19 de mai de 2014

Sob grande expectativa, Higher anuncia lançamento de disco de estréia



O debute autointitulado foi gravado no Fusão Studios com produção de Thiago Bianchi

Cezar Girardi (vocal) e Gustavo Scaranelo (guitarra) são dois músicos profissionais bastante experientes e respeitados no cenário da música brasileira, especialmente nos campos do jazz e da música instrumental. Entretanto, ambos nutrem outra característica em comum: a paixão pelo heavy metal.

Em 1995 eles fundaram a Second Heaven, banda que infelizmente não deixou registros e acabou sendo desativada dois anos depois. A dupla passou então a se dedicar aos estudos acadêmicos de música, o que acabou por levá-los para outros segmentos onde fizeram carreira. Mas a paixão pelo metal manteve-se pulsante durante todo esse tempo. Depois de uma conversa telefônica, decidiram reunir-se para tocar e compor heavy metal novamente. O resultado? Uma nova banda: HIGHER!

HIGHER traz enraizada algumas características singulares: é uma banda formada única e exclusivamente pela paixão dos músicos pelo heavy metal, ou seja, o trabalho é livre de qualquer pretensão comercial ou mercadológica que eventualmente pudesse interferir no aspecto artístico; essa própria experiência em outros estilos naturalmente conferiu-lhes uma musicalidade deveras original, repleta de identidade, como nunca se ouviu antes!

Inconclusa será a tarefa do crítico musical que ousar rotular a banda dentro de qualquer subsegmento preexistente no heavy metal.  

"Quando nos reencontramos, tivemos alguma dificuldade em compreender qual seria o resultado estético da retomada desse trabalho autoral de metal", revela o guitarrista Gustavo Scaranelo. "Havíamos assimilado muitas influências e não seria possível retomar a mesma linha do projeto anterior. Mas, de qualquer forma, éramos bastante convictos do trabalho que havíamos feito quase vinte anos antes. Portanto, esse foi nosso ponto de partida, retomar as antigas composições, mas agora com uma nova roupagem, além de compor material novo. Eu estava extremamente cativado por uma forma de metal mais agressiva, apesar de completamente imerso no universo harmônico do jazz; já o Cezar, sempre teve uma predileção pelas composições melodiosas dos diversos gêneros da música bem elaborada. Colocamos nossas diferenças e semelhanças numa grande soma, na qual a música teria que se beneficiar. Ou seja, a Higher nasceu da nossa sincera vontade de produzir algo com o coração voltado e inspirado pelas alegrias que a música já havia nos dado. Associado a isso, definimos uma linha ideológica para o trabalho, que dialoga sobre a elevação do homem através de suas escolhas cotidianas, buscando uma condição mais alta. O resultado disso é uma mescla de agressividade e sutilezas musicais." 

Para completar a formação da banda, fez-se necessário outros músicos de experiência comprovada, como é o caso do baixista chileno Andrés Zúñiga (ex-professor do EM&T e colunista da revista Bass Player Brasil) e o baterista Pedro Rezende (que estudou com Virgil Donati na Austrália).

É por isso e muito mais que o álbum de estréia da HIGHER é aguardado com a mesma expectativa de um grande nome do heavy metal nacional, embora seja uma banda recém-formada.

Gravado em São Paulo no Fusão Studios com produção de Thiago Bianchi (Shaman, Noturnall), o disco é autointitulado e vai reunir as faixas "Lie", "Illusion", "Keep me High", "Climb the Hill", "Like the Wind", "Break the Wall", "Time to Change", "Make It Worth" e "The Sign".

A banda disponibilizou o 'lyric vídeo' de "Climb the Hill" no Youtube: 


"Climb the Hill" também está disponível no canal oficial da banda no Soundcloud: 


O álbum de estréia do Higher vai ser lançado de forma independente ainda no primeiro semestre de 2014.

Mais Informações:


Fonte: Som do Darma
Informações para a Imprensa
A/C Eliton Tomasi
(15) 3211-1621

Crédito Fotos: Janaína Soares 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):