18 de mai. de 2014

Resenha: Devilish - Through the Gates of Death (CD)

Independente
Nota 8,5/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


O Brasil sempre se fez notar por ser um país onde a predominância na cena Metal é de bandas dedicadas às vertentes extremas, e isso desde os anos 80. E não é de se surpreender que bandas de Black Metal por aqui consigam fazer trabalhos muito bons, alguns fugindo dos limites impostos. E o trio DEVILISH, de São Paulo, mostra em seu primeiro CD, “Through the Gates of Death”, um trabalho muito bom.

Já experiente devido a três Demos e mais de uma década de existência, o trio faz um Black Metal à lá SWOBM, mas com o diferencial de melodias que surgem aqui e ali em vários momentos (especialmente nos arranjos de guitarra e solos), bem como uma gravação um pouco mais encorpada e limpa. É como se cruzássemos o ROTTING CHRIST da época do “Thy Mighty Contract” com o MAYHEM da época do “De Mysteriis Dom Sathanas”. Essa alquimia não chega a ser algo inovador, mas o trio a apresenta a seu modo, com vida e energia bem dele, logo, é um trabalho ótimo!

A produção do trabalho foi feita por Bruno Kioshi, e Fürst e Rigios na mixagem, que mostraram saber dar ao trio a sonoridade de uma banda de Black Metal, mas buscando fugir um pouco do padrão onde impera a sujeira (ela existe, mas em níveis apenas essenciais ao gênero). A gravação está bem seca, os instrumentos estão bem claros (vejam que o baixo aparece bem, o que é um termômetro para gravações de Metal extremo), os arranjos bem evidentes, logo, a audição ficou de primeira. A arte, um trabalho feito por Fürst, está bem no padrão Black Metal, usando fotos, arte e diagramação em tons de preto, branco e cinza (exceto pelo espelho do CD, que é uma imagem em tons de amarelo escuro, dando uma tonalidade de fogo), que ficou funcional e deixa a banda apresentada ao seu público alvo.

Devilish
Vemos que os 13 anos de banda, de sua fundação até o lançamento do CD, realmente fizeram a diferença, já que as músicas, longe de serem apenas feitas com uma mentalidade “real”, foram criadas com esmero e bem buriladas. Sim, existe uma preocupação estética com a colocação dos vocais, de como as guitarras seriam postas, e de como a base rítmica deveria ser trabalhada. 

O disco inteiro é muito bom, com destaques para a rápida “Eligor” (os andamentos variam bastante, dando uma dinâmica ótima à música, e ainda temos bons arranjos de guitarras), a ótima e variada “Jesus’ Whores ” (ouçam as melodias soturnas que foram mencionadas antes aparecendo bem evidentes nas guitarras, bem como os vocais realmente mostram um encaixe perfeito nos andamentos), a soturna “Through the Gates of Death”, a dinâmica e soturna “The Mystic Tropical Continent” (que belo trabalho de baixo e bateria, que apesar de aparentar simplicidade, mostra peso, energia e boa dinâmica), a ótima e enegrecida “...Aos Cristãos” (cantada em português, e vemos que a métrica não é ferida em momento algum), e a avassaladora “Revelation”.

Uma banda honesta, com muito a dizer, e esperemos que o próximo trabalho não demore muito, pois o DEVILISH merece a apreciação de todos, bem como a evolução nos brindará com mais um grande nome da cena Black Metal brasileira.



Tracklist:

01. The Passage to Hell (Intro)  
02. Eligor  
03. Jesus’ Whores  
04. Through the Gates of Death  
05. The Screams of Your Sons (Intro)  
06. Jesus, Your Head in My Hands  
07. The Mystic Tropical Continent  
08. ...Aos Cristãos  
09. Holocaust  
10. Revelation


Banda:

Lord Wolferian - Vocais, guitarras
Fürst - Baixo
Rigios - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):