE. João Paulo já passou pelo mato-grossense MANTRIS como tecladista), logo, não é de se espantar que sua música soe tão madura, bem arranjada e bem feita em seu primeiro trabalho. E não falamos na participação de Júnior Carelli nos teclados em “The Kings Never Die”.

O EP já abre com a azeda e ganchuda “The Kings Never Dies”, com belos arranjos de guitarra, vocais melodiosos excelentes e um refrão que gruda nos ouvidos e não sai mais. Já na intimista “Streets of Forgotten Dreams” temos uma canção mais melodiosa, ótimos solos de guitarra e com um trabalho ótimo na bateria. Mais pesada e com pegada de Metal tradicional é “Queen of All Lies”, outra com um refrão pegajoso ótimo e o baixo bem evidente, com peso e guiando bem a música. Fechando, outro peso-pesado em “Angel in My Mind”, com toques de alguns efeitos eletrônicos bem discretos que não chegam a obliterar o peso e melodia, onde mais uma vez os vocais se destacam bastante, seja nos momentos solo ou nos corais, fora baixo e bateria estarem dando um show na base rítmica, e mais uma vez, solos e riffs excelentes.

Esse EP mostra uma banda que já nasceu grande, com um trabalho relevante, e que tem um ponto fraco: ser curto.

Sim, já que quanto mais se ouve o ADDICTED TO PAIN, mas se quer ouvir, e é um vício ótimo!



Músicas:

01. The Kings Never Die 
02. Street of Forgotten Dreams 
03. Queen of All Lies 
04. Angel in My Mind


Banda:

João Paulo Pretti – Vocais 
Thiago Oliveira – Guitarras 
Fábio Carito – Baixo 
Marcus Dotta – Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):