6 de jul. de 2014

Resenha: Death Tyrant - Opus De Tyranis (CD)

Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


O Black Metal sueco sempre se caracterizou por uma forte conotação melódica em meio ao som soturno e agressivo, bastando observar grandes nomes da cena sueca como MARDUK, LORD BELIAL, DARK FUNERAL e DISSECTION para se ter claro do que é aquilo que chamamos de "Swedish Black Metal", uma sonoridade que somente na Suécia se encontra. E coincidentemente, nascido após o LORD BELIAL ter entrado em um hiato, o DEATH TYRANT é um herdeiro direto de toda a carga sonora de seu país, bastando ouvir seu primeiro álbum, "Opus De Tyranis", para se ter uma clara idéia de quanto o quinteto pode dar ao Metal mundial.

A banda se foca suas energias em um Black Metal que media, nas mesmas doses, melodia e agressividade, bem como um clima sorturno forte durante a execução do disco. Mesmo porque Dark (guitarras, vocais) e Bloodlord (baixo) são membros do LORD BELIAL, logo, a banda tem uma sonoridade que realmente nos lembra muito do quarteto, mas ao mesmo tempo, nos trás com clareza algo novo e bem diferenciado, um pouco mais técnico em termos de base rítmica e excelentes melodias nas guitarras, fora um vocal rasgado fantástico.

Death Tyrant
A produção está ríspida e seca, mas bem cuidada, ao ponto de cada simples arranjo de guitarras poder ser ouvido com clareza, fora a bateria estar bem clara. E si, eles capricharam em termos de sonoridade, já que não é preciso ser cru para ser bruto e agressivo. Já a arte é um trabalho lindo de Kris Verwimp, um mestre em artes obscuras bem feitas e com um impressionismo absurdo.

Em termos de composição, a presença de Dark apenas nas guitarras mostra que o DEATH TYRANT já nasceu grande, uma vez que os arranjos das guitarras estão soberbos de uma forma antes não vista, mas ao mesmo tempo, a banda mostra uma diversidade de arranjos e mudanças de andamento fantástica, distando bastante de muita coisa que já se ouviu por aí. E entre o Demo "The Dark Abyss" e "Opus De Tyranis", a banda evoluiu muito.

Canções como "The Awakeking of Sleeping Angels" (belíssimos arranjos melodiosos das guitarras, mais uma bateria muito bem tocada), a mais cadenciada e trabalhada "Ixion - The Fallen Kings of the Laphits" (mais uma vez com ótimas guitarras e vocais muito bem encaixados sobre a linha melódica), "Baphomet" (essa com uma forte dose do que o LORD BELIAL fez em seus últimos discos, mas mesmo assim se diferenciando por uma bateria mais técnica), a belíssima e soturna "The End" (que alterna momentos agressivos com outros mais melodiosos), a grandiosa "Impending Day of Wrath" (muita diversidade dos vocais, que variam bastante entre timbres rasgados e outros guturais, fora a bateria das um show de técnica), e a explosão de brutalidade em "A Greater Alliance" fazem de "Opus De Tyranis" um CD obrigatório para fãs de Black Metal, e de Metal extremo em geral.

Uma bela estréia, as comparações com o LORD BELIAL vão acontecer, mas esperamos que o DEATH TYRANT continue firme na estrada, e que seja reconhecido por sua música de alta qualidade.



Tracklist:

01. The Awakening of Sleeping Gods
02. Pandemonium
03. Ixion - The Fallen Kings of the Laphits
04. Baphomet
05. The End
06. Impending Day of Wrath
07. Tenebrae
08. A Greater Alliance
09. Wrath and Disgust


Banda:

Nárgraðr Agartha - Vocais
Dark - Guitarras, vocais
Dennis Antonsson - Guitarra base
Bloodlord - Baixo
Joakim Antonsson - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):