23 de jul. de 2014

Liar Symphony: vocalista desvenda detalhes da capa de 'Before the End'


Nuno Monteiro, vocalista do LIAR SYMPHONY, apresenta em primeira mão a capa de "Before the End", o mais novo álbum de estúdio do grupo e que está prestes a ser lançado. Quem assina a arte é o próprio Nuno: "Eu usei como base uma imagem do artista paulistano Darcio Nunciatelli (darcionunciatelli.com), e fiz a finalização da capa e todo encarte tendo como conceito a temática e o próprio título do álbum."

"Before the End" teve um envolvimento muito grande por parte de todo grupo. Enquanto o guitarrista Pedro Esteves concluía a mixagem do CD, produzido por ele, Nuno dava os últimos retoques na produção gráfica: "Fiz um trabalho de pesquisa do significado dos elementos que eu queria traduzir na arte da capa, e nenhum está ali por acaso. O título 'Before the End' soa para nós um recomeço, e acho que os detalhes da capa criam essa sintonia com o álbum", conclui o frontman.

Para entender melhor as associações adotadas pelo vocalista (e designer) Nuno Monteiro, confira o significado dos elementos que compõem a capa de "Before the End", o quinto trabalho de estúdio da banda:

Cor VERMELHA na ilustração
Existem vários significados associados ao tom avermelhado na ilustração da capa. Todos eles têm a ver com o momento atual da banda e nos sentimentos das músicas. Significa paixão, energia e excitação. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, cor do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo e representa os sentimentos de amor e paixão. Vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo. Está também associada ao espírito revolucionário. Estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima. Glamour, requinte inquietação, nervosismo e confusão.

TRILHO acabando no mar
Significa fim da linha, fim de um caminho ou de um ciclo.

MAR avançando sobre a estrada de ferro
Fim da vida como conhecemos, fim de um lugar, um meio sobrepondo o outro.

Homem ao lado do relógio
Está à espera do transporte (um trem) que o levará para algum lugar, neste caso, outro mundo, a morte. Uma alusão a “Caronte”. Na mitologia grega, Caronte é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém-mortos, sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Neste caso o “Trem” seria a barca.

Relógio
Indica a hora que este trem virá, no caso sem os ponteiros indica que nunca sabemos qual é a hora da nossa passagem.

Tochas fincadas na areia
Símbolo de iluminação, purificação pelo fogo, clareia a travessia dos infernos, ilumina as trevas e os caminhos da iniciação. 

Para quem pensava que simbologia na arte de capa era algo restrito ao mundo do Rock Progressivo, o LIAR SYMPHONY quebra mais um paradigma do Heavy Metal e apresenta algo totalmente diferente de seus trabalhos anteriores. E a inovação não ficou só na arte da capa, mas na sonoridade de "Before the End". 

LIAR SYMPHONY fará sua volta aos palcos no "VI Cachoeira Rock Fest", que será realizado no dia 9 de agosto (sábado), na cidade de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.

Sites relacionados:



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):