Nota 10,0/10,0
Por Marcos "Big Daddy" Garcia
Sinceramente, deveriam fazer uma estátua para homenagear Steve "Zetro" Souza nos principais centro do Metal mundial. Sim, pois o que se poderia afirmar de um vocalista com talento único, um timbre de voz peculiar, e que sempre nos presenteia com grandes trabalhos musicais? Ele é um "Workaholic" em prol do Metal, e mais uma vez, nos brinda com um ótimo disco, agora, "Dawn of the New Centurion", segundo disco do HATRIOT, banda onde ainda temos seus dois filhos, Cody e Nick. E que a Urubuz Records botou no Mercado nacional.
E parece que o Thrash Metal é coisa genética, uma vez que este disco é extremamente raivoso, ainda mais que "Heroes of Origin", mantendo aquela mistura de 80% do Thrash Old School com alguns toques mais modernos e agressivos (em parte devido à gravação que a banda utiliza). Vocais furiosos e sempre fortes, uma dupla de guitarristas ótima nas bases agressivas e solos melodiosos, e a base baixo/bateria do grupo é de onde vem uma parte da contribuição mais moderna, pois os dois, sem violar a estrutura Thrash do grupo, usam alguns toques mais modernos. E é bom tomar cuidado com o volume, porque a música bruta e ríspida do grupo (embora de bom gosto e muito bem feita) faz com que as paredes tremam absurdamente.
Juan Urteaga, que já havia trabalhado com a banda no primeiro disco, torna a ser o produtor desse aqui, então, pouca coisa mudou em termos de sonoridade: ainda é uma produção que alia algo agressivo e bem feroz com uma limpeza muito grande (ao ponto que alguns arranjos mais sutis fiquem bem evidentes (como são ouvidos em "The Fear Within"). Ou seja, a qualidade é de primeira.
Hatriot |
Falar das composições de "Dawn of the New Centurion" chega a ser covardia... Onde o nome de Steve está, a qualidade musical é inquestionável, e o HATRIOT busca seguir com fidelildade os padrões que eles estabeleceram, embora as melodias da banda tenha se tornado mais evidentes que antes e o grupo soe um pouco mais polido.
Nova faixas de Thrash Metal puro-sangue, logo, é melhor preparar-se para ter dores crônicas de ouvidos, especialmente em faixas como "From My Cold Dead Hands" (uma cacetada abrindo alas, com os dois irmãos Souza mostrando que realmente formam uma cozinha rítmica de peso e com ótima técnica), a abrasiva "Your Worst Enemy" (que começa com um andamento não tão rápido, para depois ganhar uma velocidade absurda, e Steve rouba a cena com seus urros secos e rasgados. É aula mesmo!), a raçuda "The Fear Within" (sete minutos de pura pancada, começando amena, ganhando peso e energia sem ser extremamente veloz, e é daquelas faixas que empolgam muito, especialmente devido às ótimas guitarras. E é onde algumas melodias se tornam mais evidentes diante do rolo compressor Thrasher do quinteto), a complexa e cadenciada "Superkillafragsadisticactsaresoatrocious" (alguns arranjos bem intrincados, mas ótimos), a variada e empolgante "Silence in the House of the Lord", a surpreendente "Dawn of a New Centurion" (os arranjos do baixo são ótimos e bem audíveis, bem como os riffs estão abrasivos e pesados), e o massacre Thrash de "Consolation of the Insane".
O HATRIOT continua indo muito bem, e nós, os fãs, agradecemos!
Tracklist:
01. From My Cold Dead Hands
02. Your Worst Enemy
03. The Fear Within
04. Honor the Rise and Fall
05. Superkillafragsadisticactsaresoatrocious
06. Silence in the House of the Lord
07. World Funeral
08. Dawn of the New Centurion
09. Consolation for the Insane
Banda:
Steve "Zetro" Souza - Vocais
Kosta "V" Varvatakis - Guitarras, backing vocals
Justic "J.C" Cole - Guitarras, backing vocals
Cody Souza - Baixo, backing vocals
Nick Souza - Bateria, backing vocals
Contatos: