23 de ago. de 2013

Masterplan - Novum Initium (CD)

Shinigami Records 
Nacional
Nota 8,0/10

Por Marcos Garcia


Desde sua saída do HELLOWEEN, Roland Grapow continua firme em seu propósito de fazer sua música de seu jeito no MASTERPLAN, e graças à versão nacional de 'Novum Initium', que a Shinigami Records bancou o desafio de lançar em sua versão brasileira, podemos ver que realmente ele continua fazendo um trabalho ótimo.

Da formação que gravou 'Rime to be King', de 2010, apenas Roland e o tecladista Axel Mackenrott permanecem, mas mesmo assim, o novo time mostra um bom trabalho, já que o Power Metal da banda mostra-se vigoroso e forte, e até mais pesado que antes (as guitarras estão com um peso absurdo), mas sem alterar o estilo que os consagrou, especialmente com canções com grandes refrões de fácil assimilação. Obviamente vão existir aqueles que vão preferir o vocal de Jorn Lande, mas o experiente Rick Altzi (do AT VANCE, e que já passou por  bandas como THUNDERSTONE e TREASURE LAND, entre outros) mostra-se um ótimo vocalista, logo, se os fãs não ficarem presos ao passado, verão que ele é um ótimo nome para a função. No baixo, Jari Kainulainen (ex-EVERGREY, ex-KOTIPELTO, ex-STRATOVARIUS, e mais uma infinidade de grupos) mostra um bom trabalho, assim como Martin "Marthus" Skaroupka (do CRADLE OF FILTH, e outro que já tocou em um monte de bandas) faz um trabalho bem pesado e técnico, fugindo dos bumbos duplos incessantes (ele usa vez por outra, mas não é uma constante). Roland mostra que continua sendo um ótimo guitarrista com ótimas bases e bons solos, e Axel faz a sua parte bem nos teclados.

Produzido, mixado e masterizado nos Grapow Studios pelo próprio Roland, a sonoridade que flui do CD é muito bem equalizada, fugindo do padrão "em disco de banda liderada por guitarrista, as guitarras aparecem mais", pois todos os instrumentos estão audíveis e soando como uma unidade, bem pesados e brilhantes. A parte gráfica, por sua vez, ficou nas mãos de Hiko, que fez um trabalho bem interessante, com um design interessante e buscando refletir a temática de renascimento.

Quando o CD começa a tocar, a clara impressão é: os fãs antigos ou vão amar o trabalho, ou então irão odiar, uma vez que o grupo preferiu, como citado antes, fazer um trabalho bem mais pesado, mas sem deixar de ser a banda que todos já gostavam antes, mantendo o estilão de antes com mais garra e pegada.

O disco todo é muito bom, mas há pontos altos como a pesada e ganchuda 'The Game', com riffs fortes e arranjos intrincados; a mais melodiosa 'Keep Your Dream Alive', com um andamento bem envolvente, com ótimos vocais e teclados; a ótima 'Black Night of Magic'; a forte 'Pray on My Soul', com uma pegada Hard'n'Heavy muito legal e bom refrão; a empolgante 'Return from Avalon' (reparem no trabalho de baixo e bateria entrosado e forte); a longa e multivariada 'Novum Initium'. E para aqueles que vivem reclamando "ad infinitum" dos lançamentos nacionais em relação aos gringos, esta versão trás duas bônus disponíveis apenas nas versões Digipack e japonesa, que são '1492' e 'Fear the Silence', duas boas faixas (a última com belos momentos dos vocais). 

Como já citado, obviamente muitos poderão torcer o nariz logo de cara, mas basta ouvir uma segunda ou terceira vez, e verão que o grupo se mostra vigoroso e pronto para muitos anos na luta.




Tracklist:

01. Per Aspera Ad Astra
02. The Game
03. Keep Your Dream Alive
04. Black Night of Magic
05. Betrayal
06. No Escape
07. Pray on My Soul
08. Earth Is Going Down
09. Return from Avalon
10. Through Your Eyes
11. Novum Initium
12. 1492
13. Fear the Silence


Formação:

Rick Altzi - Vocais
Roland Grapow - Guitarras, Vocais em 'Novum Initium'
Axel Mackenrott - Teclados
Jari Kainulainen - Baixo
Martin "Marthus" Skaroupka - Bateria


Contatos:

Um comentário:

  1. Rick Altzi substituiu 2 dos meus artistas favoritos: Oliver Hartmann no At Vance e Jorn Lande no Masterplan!
    Tentando me acostumar com essa guinada do Masterplan, tanto de músicos, como consequentemente, na sonorização!
    Ansioso para conferir o material!!

    Valeu pela Resenha , Garcia!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):