17 de mar. de 2014

Necromesis - Echoes of a Memory (EP)

Independente
Nota 9,0/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


De uns anos para cá, houve uma invasão feminina dentro do Metal, e no Brasil, o percentual parece ser ainda maior, os essas garotas fazendo trabalhos cada vez melhores, inclusive dentro das fronteiras do Metal extremo, sejam em bandas onde todas são mulheres ou exista apenas uma. E o NECROMESIS, banda de Santo André e que tem causado um alvoroço no underground paulista, chega com seu segundo EP, "Echoes of a Memory". E é bom prepararem os ouvidos, pois eles vão sangrar bastante...

O quarteto aposta em uma sonoridade que, apesar de estar dentro do Death Metal tradicional, mostra boa técnica, peso e energia abusiva, sabendo ser bruto e trampado, sem medo de ousar, algo como um CARCASS mais seco e bruto. Os riffs das guitarras de Daniel são muito bons, bem compostos (as noções de harmonia estão claríssimas) e certeiros (se ouve, e não se esquece mais), Gustaveo (baixo) e Gil (bateria) formam uma base rítmica bem trampada e pesada, sabendo guiar os andamentos do grupo, e os vocais de Mayara mostram que essa moça não está para brincadeira, variando entre tons mais guturais (que deixam muito marmanjo com inveja) e outros mais rasgados ótimos. Não seria nenhuma blasfêmia dizer que encontramos uma ótima versão feminina para George "Corpsegrinder" Fisher, só que com personalidade bem própria.

Necromesis
A produção, feita pelo próprio Daniel, soube dar aquele equilíbrio perfeito entre peso, agressividade e clareza, pois somos capazes de ouvir cada instrumento claramente, mas sem que a banda perca peso ou distorção. E como eles, a brutalidade realmente chega a ser opressiva. A arte, feita por Lauro Nightrealm, dá um cero toque reflexivo a quem ouve, deixando claro que o grupo tem algo a dizer.

Em termos de qualidade e composição, o EP é bem nivelado, mantendo um bom nível e dando uma bela fugida de certos padrões, pois quem vê bandas de Death Metal com vocal feminino pensa logo em Angela Gossow, e não é o caso do NECROMESIS.

"Memories" é uma sinistra instrumental de cordas que antecede o caos de "Indifferent Echoes of Sensitivity", uma canção em que a agressividade se alterna com momentos mais trabalhados e bem feitos, com ótimos riffs (realmente, Daniel sabe fazer riffs marcantes) e boas variações rítmicas, fora os vocais darem um show de mudanças. E "The Life is Dead" começa com ritmos quebrados (o que mostra que Gustavo tem uma técnica muito boa, assim como Gil tem um controle absurdo das baquetas e bumbos), para então virar uma tijolada agressiva extrema, entremeada por momentos mais técnicos.

Realmente, este EP não só revela um ótimo nome da cena nacional, bem como credencia a banda para um álbum só deles. E merecem muito, pois talento o grupo tem de sobra.

Ouça, comprem e expulsem seus vizinhos de perto.




Tracklist:

01. Memories
02. Indifferent Echoes of Sensitivity  
03. The Life is Dead


Formação:

Mayara Puertas - Vocais
Daniel Curtolo - Guitarras, backing vocals
Gustavo Marabiza - Baixo
Gil Oliveira - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):