8 de jul. de 2014

Resenha: Mutran - Yellow Pictures (CD)

Independente
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Há algumas bandas surgindo no Brasil nos últimos tempos que andam tirando o fôlego de nós, escritores de sites e revistas. Isso se deve ao fato que algumas andam querendo não só fazer um bom trabalho, mas algo criativo e diferenciado. E isso pesa na balança demais, e o sexteto carioca MUTRAN está nessa turma, já que "Yellow Pictures" é um disco maravilhoso, que faz um bem enorme aos ouvidos e coração.

O que existe no CD em termos de música é uma mistura bem intimista e extremamente espontânea de Rock dos anos 70 e 80, aspectos progressivos e elementos do Heavy Metal, do Country e do Blues aqui e ali, então, vemos que o ecleticismo impera. E é justamente esta fusão que faz o disco ser tão bom, que faz com que vá diretamente ao coração do ouvinte. E com o detalhe: em momento algum o ouvinte terá a sensação de estar ouvindo bandas diferentes em um mesmo disco. O ecleticismo não aboliu a coesão.

Gravado nos FKS Studios, em Niterói (RJ), vemos que a o trabalho de produção, gravação, mixagem e masterização de "Yellow Pictures" foi muito burilado, já que a sonoridade que flui do disco é bem acabada, requintada e clara, mas sem deixar de ter aquele peso e intensidade que o Rock como um todo tanto necessita. A capa, um trabalho da Mutran Artwork, se enquadra perfeitamente na sonoridade do disco, uma autêntica viagem.

Mutran
Em terras que imperam vuvuzelas, fogos, funk, pagode e outros ruídos nocivos às mentes pensantes, "Yellow Pictures" é um furação de ar puro para os ouvidos e espíritos, graças ao fato das nove composições serem muito bem arranjadas, em um trabalho esmerado e de qualidade inegável, fugindo (e muito) dos padrões rígidos que são impostos no meio musical de hoje em dia. Aqui, os padrões foram jogados às baratas, e sejamos francos: já foram tarde.

O disco é perfeito do início ao seu final, o que nos leva a ouvir o disco vezes e vezes infinitas. O disco abre com a pesada "Galactic Tales: The Legend of Captain Pollen" (perfeitos arranjos de guitarras e teclados, em uma faixa pesada e com andamento coeso e firme), seguida da ganchuda e mais rocker "Are You Still Out There?", a bela e quase progressiva "Peace on Earth" (reparem nas guitarras com toques indianos no início, para então termos um clima mais intimista e progressivo dominando a música, com vocais bem encaixados e belo solo). Temos depois a quase Pop "I Don't Care" (que nos embala lindamente, com belo trabalho de baixo e teclados), a mezzo Country, mezzo balada "Your Song", a viajante e progressiva "Sounds of Love", a pesada e elegante "Live and Let Live", o clima puramente Rock'n'Roll intimista de "Crossroad", e a intensa "Brahma's Day" (reparem que solo de guitarra ótimo, focado exclusivamente no feeling da música), que fecha o disco soberbamente.

O disco é temático, logo, cada momento nele é único e precioso, logo, adquiram suas cópias, e deixem sua mente viajar deliciosamente ao som da música.



Tracklist:

01. Prelude
02. Galactic Tales: The Legend of Captain Pollen
03. Are You Still Out There?
04. Peace on Earth
05. I Don't Care
06. Your Song
07. Sounds of Love
08. Live and Let Live
09. Crossroad
10. Brahma's Day


Banda:

Gustavo Mutran - Guitarra e Vocais
Mayckell Santos - Guitarras
Adão Roza - Baixo, backing vocals
Elias Alves - Teclados, backing vocals
William Ocanha - Percussão
Thiago Pedroso - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):