26 de fev. de 2014

Noturnall - Noturnall (CD)

Independente
Nota 10/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia

Bem, o NOTURNALL dispensa longas apresentações, já que os membros do grupo já possuem nomes bem conhecidos no cenário nacional, pois estão aqui pessoas calejadas, que passaram por nomes como KARMA, SHAMAN, HANGAR, ANGRA, ALMAH, TEMPESTT e outros, logo, se esperaria de "Noturnall" fosse um ótimo disco. E ele supera qualquer expectativa, verdade seja dita.

O grupo segue uma linha mais voltada ao Prog Metal, só que extremamente pesada, algo que realmente surpreende pela agressividade e modernidade sonoras. O trabalho está com uma pegada tão agressiva que realmente não lembra em nada os trabalhos anteriores de seus membros. E isso ficou ótimo, um disco fantástico, com excelentes vocais (que vão de timbres agudos aos graves, de tons suaves aos mais agressivos, com extrema facilidade, mostrando uma versatilidade vocal assustadora), riffs e solos de guitarra perfeitos (a força dos riffs é assombrosa, bem tocados e envolventes, ao passo que os solos esbanjam melodias bem feitas), baixo com boa técnica e pegada, uma bateria fantástica, com peso e técnica muito bem equilibrados, e teclados que se aglutinam para somar, sem ficarem escondidos ou apenas fazendo pano de fundo. E a soma disso tudo, meus caros, é um dos grandes álbuns de 2014.

Noturnall
A produção do CD é maravilhosa, um trabalho ótimo de Russel Allen (vocalista do SYMPHONY X), que teve ainda as mãos de Fernando Quesada e Thiago Bianchi, com co-produção de Juninho Carelli, Léo Mancini e Aquiles Priester. O o equilíbrio de limpeza e intensidade, aliado à uma timbragem perfeita, deu um brilho espetacular às canções, fugindo do Prog Metal tradicional e dando ênfase à música, e não à técnica. A arte é maravilhosa, um trabalho perfeito de Carlos Fides (da Artside Visual Studio).

Em termos de música, apesar de ser uma banda bem jovem (foi formada em 2013), o nível de composição é bem alto, as música muito bem feitas (o minimalismo é incrível em todo o disco) e o trabalho realmente contagia o ouvinte do início ao fim, ainda mais abrilhantado pelas participações especiais do próprio Russel Allen (que faz um dueto com Thiago em "Nocturnal Human Side"), Guga Machado (que toca percussão também em "Nocturnal Human Side") e Luiz Fernando Venturelli (que toca celo em "Last Wish").

Os grandes momentos: a bruta e pesada "No Turn at All" (bem contagiante, ótimo refrão, e que técnica nos riffs e na bateria), a igualmente pesada, mas com um pouco de "groove" "Nocturnal Human Side" (ótimo trabalho da percussão e o dueto de Russel e Thiago é fantástico), "Zombies" (outra excelente canção, com Thiago se mostrando bem versátil, além de baixo e bateria mostrarem um peso absurdo), a azeda e ríspida "St. Trigger", a maravilhosa e ganchuda "Sugar Pill" (excelente refrão, e os riffs dão um certo toque de Hard'n'Roll à música), a linda "Last Wish" (os arranjos de celo e teclados estão perfeitos, deixando que o clima ameno se instale por completo), a ríspida "Fake Healer" (o baixo de Fernando se destaca muito aqui), e a intensa e cheia de feeling "The Blame Game".

Um disco absurdamente bom, que merece ser ouvido, comprado e guardado com todo carinho.





Tracklist:

01. No Turn at All
02. Nocturnal Human Side
03. Zombies
04. Master of Deception
05. St. Trigger
06. Sugar Pill
07. Last Wish
08. Hate
09. Fake Healer
10. The Blame Game


Banda:

Thiago Bianchi - Vocais
Léo Mancini - Guitarras
Juninho Carelli - Teclados
Fernando Quesada - Baixo
Aquiles Priester - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):