23 de ago. de 2013

HellLight - No God Above, No Devil Below (CD)

Solitude Productions
Nacional

Nota 9,0/10

Por Marcos Garcia


Eis um disco que é para se ouvir com calma, porque sua profundidade musical não é simples de ser entendida por pessoas não acostumadas com o gênero, e ao mesmo tempo, temos um trabalho de ponta do chamado Funeral Doom nas mãos. Sim, os veteranos do HELLLIGHT retornam mais uma vez à carga, e mais uma vez nos brindam com um disco de alto nível, o Full Length 'No God Above, No Devil Below'.

A dupla realmente caprichou neste CD, diga-se de passagem, pois o Funeral Doom da banda (ou seja, aquele estilo de Doom Metal onde o peso é avassalador e os andamentos são bem arrastados) está um pouco mais polido, elegante e com momentos melancólicos muito bem encaixados, mostrando que o grupo deu um passo adiante, mas sem perder sua essência. Ou seja, o grupo aliou ao seu estilo um dose de requinte muito forte. Os vocais continuam usando do gutural de sempre, e com alguns momentos de vocais limpos muito bem postados, as guitarras soam pesadas e bem opressivas em seus riffs, a cozinha mostra um trabalho simples (embora o baixo mostre momentos brilhantes em várias oportunidades), mas extremamente pesado e azedo a extremo, e os teclados reforçam o clima depressivo. Resultado: uma música que soa pesada, envolvente, soturna e fúnebre. Ou seja, não deixem pessoas com tendências à depressão perto. 

Produzido por Fábio de Paula (guitarrista, vocalista e tecladista do grupo) e gravado nos Hell Inc. Studios, a sonoridade do grupo soube ser limpa e bem clara aos ouvidos (o que faz com que os teclados fiquem audíveis em seus detalhes), mas sem retirar o peso do grupo em momento algum, chegando a deixar as guitarras rascantes. A produção visual, feita pela banda em conjunto com Rodrigo Balan, ficou simples, trabalhada em tonalidades de preto, branco e marrom, ambientando bem as músicas.

Falando das músicas: todas elas, como de praxe no Funeral Doom/Doom Death Metal, são todas bem longas, mas de forma alguma são enjoativas. Aliás, bocejos não serão vistos ou ouvidos na execução do CD, pois ele prende a atenção do início ao fim.

Após uma pequena introdução, o CD abre com 'No God Above, No Devil Below', soturna e pesada até os ossos, com os vocais guturais intensos, com boas variações permeadas por teclados muito fúnebres. 'Shades of Black' é introduzida por riffs melancólicos entrelaçados com teclados fúnebres, e então, temos vocais sussurrados, que logo dão lugar aos guturais e riffs mais intensos. Já 'Unsacred' em si é toda uma marcha fúnebre muito azeda, e a bela 'Legacy of Soul' segue a mesma linha, com seus momentos de pura depressividade à lá TIAMAT da fase 'Wildhoney'.  'Path of Sorrows' é densa, suja e bem arrastada, assim como 'Beneath the Lies', outra música com um clima terroroso forte. E para fechar o caixão (sem trocadilhos, por favor), 'Beneath the Lies', um momento intenso e brilhante, com belos momentos do baixo, que mostra sua força em toques interessantes.

Realmente, o HELLLIGHT merece todo o nosso respeito e admiração, pois faz um trabalho de bom gosto.



Tracklist:

01. Intro
02. No God Above, No Devil Below
03. Shades of Black
04. Unsacred
05. Legacy of Soul
06. Path of Sorrow
07. Beneath the Lies
08. The Ordinary Eyes


Formação:

Fábio De Paula - Guitarras, vocais, teclados
Alexandre Vida - Baixo


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):