24 de out. de 2013

Conquistadores - À Beira da Loucura (CD)

Eternal Hatred Recods - Nacional
Nota 8,0/10

Por Marcos Garcia

Com o revival do Metal "old school" dos últimos anos, muitas bandas que buscam seguir esta linha fracassam miseravelmente em plays muitas vezes chatos e vazios, pois as bandas preferem ficar tão à sombra dos mitos do passado que carecem de personalidade, sempre soando demais como outras que já existiram ou ainda existem. Mas há exceções, algumas delas realmente muito boas, como o quinteto de Metal oitentista CONQUISTADORES, de Osasco (SP), que chega com seu primeiro CD, "À Beira da Loucura", via Eternal Hatred Records.

Antes de tudo, que fique bem claro: a banda faz aquele Heavy Metal tradicional oitentista nos moldes brasileiros, ou seja, o grupo resgata aquela sonoridade característica das bandas mais seminais de nossa história, como OVERDOSE, VODU, METALMORPHOSE e outras que, mesmo com influência do Metal Tradicional bretão, ainda mostrava a nossa latinidade. Bons vocais (que lembram um pouco um misto de Otávio, do TAURUS, como Bozó do OVERDOSE. Podem dar uma melhorada, mas que estão em um nível bom aqui), ótimas guitarras com riffs e solos muito bem feitos, base rítmica bem pesada e com boa técnica (o baixo faz alguns dedilhados ótimos em algumas faixas), e backing vocals bem encaixado em corais fortes. O trabalho do grupo não é exagerado na velocidade ou na técnica, mas é mais focado na unicidade, na força do conjunto, o que o torna ainda mais atraente.

Produzido por Ciero e gravado no estúdio DaTribo, como citado antes, o trabalho do quinteto ganha justamente por se preocupar mais em ser sólido, então, a produção focou nesse aspecto. Ela poderia ser um pouquinho melhor, pois apesar do som não soar preso ou embolado (pelo contrário, os instrumentos estão audíveis separadamente), tem uma forte carga old school. Sabemos que a proposta do grupo é ser o mais raiz possível, mais uma gravação um pouco mais moderna os faria soar ainda melhores do que estão no CD, sem descaracteriza-los de forma alguma.

Em termos de arte, vemos que eles optaram por algo mais sóbrio, mais simples, mas colheram bons frutos com esta apresentação quase toda em tons de marrom, amarelo e branco.

Musicalmente, o grupo faz um trabalho muito legal e digno de nota, e acima de tudo, honesto com eles mesmos e com os ouvintes.

Os destaques são a ótima "Poder e Glória" (que se inicia com um belo dedilhado do baixo, antes de ganhar peso e um andamento cadenciado, com ênfase na dupla de guitarras, que faz ótimos riffs), a mais empolgante "À Beira da Loucura" (reparem na força e técnica da base rítmica), a pesadíssima "Lutar e Conquistar" (um bom trabalho dos vocais, diga-se de passagem, mais as guitarras, que abusam das boas bases), e as rápidas "Com Sangue se Paga" e "Marcha Metal".

O grupo é uma boa revelação, e sabendo fundir sua garra e peso com uma gravação um pouco mais moderna, eles chegarão longe e conquistarão muitos fãs.


Tracklist:

01. Morte aos Falsos
02. Poder e Glória
03. À Beira da Loucura
04. Putanas
05. Lutar e Conquistar
06. Com Sangue se Paga
07. Guerreiros do Metal
08. Marcha Metal
09. Inimigo da Noite


Formação:

Alan Bianco - Vocais
Laerte Dutra - Guitarras
Leandro Magalhães - Guitarras
Cláudio Magalhães - Baixo
Edvaldo Rodrigues - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):