2017
Selo:
Hellion Records Brasil
Nacional
Nota: 10,0/10,0
Tracklist:
1.
Time to Set You Free
2.
The Second Big Bang
3.
The End You’ll Only Know at the End
4.
Dungeons and Dragons
5.
Horus’s Eye
6.
Father And Son
7.
White Lion of Goldah
8.
Game of Hours
9.
Super Black Hole
10.
Sound of Rain
11.
Soulspell (Apocalypse Version)
12.
Alexandria (Apocalypse Version)
Banda:
Jeff Albert - Vocais em “Time to Set You Free”, “The Second
Big Bang”, “Dungeons and Dragons”, “White Lion of Goldah”, “Game of Hours”, e “Alexandria
(Apocalypse Version)”
Andre Matos - Vocais em “The Second Big Bang”, “White Lion of
Goldah”, “Soulspell (Apocalypse Version), e “Alexandria (Apocalypse Version)”
Timo Kotipelto - Vocais em “The Second Big Bang”, “The End
You’ll Only Know at the End”, e “Alexandria (Apocalypse Version)”
Carlos Ferri - Vocais em “The Second Big Bang”
Blaze Bayley - Vocais em “The Second Big Bang” e “The End
You’ll Only Know at the End”
Daísa Munhoz - Vocais em “The Second Big Bang”, “The End
You’ll Only Know at the End”, “Dungeons and Dragons”, “Father and Son”, “White
Lion of Goldah”, “Game of Hours”, e “Sound of Rain”
Pedro Campos - Vocais em “The End You’ll Only Know at the
End”, “Father and Son”, e “White Lion of Goldah”
Fabio Lione - Vocais em “Dungeons and Dragons”, “Super Black
Hole”, e “Soulspell (Apocalypse Version)
Victor Emeka - Vocais em “Dungeons and Dragons” e “Sound of
Rain”
Ralf Scheepers - Vocais em “Horus’s Eye”, “White Lion of Goldah”,
e “Alexandria (Apocalypse Version)”
Dani Nolden - Vocais em “Horus’s Eye” e “Game of Hours”,
Tim
“Ripper” Owens - Vocais em “Game of Hours”, “Sound of Rain”, e “Soulspell
(Apocalypse Version)”
Oliver
Hartmann - Vocais em “Super Black Hole”
Arjen
Anthony Lucassen - Vocais em “Sound of Rain”
Cammile e Kennerly (The Harp Twins) - Harpas “Time to Set
You Free”
Cleiton Carvalho - Guitarras em “The Second Big Bang”, “The
End You’ll Only Know at the End”, “White Lion of Goldah”, “Game of Hours”, e “Alexandria
(Apocalypse Version)”
Eduardo Ardanuy - Guitarras em “The End You’ll Only Know at the
End”
Leandro Erba - Guitarras em “Dungeons and Dragons”, “Super
Black Hole”, e “Soulspell (Apocalypse Version)”
Jani Liimatainen - Guitarras em “The Second Big Bang”, “White
Lion of Goldah” e “Alexandria (Apocalypse Version)”
Thiago Amendola - Guitarras em “Horus’s Eye”, “Sound of Rain”
Rodolfo Pagotto - Guitarras em “Father to Son”
Marcos Popolo - Guitarras em “Game of Hours” e “Soulspell
(Apocalypse Version)”
Kiko Loureiro - Guitarras em “Sound of Rain”
Tito Falaschi - Baixo, guitarras em “Dungeons and Dragons” e
“Super Black Hole”
Markus Größkopf - Baixo em “White Lion of Goldah” e “Alexandria
(Apocalypse Version)”
Daniel Guirado - Baixo em “Soulspell (Apocalypse Version)”
Rodrigo Boechat - Teclados em “The Second Big Bang” e “Soulspell
(Apocalypse Version)”
Fábio Laguna - Teclados em “The Second Big Bang”, “The End
You’ll Only Know at the End”, “Horus’s Eye”, “White Lion of Goldah”, “Game of
Hours”, “Soulspell (Apocalypse Version)”, e “Alexandria (Apocalypse Version)”
Frank Tischer - Teclados em “Dungeons and Dragons”, “Super
Black Hole”, “Sound of Rain”
Heleno Vale - Bateria em “Dungeons and Dragons”, “Game of
Hours”, “Super Black Hole”, “Soulspell (Apocalypse Version)”, e “Alexandria
(Apocalypse Version)”
Juliano Caserta - Bateria em “The Second Big Bang”
Eduardo Santos - Bateria em “The End You’ll Only Know at the
End”, “Father and Son”
Gabriel Viotto - Bateria em “Horus’s Eye”, “White Lion of Goldah”,
“Sound of Rain”
Contatos:
Site Oficial: http://www.soulspell.com/
Twitter:
Instagram: https://instagram.com/soulspellofficial
Bandcamp:
Assessoria: http://trmpress.com.br (TRM Press)
E-mail: soulspell@soulspell.com
Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia
Trabalhos de bandas de Metal e orquestra não são
recentes.
Desde que o DEEP PURPLE lançou em setembro de 1969 “Concerto
for Group and Orchestra”, as possibilidades de criar-se trabalhos em que Rock e
Metal recebam roupagens orquestrais (e peças clássicas recebam sua versão
pesada) foram se expandindo. Mas é interessante perceber que bandas como o
SOULSPELL METAL OPERA, de Lençóis Paulistas (SP), e que nos brinda com mais uma
obra de arte, o ótimo “The Second Big Bang”, quarto álbum da banda e que acaba
de ser lançado pela Hellion Records Brasil.
Antes de tudo, é preciso saber que o articulador de
tal projeto é o baterista Heleno Vale, que compôs e arranjou todas as canções
(e é o único membro fixo da banda). E o maestro nos concede um Heavy/Power
Metal melódico de primeira, com muita energia e elegância, e boa dose de
técnica musical. Mas o filé do disco está mesmo nos convidados, já que nomes de
destaque do Metal nacional e mundial constam na longa lista de participações,
cada um dando o melhor de si. E no fundo, o trabalho do grupo é o que o nome
diz: uma ópera Metal, ou seja, o conceito de ópera totalmente adaptado ao universo
de guitarras, baixo, bateria e teclados, ainda com a participação de harpas em
vários momentos.
Traduzindo: bom pra cacete!
Em termos de sonoridade, a produção acertou a mão,
sabendo gerenciar tantos elementos de uma vez só, e ao mesmo tempo, dar peso e
elegância ao som do grupo. Sim, tudo está bem claro e audível, mas pesado e bem
feito. Mas ao ver o nome de Tito Falaschi na produção e do conhecido produtor e
baixista Dennis Ward (do PINK CREAM 69) na mixagem e na masterização, ficam bem
claros os motivos da sonoridade de “The Second Big Bang” ser tão boa.
A capa do disco é muito bonita, em um trabalho
legal de contraste de cores e mesmo a concepção do nome do disco está bem
exposta.
Quanto à música, o SOULSPELL faz um trabalho
musicalmente muito rico em arranjos, diversificado e pessoal. A energia e
beleza que transpiram de suas canções é algo primoroso, algo que vem do
coração, algo que somente a criatividade de quem não está muito disposto a
acatar limites e fronteiras se permite.
Todas as fixas de “The Second Big Bang” são
excelentes, e merecem uma cuidadosa audição. Mas “Time to Set You Free” e suas
belíssimas passagens de guitarras e contrastes vocais; a pegada mais pesada e
tempos mais lentos de “The End You’ll Only Know at the End” (com belas linhas
harmônicas e duetos vocais maravilhosos), as mudanças de andamento de “Dungeons
and Dragons” (que força a base rítmica e os teclados exibem durante toda a
música), as belíssimas linhas melódicas das guitarras em “Horus’s Eye”, a mais
terna e cheia de arranjos suaves “Father And Son” (que lindas harmonias
vocais), as melodias pegajosas de “White Lion of Goldah” (novamente, baixo e
bateria estão dando uma sustentação pesada de primeira à canção), as partes
grandiosas de “Game of Hours” (riffs pesados em vários momentos, vocais mais
agressivos, mas os corais são arrasadores), o Power melódico tradicional de “Super
Black Hole” e seus corais épicos (mais uma em que as guitarras estão
excelentes, mas esses vocais fortes são maravilhosos em sua diversidade de
timbres), além da longa e cheia de passagens rítmicas interessantes “Sound of
Rain”. Mas Omo é bom ouvir as novas versões para “Soulspell (Apocalypse
Version)” e “Alexandria (Apocalypse Version)”, ambas de “A Legacy of Honor”,
primeiro disco da banda, e que estão atualizadas e muito boas.
No mais, o SOULSPELL METAL OPERA está de parabéns, mas se
eles me permitem uma sugestão, alguns vocais guturais de bandas de Death Metal
e rasgados de bandas de Black poderiam levar o trabalho deles a um novo
patamar. Nomes como Shagrath, Dani Filth, e outros poderiam dar um toque ainda
mais especial.
Mas por agora, ouçam e tenham uma bela overdose de bom gosto
e boa música com “The Second Big Bang”. Esse disco merece!