1 de nov. de 2013

St. Madness - Carnimetal (CD)

Nasty Prick Records - Imp.

Nota 10/10

Por Marcos Garcia

E eles estão de volta!

Os Reis norte-americanos do Humor Negro não param, e mais uma vez, o ST. MADNESS retorna à carga pesada com uma coletânea dupla, "Carnimetal - The Best of St. Madness Part 2", que comemora os 20 anos de atividade (englobando o tempo quando se chamavam CROWN OF THORNS) e digamos de passagem, é um presentão da banda aos fãs.

O estilo do quarteto evolui pontualmente, sempre mantendo os pés firmes na sua mistura entre Metal tradicional, Groove Metal e elementos de Thrash Metal, mantendo a pegada pesada seja em momentos velozes ou em outros mais cadenciados, mas lembrem-se: o ST. MADNESS não é um grupo que faz música simplista, mas sempre em um nível alto, achando para si um espaço, pois sua música é inteligente e bem feita, extremamente orgânica, com personalidade e peso. Ótimos vocais com boa entonação e certo toque de ironia (Prophet é um mestre com a voz, sabendo explorar muito bem seu potencial, ao mesmo tempo que concede a interpretação devida a cada canção), riffs sempre extremamente pesados e ganchudos, mesmo nos momentos mais agressivos ou nos mais calmos, baixo e bateria que não só tem peso e boa técnica, mas que variam muito bem os andamentos sem deixar furos. E isso resulta em uma música tão cheia de energia e vida que é quase impossível de não se sentir agarrado à banda.

Sobre as letras, a ironia e humor negro chovem sobre nossas cabeças, mas é refinado, fugindo de qualquer tipo de caricaturismos com o Metal. O ST. MADNESS é uma banda séria, que não se esconde por trás de brincadeiras de mal gosto, e se impõe pela categoria e bom gosto. 

A produção do CD é muito boa, com uma qualidade sonora ótima, então conseguimos perceber cada momento e nuance bem feita da sonoridade do grupo, ao mesmo tempo em que cada um dos instrumentos possui um brilho bem próprio, soando pesados e coesos. A parte gráfica é muito legal, com explicações sobre as músicas, em que disco elas estão, e um depoimento de Prophet sobre os dez anos entre "We Make Evil Fun!" de 2003 e "Carnimetal". E realmente, aos que tem o prazer de conhecer a banda de longa data, percebemos que eles ainda estão com muito a dizer.

Óbvio que muito em "Carnimetal" já é conhecido dos seis discos, mas temos as ótimas inéditas "Drowning on Air" (uma paulada no estilão da banda, bem pesado, com riffs insanos guiando a música, passando pela base variada e pesada e vocalizações perfeitas, em uma música bem cheia de variações rítmicas ótimas), e "Blood, Guts and Glory" (que pedrada intensa, com Prophet fazendo vocalizações em tons mais baixos, em uma música intensa e abrasiva, com um trabalho ótimo de bateria) no primeiro CD, sendo que é ótimo poder ouvir mais uma vez clássicos como "Metal to the Death and Beyond", "Vampires in the Church", e "The Anti-Superhero", além das versões da banda para "Confortably Numb" (do PINK FLOYD) e "Sweat Fleaf" (do BLACK SABBATH). No segundo CD, a ótimas e energéticas "Canonizing Carnage" e "Saintanic" nos esperam, mas há excelentes faixas inéditas que nos esperam: 3 inéditas que foram gravadas nas sessões de "Scare the World" (as ótimas "Circles of Blood", "Total Control" e "Chemical Weapons"), um re-rmaster da longa "Crown of Thorns", de quando a banda ainda se chamava CROWN OF THORNS, e ela pode ser encontrada em "Loneliness is Black" (uma ótima faixa, com boas mudanças), além de um show ao vivo também da fase CROWN OF THORNS ("When the Terror Comes", "Manic Mind", "St. Madness", "Insane", "Love's Butcher Shop", "Waiting to Die", e "Loneliness is Black/One Hour Till Death"), onde podemos comprovar que o poder de fogo deles ao vivo é enorme, e que a banda perde bem pouco de sua força, e isso apesar da gravação não estar de todo boa.

O CD serve como testemunho de toda obra da banda em prol do Metal, ao mesmo tempo em que nos permite ver como o ST. MADNESS nesses vinte anos de muita labuta e mudanças de formação (Prophet é o único membro da formação original que permanece até os dias de hoje) evoluiu, mas sem perder sua essência. E detalhe: cada ex-membro é lembrado no encarte.

Um presente enorme da banda para os fãs, mas queremos mais: queremos ver este quarteto no Brasil, ao vivo, tocando e levando a audiência ao caos!

Que venham logo, e enquanto não chega a hora, "Carnimetal" vai nos preparando para a vinda destes Cowboys insanos.



CD 1:

01. Drowning On Air
02. Metal to the Death and Beyond
03. Comfortably Numb
04. Vampires in the Church
05. Ever After
06. The Art of Terror
07. My Name is Lester
08. Death Drives a Buick
09. AZ Woman
10. Sweet Leaf
11. She Used to Be My Girl
12. The Anti-Superhero
13. Carl the Clown
14. Arizona
15. Blood Guts and Glory


CD 2:

16. Canonizing Carnage
17. Head
18. All I Have to Give
19. Saintanic
20. Circles of Blood
21. Total Control
22. Chemical Weapons
23. Crown of Thorns
24. When the Terror Comes
25. Manic Mind
26. St. Madness
27. Insane
28. Love's Butcher Shop
29. Waiting to Die
30. Loneliness is Black/One Hour Till Death


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):