19 de nov. de 2013

Dark Avenger - Tales of Avalon: The Lament (CD)

Rossom Records
Nota 10/10

Por Marcos Garcia


E eis que mais um Titã do Metal brasileiro se reergue após um hiato de atividades: o excelente quinteto DARK AVENGER, de Brasília.

Os leitores com um pouco mais de 30 anos lembrarão-se do nome deles que, na segunda metade dos anos 90, era uma de nossas maiores bandas, chamando a atenção no exterior com seu Metal tradicional elegante, bem trabalhado e grandioso, mas sempre pesado. Infelizmente, após "Tales of Avalon: The Terror", de 2001, a banda deu uma parada. Mas eis que eles retornaram este ano à carga esse ano, e acabam de lançar o magnífico "Tales of Avalon: The Lament".

A banda continua com aquela sonoridade bem característica de antes, apenas com mais peso, já que os timbres escolhidos para o CD são bem graves e fortes. Vocais perfeitos em suas variações de timbres (Mário Linhares vai de agudos bem altos ao grave, transita entre o suave e melodioso ao seco e agressivo com maestria e sem dificuldades, dando uma aula de canto), guitarras com ótimos riffs e solos bem muito bem feitos, e a cozinha rítmica baixo-bateria mostrando-se coesa e muito bem diversificada, com técnica e peso equilibrados.

Gravado no estúdio Studio Rossom Records, em Brasília, sob a tutela de R. Shumann e Tito Falaschi, e tendo mixagem e masterização pelas mãoes experientes de Michael Wagener (que já trabalhou com OZZY OSBOURNE, METALLICA, SKID ROW, MEGADETH, DOKKEN, entre muitos outros) no WireWorld Studio em Nashville, Tennessee (USA). Obviamente, não teria como não ser uma produção de primeira linha, limpa e pesada, com cada instrumento com peso e brilho bem particulares. A arte, um belo trabalho, faz com que a toda a gama musical e lírica do quinteto sejam refletidos. 

Falar do CD, dizer o quanto ele é maravilhoso, seria chover no molhado. Nunca esperem algo de Mário e do grupo que não seja de um nível tão elevado que chega a beirar a perfeição. E um belíssimo ponto é que as letras narram os sentimentos humanos, cada uma das canções transpirando as emoções enfocadas. Se estão atrás de elfos, dragões e espadas mágicas, não é aqui.

Musicalmente falando, o nível de composições é bem elevado e não há espaços para oscilações de qualidade das músicas, todas muito bem acabadas e com valor próprio, mas podemos destacar como pontos extremamente altos a excelente "From Father to Son" (introduzida por belos vocais e teclados, uma canção grandiosa, com boas variações de andamento e excelente trabalho dos vocais. E o belo assovio no final acaba nos embalando), a ótima e mais rápida "Doomsday Night" (mais uma vez, repare como os vocais variam de uma forma perfeita), a mais cadenciada e elegante "The Knight on the Hill" (show pessoal das guitarras, com ótimos riffs e grandes backing vocals), "Stronger Than Death" (com seus belos momentos etéreos, onde a bateria mostra sua pegada pesada e técnica sob o som de teclados, e que lindo refrão), a belíssima "Can You Fell It" (novamente as guitarras mostram sua força, bem como o coral que ouvimos), a climática "Utther Evil", a mais agressiva "Sicorax Scream", e a chave de ouro "The Thousand Ones" (onde a base rítmica baixo/bateria mostra sua eficiência e peso). Não há como negar que os olhos desse autor ficaram cheios de lágrimas, pois as músicas do CD realmente tocam nossos corações bem fundo, e isso é algo que não tem preço: a sinergia que existe entre um trabalho e o ouvinte.

Item obrigatório, e um fortíssimo candidato a CD do ano!

Bem vindos de volta, e por favor, não se vão mais. Precisamos de bandas desse nível por aqui.




Tracklist:

01. From Father to Son
02. Doomsday Night
03. The Knight on the Hill
04. Broken Vows
05. Stronger Than Death
06. Can You Feel It?
07. Utther Evil
08. Sicorax Scream
09. Dead yet Alive
10. And so Be It...
11. The Thousand Ones


Banda:

Mário Linhares – Vocais 
Leonel Valdez – Guitarras 
Jeff Castro – Guitarras 
Gustavo Magalhães – Baixo 
Kayo John – Bateria 


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):