5 de set. de 2014

Resenha: Paura - Tameless (CD)

Independente
Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Um verdadeiro blindado Hardcore invadindo as nossas casas, e destruindo tudo e todos pela frente, furioso, abrasivo e terminantemente sem firulas. É essa a impressão que o quinteto paulista de Hardcore PAURA dá quando ouvimos a pancadaria solta de "Tameless", seu sexto disco e mais recente trabalho.

Cheio de influência novaiorquinas, além de muitos toques de BeatDown, o PAURA não chega a abusar de uma velocidade exagerada, mas prefere centrar suas forças em músicas mais pesadas, bem densas e com arranjos bem acabados, o que os faz ganhar peso e cruzar a barreira do Crossover e aglutinar influências do Thrash Metal dos anos 90. Mas é preciso lidar com cuidado, pois o PAURA sempre foi agressivo, mas em "Tameless", ela está realmente desmedida!

Vocais insanos e claros, riffs de guitarra agressivos e bem criativos, baixo vibrante e pesado, e bateria extremamente técnica e muito pesada (mas quem já conhece o trabalho de Fernando Schaefer, isso não chega a ser algo surpreendente).

A produção sonora que a banda teve foi bem cuidada, pois a sonoridade mistura o impacto, peso e intensidade de sempre com uma clareza instrumental bem grande. Cada instrumento está claro aos ouvidos, bem audível, sem nenhum problema de audição em seus acordes. A capa, uma clara alusão aos manifestos populares que estão acontecendo no Brasil desde 2013, mostra uma banda antenada com a realidade de nosso país, mas sem ser panfletária, ou como este que vos escreve gosta de dizer, não é "rebeldia universitária". O PAURA é rebelde e agressivo por suas vidas em uma realidade opressiva e decadente que cerca as classes média e baixa da população de nosso país.

Paura
Um dos fatores mais interessantes de "Tameless" é justamente a evoluída que a banda deu ao aglutinar mais algumas influências musicais, mas ao mesmo tempo, sua sonoridade já bem conhecida não chega a mudar. Os arranjos estão bem cuidados, preenchendo as músicas, sem deixar espaços, mas ao mesmo tempo com uma dinâmica bem favorável e que não cansa o ouvinte. Mesmo porque a banda não usa músicas extremamente longas. Nada aqui excedeu os 5 minutos de duração, e quase todas as faixas são introduzidas por frases retiradas de filmes, deixando claro o conteúdo anarquista de suas letras ácidas. 

Melhores murros na cara: a abrasiva "Truth Hits Hard" (ótimo trabalho das guitarras, em riffs realmente gordurosos e cheios, e isso em uma música com boa diversidade de andamentos), a dura e bruta "Working Class Uprising" (o trabalho de baixo e bateria chega a saltar os olhos, dando uma dinâmica explosiva à canção), a empolgante "Education" (com muita referência ao BeatDown HC, e belo trabalho dos vocais), a rápida e furiosa "Wolfpack" (bateria e riffs impressionantes, em uma música com um impacto bem bruto), "Mothers of Justice" (outra que alterna momentos bem rápidos e outros mais lentos, com vocais vociferados com boa dicção e sem perder a força), e a totalmente bruta e bem cadenciada "Gas Diplomacy", e a raçuda e dura "The Privilege". Mas o disco inteiro é muito bom, coeso, e aporrinhação certa para ouvidos não iniciados.

O PAURA mostra mais uma vez sua força, e aproveitem que "Tameless" está disponível para a audição no Bandcamp deles.

Ah, sim: Bruno Viana (LEAD THE FIGHT), Fernando Viruz (SANTA MORTE), Flip (ZERO REAL MARGINAL/FIM DO SILÊNCIO), Helio Simões (INSTITUTION), King Rick (CLEARVIEW), Milton Aguiar (BAYSIDE KINGS), Rafael Camelo (INFECÇÃO RAIVOSA), Ricardo/Vinão (DO PROTESTO À RESISTÊNCIA), Rodolfo Araujo (MARCA DE HONRA), Rodrigo (OPONENTE), Thiago Monstrinho (WORST), Vitor Mercês (SÉTIMO ROUNDparticipam no vídeo de "The Privilege", embora não no CD. Uma turma da pesada do HxCxSxP.

"A Revolução começou... Mantenha as crianças a salvo"



Tracklist:

01. Truth Hits Hard
02. Working Class Uprising
03. Education  
04. N.W.A. (Never Walk Alone)
05. Wolfpack 
06. Do the Knowledge
07. Mothers of Justice
08. Gas Diplomacy 
09. Too Old to Die Young
10. The Privilege


Banda:

Fábio Prandini - Vocais
Rogério FR - Guitarras
Claudinei Ferreira - Guitarras
Paulo Demutti - Baixo
Fernando Schaefer - Bateria


Contatos:

Loja
The Ultimate Music - PR (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):