2 de jun. de 2014

Resenha: A Red Nightmare - A Red Nightmare (CD)

Independente
Nota 9,5/10

Por Marcos "Biga Daddy" Garcia


Se me falam das dificuldades de se fazer Metal no Brasil, em geral eu concordo. Nunca foi simples de fazer Metal no nosso país, e pelo visto, talvez nunca seja. Mas tem momentos que este autor acredita firmemente que as dificuldades geram uma dose extra de adrenalina aos grupos, e por isso, o Metal feito nessas terras chega a ser abusivo em termos de brutalidade e agressividade. E uma prova disso é o quinteto A RED NIGHTMARE, de Belém do Pará, que mesmo enfrentando tudo e todos, resolveram lançar seu primeiro disco, "A Red Nightmare", no peito e na raça, sem dó de pescoços e ouvidos durante o processo.

O grupo mostra-se um adepto até os dentes de um Death Metal brutal e opressivo, mas com muita técnica e velocidade, e mais alguns toques modernos do Metal extremo, sem se intimidarem ou diminuírem a agressividade de suas músicas. É muito sangue nos olhos, dentes trincados e adrenalina em níveis bem elevados.

Ora brutal e veloz, ora mais cadenciado, o trabalho sonoro do grupo se destaca em meio a muitos justamente pela personalidade apresentada em suas músicas, pois percebe-se claramente que o grupo possui uma dinâmica musical muito boa em seus arranjos, fazendo com que a mistura de ótimos vocais urrados (chegam a doer os ouvidos se exagerarem no volume), uma dupla de guitarras bem técnica e pesada (seja em riffs bem acabados ou solos doentios), base rítmica com ótima técnica e muito peso seja coerente e de bom gosto. E ainda por cima, bem pessoal do grupo.

Gravado nos estúdios The Coven (de propriedade da própria banda) e Ná Music, com produção do quinteto em parceria com Adair Daufembach (que ainda fez a mixagem e masterização em seu estúdio), óbvio que vemos algo bem explosivo e pesado, mas a sonoridade está bem enxuta, bem seca, priorizando a clareza dos acordes e arranjos, mas sem deixar que o trabalho perca peso. E é muito bom tomarem cuidado com os pescoços. Já a arte é um trabalho muito bom de Gustavo Sazes (que já fez trabalhos para bandas do quilate de MORBID ANGEL, ARCH ENEMY, SPIRITUAL BEGGARS, DREAM EVIL, SODOM, FIREWIND, KAMELOT, MANOWAR, só para citar alguns), e que primou no uso do vermelho e negro como tons principais, o que deixou a arte mais simples, mas muito boa.

E o A RED NIGHTMARE veio mesmo para causar pesadelos nos mais incautos e não acostumados com sua música, mas mesmo debaixo de tanta pancadaria impiedosa, fica claro que os arranjos musicais foram uma das maiores preocupações do grupo, deixando claro que realmente eles se esforçaram bastante para não deixar sua música oca em ponto algum, ou aquela bendita sensação "putz, poderia ser melhor aqui". Nada disso, é bom do início ao fim.

Melhores pesadelos sonoros: a opressiva e rápida "Demigod", a veloz e bem arranjada "Hedonist" (meus sais, que arranjos fantásticos e bem trabalhados das guitarras! E é uma das faixas do Single digital do grupo), as mais cadenciadas e trabalhadas "Lobotomedia" e "Bane" (nesta, as melodias nos solos ficam bem claras), a opressiva e com certo "catching" melodioso "Enemy" (que estava no primeiro Single digital do grupo, aqui ganhando uma roupagem mais seca, mostrando a força dos vocais e belos arranjos da cozinha rítmica), a trilogia "A Red Nightmare" (três músicas diferentes formando uma viagem brutal, já que o grupo não se nega a arranjar as três partes de forma bem progressiva e jazzística em alguns aspectos, fora o dinamismo da base e dos riffs, embora os vocais não fiquem atrás de forma alguma em sua apresentação). E se já não bastasse o massacre de nossos tímpanos até aqui, ainda temos as bônus "Earth's Revenge", "Koloniale Raubwirstschaft" e "While Someone Has Drowsiness".

Se seu pescoço ainda está inteiro e seus ouvidos ainda não estão apitando, vocês são resistentes. Mas lembrem-se: um vez que entrarem neste pesadelo vermelho, não haverá volta. A satisfação é extremamente garantida!

Vale CD físico, com certeza, mas enquanto não compramos, podemos ir ouvindo no link abaixo, pois a banda disponibilizou o disco inteiro para a audição. Mas deixemos de ser sovinas e comprem o CD, pois download ilegal é coisa de fãs de pagode, funk, axé e outros.




Tracklist:

01. Demigod
02. Hedonist
03. Lobotomedia
04. Bane
05. Enemy
06. A Red Nightmare Pt. I
07. A Red Nightmare Pt. II
08. A Red Nightmare Pt. III
09. Earth's Revenge
10. Koloniale Raubwirstschaft
11. While Someone Has Drowsiness


Banda:

Leonan Ferreira - Vocal
Igor Sampaio - Guitarra
Vinicius Carvalho - Guitarra
Marcos Saraiva - Baixo
Luciano Câmara - Bateria


Contatos:
Metal Media (A Red Press)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):