14 de fev. de 2014

Paulo Schroeber - Freak Songs (CD)

Independente
Nota 8,5/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Para que conhece Paulo Schroeber de seus trabalhos com ASTAFIX, ALMAH e FEAR RITUAL, sabe que ele é um guitarrista de mão cheia, mas nunca imaginaria que sua fluência musical fosse tão grande como ouvimos em "Freak Songs", seu primeiro disco solo, totalmente instrumental.

O que ouvimos no disco é algo bem inusitado, já que influências de Jazz, Fusion Rock, Clássico, e mesmo alguma coisa de música brasileira (sente-se a forte vibe de Chorinho, Bossa Nova e Samba aqui e ali, sob a torrente de virtuosismo), mas ao mesmo tempo, é sensível o virtuosismo de Paulo, que se mostra um um 7-strings Axeman de primeira linha, talvez um dos melhores do país. Mas mesmo com tanto virtuosismo, Paulo também sabe brindar nossos ouvidos com músicas de bom gosto. E ainda existe muito caos nas músicas, sendo cada canção uma descoberta, sempre fugindo do ponto comum de discos instrumentais. Técnica e bom gosto se aliam para nos brindar com algo mágico. E isso sem falar que ele ainda trouxe para o projeto o baixista Felipe Andreoli (do ANGRA, KARMA, e outros) e o baterista Rodrigo Zorzi (conhecido artista do meio, famoso em workshops e aulas), logo, a qualidade musical é garantida.

Produzido pelo próprio Paulo, que ainda fez a mixagem em conjunto com Juliano Boz, óbvio que a guitarra ganhou um brilho bem próprio, mas os outros instrumentos estão também em bom nível, logo, a música flui de forma natural, limpa e compacta, mas sem deixar de ter um ótimo "feeling" envolvente. A arte, feita por Bemhur Lima, foge de complicações visuais exacerbadas, é bem feita e beira a simplicidade, mas é justamente nisso que se traduz o que ouvimos das músicas. E um detalhe: cada faixa possui uma explicação própria no encarte.

Este não é um "guitar orientated CD", nada de exageros, pois a técnica de Paulo se encaixa nas músicas, sem querer tocar um milhão de notas por segundo. Óbvio que em músicas como "Fast Jazz" (um festival de belas variações musicais, bem jazzística com toques de Samba e Bossa aqui e ali), a caótica "Give Me a Pill", "Neoclassical Party" (que música ótima, uma fusão de peso e clássico perfeita!), "Fusion Headache" e "Insert Coins", ele dá algumas belas esmerilhadas velozes, mas sem perder o senso das músicas como um todo. Mas ao mesmo tempo, é sensível um lado mais sentimental surgir em faixas como a belíssima "Mom's Patience" e a elegante "To My Father". 

Recomendadíssimo a todos que gostam de um trabalho musical bem feito, com requinte e que transpira honestidade. E esperamos que não fique apenas nesse primeiro CD, mas que Paulo possa nos brindar novamente com músicas de tão bom gosto como as ouvidas aqui.



Tracklist:

01. Parallel Realities
02. Fast Jazz
03. Give Me a Pill
04. Neoclassical Party
05. Mom's Patience
06. Fusion Headache
07. Rock It
08. To My Father
09. Good Trip
10. Insert Coins
11. Rabbit Soup
12. The Third Wish


Banda:

Paulo Schroeber - Guitarras
Felipe Andreoli - Baixo
Rodrigo Zorzi - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):