1 de nov. de 2013

Avec Tristesse – Use & Control (CD)

Warlock Produções
Nota 8,5/10

Por Marcos Garcia


Este autor, em uma de suas muitas noites no finado Garage (famoso point de Metal no RJ nos anos 90), em maio de 2001, viu o primeiro show de um grupo que realmente foi surpreendente na época, o AVEC TRISTESSE, e sempre ficou a impressão que a banda tinha boa musicalidade e ideias, e que poderia ir bem longe. Mas ao invés de crescerem conforme os discos iam sendo lançados, eles desapareceram. Mas agora estão de volta, com “Use & Control”, que conforme fontes, já se encontrava gravado antes da banda se dissolver em 2009 e chegou a vazar na internet, logo, nada melhor que a versão oficial para comemorar o retorno à ativa.

O legal é que o disco não soa datado ou chato, mas é muito bom, uma amostra perfeita do que se convencionou chamar de “Progressive Metal”, ou seja, aquele Metal que transita entre o extremo com momentos melodiosos e complexos, permitindo "inserts" de outros estilos musicais sem problemas. Logo, é bom que ouçam o disco dispostos a terem algumas surpresas das boas. Mas vão com calma, pois o disco não é trivial e simples. É preciso ter mente aberta para compreender essa obra.

Produção em bom nível, com cada instrumento soando pesado e limpo ao mesmo tempo, e com aqueles famosos detalhes musicais importantes audíveis, e ainda por cima soando pesado e coeso o tempo todo. A arte, por sua vez, é bem trabalhada e deixa de forma subjetiva o conteúdo das letras bem evidente.

O grupo realmente faz um trabalho de alto nível musical, e talvez por isso tenha certa dificuldade em ser aceito pela grande maioria dos headbangers de hoje em dia, mas afirmamos que “Use & Control” é um excelente disco, bem cativante e cheio de segredos a serem descobertos em suas treze faixas.

Os pontos altos do disco: “The Human Nature” (com um belíssimo trabalho de teclados e guitarras, calma, bela e com peso na medida certa), a trabalhada e ríspida “I’ve Learned to Hate” (com arranjos bem complexos e boas variações vocais, fora uns arranjos finais com jeitão de flamenco e MPB), “Next Step: Another Illusion” (esse tem uns toques que lembram bastante o BORKNAGAR, especialmente nos vocais limpos), a complexa e introspectiva “So Beautiful I Just Can't Believe”, a forte e com doses de Gothic Rock “Universal Conspiracy” (belo trabalho da bateria, diga-se de passagem), a linda “Fatality Abided” (mais uma vez, as guitarras mostram-se bem diversificadas em seu trabalho), e as ótimas “Here Am I” e “Choices” (esta, bem amena, evidenciando e muito o trabalho do vocal limpo).

Uma bela volta, e esperamos que a banda não acabe tão cedo.



Tracklist:

01. Hors d'oeuvre
02. The Human Nature
03. I've Learned to Hate
04. Next Step: Another Illusion
05. Is it?
06. So Beautiful I Just Can't Believe
07. I Punish Myself
08. Universal Conspiracy
09. Selfish  
10. L'âme Du Vin
11. Fatality Abided
12. Here Am I
13. Choices


Banda: 

Pedro Salles - Vocais, guitarras
Alexandre Granhem - Guitarras
Rigel Romeu - Teclados
Braulio Azambuja - Bateria
Rafael Gama - Baixo


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):