11 de fev. de 2015

Mork – Awake (CD)

Sulphur Records/Eternal Hatred Records
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



Existem bandas que são autênticos exemplos de resistência às muitas dificuldades em se fazer Metal no Brasil. Aqui, nada é simples, e mesmo medalhões sofrem com os problemas de nossa cena, seja de qual estilo forem. E isso sem falar na concorrência entre bandas, que é acirrada. Somente os bons se sobressaem, e é dessa forma que o grupo MORK, de Brasília, mostra sua força: pela capacidade de ser criativo e de sair do marasmo, sem se tornar mais um clone grosseiro como os que infestam a cena nacional. E seu segundo álbum, “Awake”, é uma prova de quanto o grupo é excelente.

Criando sua música em um nicho entre o Black Metal mais tradicional e o Black Metal sinfônico, o grupo consegue criar uma música híbrida, forte e pesada, capaz de agradar qualquer fã de Metal extremo que se preze. Ou mesmo fãs de Metal que já jogaram essa estória de “vertentes” no abismo em que todas as péssimas idéias devem ser jogadas. Vocais rasgados muito bem casados com a base sonora, riffs insanos nas guitarras e ótimos solos melodiosos (aquela melodias mais sombrias que podem imaginar estão aqui), baixo e bateria muito bem entrosados e com bom nível técnico. E assim, a música do grupo pulsa com vida e personalidade, com uma energia e feeling ótimos e bem pessoais deles.

Com mixagem e masterização de Samhen (vocalista/guitarrista do grupo), podemos dizer que a qualidade sonora é muito boa, com peso, agressividade e clareza nas devidas proporções. Mais limpo que encontramos aqui seria pedir demais a uma banda de Black Metal com os elementos sonoros aqui encontrados. Seria pedir que a atmosfera intensa e soturna do álbum fosse obliterada, e isso, para quem compreende, faz parte do trabalho deles, de sua essência. 

Mork
A arte da banda reforça o lado sombrio de sua música, tudo em um belíssimo Digipack, com encarte com layout mais simples. Mas existem duas fotos no encarte que mostram uma banda sem medo de ousar, e mesmo afrontar certos aspectos de nossa sociedade, e mesmo de alguns fãs dogmáticos do Metal. Deixo ao caro leitor o sabor da descoberta.

Quem acha que o ponto mais forte da banda é a parte dos arranjos, acertou. Sim, a banda cria arranjos muito bons, mais uma perfeita escolha de timbres e boa dinâmica nas músicas, evitando que os ouvintes tenham aquela impressão de que estão ouvindo sempre a mesma música. E ponto para V. Digger, baterista convidado que fez um ótimo trabalho no CD, mais a presença de Ana Cláudia nos gritos em “Infirmita Carnis”.

O disco já abre muito bem com a soturna e brutal “Untamed”, bem trabalhada e com guitarras primorosas, seguida de “Sacrifice”, outra com um ótimo nível técnico nas guitarras, mas onde a base rítmica mostra variações fenomenais (reparem na bateria bem diversificada). “Infirmita Carnis”, música do vídeo oficial de divulgação, é belíssima em seus arranjos, um andamento um pouco menos veloz e ótimos vocais em meio a uma atmosfera macabra, que também é sentida em “Svatan”, outra bruta golfada no ouvinte. Em “Three Transformations”, vemos uma formatação mais agressiva e brutal, embora não destoe da personalidade do grupo, embora o nível técnico se mantenha o mesmo. Introduzida de forma mais climática, “Human” mostra outra faceta do grupo, uma pouco mais melodiosa e sinistra, depois ficando mais agressiva e bruta, mas com um trabalho de bateria fenomenal. “Lobos” é uma instrumental em pianos, mostrando um lado mais climático e depressivo da banda, seguida de “Apostaticos”, outro assalto feito com equilíbrio perfeito de melodia e brutalidade, sempre mantendo o nível de crueza sonora mórbida. “Preached by Death” é outra tijolada mais ríspida, com ótimos riffs, e fechando o caixão, temos “Awake”, uma faixa de oito minutos que mostra todos os elementos que o MORK usa em sua música, sem pudores de se mostrar inovador, com partes mais cadenciadas e soturnas, e outras mais rápidas e agressivas.

Sim, o grupo mostra um trabalho fascinante, bem diferente do que ouvimos em termos de Black Metal, e tende a ir muito longe.

Compre seguro de que ouvirá uma obra-prima.



Músicas:

01. Untamed
02. Sacrifice 
03. Infirmita Carnis 
04. Svatan 
05. Three Transformations 
06. Human 
07. Lobos 
08. Apostaticos 
09. Preached by Death 
10. Awake


Banda:

Samhen – Vocais, guitarras
Foizer – Guitarras 


Contatos: 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):