18 de mai. de 2014

Resenha: X-Rated – Shaking Like a Bad Machine (CD)

Nota 9,0/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Tem alguns discos que realmente merecem ser relançados, pois retratam um momento histórico da cena nacional, bem como mostram o quanto somos ricos em termos musicais. E a Urubuz Records nos prestou o favor em relançar em CD o primeiro disco do quarteto X-RATED, “Shaking Like a Bad Machine”, um disco ótimo e de importância.

Primeiro de tudo, é preciso dizer que o quarteto é um supergrupo em termos de Brasil, pois temos na época a união de Lucky Lizard (ex-vocalista do METALMANIA, a banda de Robertinho do Recife dedicada ao Metal), Marcos D. B. (ex-guitarrista do AZUL LIMÃO), André Chamon (ex-baterista do STRESS), mais Bruno Schubnel no baixo. E a proposta musical do grupo era criar um Hard Rock clássico mais sujo, atualizado e pesado. E realmente o grupo conseguiu isso, pois “Shaking Like a Bad Machine” é um disco pesado e bem atual até para os padrões de hoje.

Vocais em timbres altos, rasgados e fortes (em um estilo semelhante a Robert Plant em seus trejeitos), riffs de guitarra pesados e ganchudos, com boa dose de “feeling” vindo do Soul e do Blues (e solos inspirados), base baixo bateria com técnica e peso, resultando em uma música realmente suja, oleosa, pesada, mas bastante acessível e bem feita. E isso é bem antenado com a época, já que no final dos anos 80, boa parte das bandas de Hard Rock do exterior já buscava uma sonoridade mais pesada e crua.

X-Rated
Produzido pelo próprio quarteto, e gravado no Brasil mesmo (no Farm Studios, em Valença), temos uma sonoridade realmente forte e densa, uma coisa bem difícil de ser feita por aqui naquela época sem a presença de algum gringo nos processos de gravação, mixagem e masterização. Mas eles fizeram, e muito bem, contando ainda com as presenças de Ivan da Costa e Cláudio Caratsch (teclados), e Paulo Rego (saxofone) na faixa “Back in the USSR” (uma das faixas bônus da edição em CD atual).

A arte preserva aspectos do LP original. A capa é a mesma, o encarte muito próximo, apenas adornado com várias fotos coloridas e adaptadas, em um ótimo trabalho de Victor Santiago da Imaginativa Design, que respeitou o original, mas deu uma abrilhantada e melhorada.

Musicalmente, o currículo individual de cada um dos “X-Raters” não deixa a desejar, e vemos uma música bem espontânea e vibrante, mas bem cuidada e com arranjos instrumentais perfeitos.

Destaques: a grudenta e pesada “Striptease Boogie” (um andamento pesado e bem conduzido pó baixo e bateria, e reparem bem na voz agressiva e à lá “creole” de Lucky Lizard), a cativante “Evil Generation” (onde o baixo se sobressai bastante, fora um trabalho ótimo de guitarras e um refrão bem forte), a mais rocker “Down in My Shelter”, o hino “I Wanna Beer”, “Have You Heard the News” e sua levada puramente Rock’n’Roll (ainda mais com a presença de um piano), e as ótimas “Cocktail Whale Crime” e “In a Bad Mood”. Óbvio que a bônus “Back in the USSR” é ótima e também merece aplausos, bem como a “Blue Heart” e “Realize It”.

Um disco ótimo, que soa atual e merece a aquisição, ainda mais que a banda está por aí, fazendo shows com sua formação original.



Tracklist:

01. Striptease Boogie 
02. Blue Heart 
03. Evil Generation
04. Down in My Shelter 
05. I Wanna Beer
06. King of the Hill
07. Have You Heard the News 
08. Face the Dog 
09. Cocktail Whale Crime 
10. In a Bad Mood
11. Back in the USSR
12. Striptease Boogie (demo tape)
13. Blue Heart (demo tape)
14. Realize It (demo tape)


Formação:

Lucky Lizard – Vocais
Marcos D. B. – Guitarras 
Bruno Schubnel – Baixo
André Chamon – Bateria 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):