O ARTILLERY, banda lendária dinamarquesa, sempre foi marcado por ser uma banda que sabe fazer Thrash Metal com classe. Sim, o grupo consegue imprimir requinte e bom gosto a seu trabalho, mesmo em meio à agressividade e técnica de sua música. E "Legions", seu novo trabalho, não fica atrás, e que a Shinigami Records acaba de colocar em versão brasileira. E que versão!
O traço mais marcante do CD é que as mudanças na formação do quinteto causaram em sua música: as entradas de Josua Madsen na bateria, no lugar do veterano Carsten N. Nielsen (um dos membros originais do grupo) trouxe mais pegada, peso e técnica à base rítmica do ARTILLERY, formando com o baixista Peter Thorslund uma cozinha segura e bem diversificada, enquanto que Michael Bastholm Dahl nos vocais (ex-INDOCTRINATION, L.A.W. e RENÉGADETH) trouxe mais melodia ao grupo, o uso de linhas vocais mais melodiosas e limpas, ainda que bem fortes e agressivas. Além disso, as guitarras dos irmãos Morten e Michael Stützer também ganharam umas melodias interessantes nos solos, com certo "feeling" setentista, ao passo que as bases continuam bem técnicas e pesadas. Mas o som da banda ainda é agressivo como sempre, suficiente para causar surdez nos vizinhos mais próximos e espantar os inconvenientes que batem em sua porta logo pela manhã.
A produção sonora está perfeita, em mais um ótimo trabalho da banda em parceria com Søren Andersen (que mostrando que a saída dele do grupo foi amigável, ainda tocou teclados e fez backing vocals no CD), que acompanhou a gravação, mixou e masterizou o novo CD, logo, aquele Thrash ganchudo e bem feito dos dinamarqueses continua soando limpo e agressivo nas medidas certas. A arte, um trabalho muito bem feito de Mircea Gabriel Eftemie (que já trabalhou com KATAKLYSM, SOILWORK, MALEVOLENT CREATION, entre outros), foge de designs muito complexo, trabalhando com poucos contrastes de cor, mas isso dá corpo ao trabalho sonoro do grupo, e não se preocupem: "Reaper", o mascote da banda há tempos, continua presente na capa.
Artillery |
Não há como não ficar impressionado com canções como "Chill my Bones (Burn my Flesh)" (riffs ótimos, solos perfeitos, e como Michael canta bem, inclusive no ótimo refrão!), a excelente "God Feather" (outra faixa onde os vocais se destacam bastante, fora os solos inspirados de Morten e Michael Stützer), a mais alternada "Legions" (aqui, baixo e bateria mostram sua força e técnica, em uma faixa um pouco mais acessível), a terrorosa "Global Flatline" (pode parecer uma semi-balada, mas é pesada e com momentos muito soturnos), a ganchuda e "moshpitting" "Anno Requiem", e "Doctor Evil". E para aqueles que adoram um "algo mais" nos CDs, a versão brasileira ainda tem como bônus duas regravações especiais: "The Almighty" e "The Eternal War", ambas faixas clássicas e destaques de "Fear of Tomorrow", debut da banda e um dos seus discos mais idolatrados pelos fãs. São bônus da versão européia, mas que a Shinigami Records bancou e pôs na versão brazuca.
Dizer mais o que de uma banda tão boa e perfeita, que parece ficar cada vez melhor com o passar dos anos?
Só resta agradecer a Shinigami Records por tornar um disco tão bom acessível a todos com mais facilidade.
Tracklist:
01. Chill My Bones (Burn My Flesh)
02. God Feather
03. Legions
04. Wardrum Heartbeat
05. Global Flatline
06. Dies Irae
07. Anno Requiem
08. Enslaved to the Nether
09. Doctor Evil
10. Ethos of Wrath
11. The Almighty (bônus edição brasileira)
12. The Eternal War (bônus edição brasileira)
Banda:
Michael Bastholm Dahl - Vocais
Morten Stützer - Guitarras, backing vocals
Michael Stützer - Guitarras, backing vocals
Peter Thorslund - Baixo, backing vocals
Josua Madsen - Bateria, percussão, backing vocals
Contatos: