Nota 10,0/10,0
Por Marcos "Big Daddy" Garcia
É interesssante ver que os Splits ainda existem. Splits são LPs, CDs, EPs e outros em que duas bandas dividem espaço igual (no caso de vinil, uma banda em casa lado), com composições próprias. E mais prazeroso ainda ouvir e poder resenhar um Split contendo duas bandas tão boas, os norte-americanos do DIE YOUNG e os brasileiros do CONFRONTO.
O DIE YOUNG, de Houston, Texas, é uma banda de Hardcore que quase atravessa os limites do Crossover (algo visto com frequência pela escola HC americana da Costa Leste), com um som denso, pesado, rápido e muito agressivo (e pelo que se diz na página da banda no Facebook, já foram banidos do Canadá, negaram sua entrada na Romênia e mantidos sob suspeita na Malásia). Já o CONFRONTO é uma banda de transita ente o Hardcore Beatdown e uma pegada Crossover extremamente metalizada, e igualmente agressivo e raivoso, ora um pouco mais rápido, ora mais cadenciado e muito pesado. Unindo ambas em um Split, é pedir para a confusão acontecer, mas ao mesmo tempo, permite ver a amplitude musical de ambas, em uma comparação direta (mas sem que isso venha a diminuir o trabalho de uma em relação a outra, por favor).
Produção muito boa para ambos os grupos, e a sonoridade com ótima qualidade e ficou bem limpa, clara e deixando tudo em seus devidos lugares, embora o DIE YOUNG prefira algo mais seco e direto, enquanto o CONFRONTO prefere algo mais intenso e com uma sonoridade mais cheia e bem acabada. Mas se preparem para terem os ouvidos dando sinal de ocupado por horas, pois é bem pesado e bruto!
Die Young |
Confronto |
Em suma: um Split que merece ser adquirido em cópia física, e que nos trás momentos de puro prazer auditivo (e tormento aos vizinhos chegados em modismos "bundeiros" ou gospel-ostentação).
Die Young:
Tracklist:
01. Scum
02. Alive with Madness
03. Drawn in Quarters
Banda:
White Devil - Vocais
Jefe - Guitarra base
Dawson - Guitarra solo
Gibson - Baixo
Wendel - Bateria
Contatos:
Confronto:
Tracklist:
01. Immortal
02. My Hell
Banda:
Felipe Chehuan - Vocais
Max Moraes - Guitarras
Eduardo Moratori - Baixo
Felipe Ribeiro - Bateria
Contatos: