18 de out. de 2013

Switchblade - Heavy Weapons (CD)

Killer Metal Records
Importado

Nota 8,5/10

Por Marcos Garcia

Ao falar de Metal Tradicional, é bom que as pessoas entendam que o gênero pode ter três vertentes: aqueles mais voltados aos trabalhos do gênero nos anos 70, nos passos dos gigantes DEEP PURPLE, LED ZEPPELIN e BLACK SABBATH; outros que preferem fazer algo próximo a NWOBHM, seguindo aquele som com mais energia e pegada como bandas na linha de IRON MAIDEN, SAXON, SATAN e outros; e aqueles que seguem os passos do METAL CHURCH e fazem o que chamamos de Metal Tradicional Moderno, com energia e muita agressividade, chegando às fronteiras do Thrash Metal. 

Dito isso, podemos citar que no segundo grupo temos visto ótimos trabalhos feitos, como o quarteto de Israel SWITCHBLADE, que com seu debut, "Heavy Weapons", apesar de não inovar, mostra um trabalho muito bom, digno de menção honrosa e aplausos.

Eles seguem a linha de bandas como IRON MAIDEN (só que evitando o uso de velocidade exacerbada), DIAMOND HEAD, além de uma forte influência da escola germânica (especialmente ACCEPT e HELLOWEEN) e outros da safra, ou seja, é melodioso, pesado, forte e bem cativante, com músicas de fácil assimilação e ótimos refrões, e com algumas nuances do Metal Tradicional moderno (especialmente em alguns riffs). Vocais ótimos e sóbrios (já que Lior não usa indiscriminadamente tons mais elevados), riffs e solos de guitarras ótimos e com agressividade e melodia nas medidas certas, baixo e bateria que até esboçam boa técnica, mas que preferem mais se concentrarem em manter uma base rítmica pesada e bem entrosada. Assim, o grupo é coeso e pesado, além de um deleite aos nossos ouvidos, soando vivo e cheio de energia.

Gravado nos Flam Studios, em Haifa, com o trabalho de gravação, mixagem e masterização feitos por Federico “FedeRock” Taich, o trabalho soa pesado e forte, mas sem aquela sensação de algo antigo, muito pelo contrário. Está vivo e furioso, embora melodioso e limpo.  A arte gráfica é muito boa, embora simples, mostrando que o trabalho da foge da complexidade em prol da musicalidade.

Destaques: a tradicionalíssima "Heavy Weapons" (energética, com bom trabalho dos vocais e guitarras, além de um ótimo refrão), a mais cadenciada e pesada "Metalista" (um andamento bem ganchudo, com baixo e bateria debulhando, em mais uma faixa com um refrão bem forte), a pesada e cativante "Infernal Paradise" (com riffs bem puxados para o Metal Tradicional Moderno, embora sem abrir mão de fortes melodias. Reparem bem nos solos), e a totalmente "para bater cabeça" "Curse of the Father, Sins of the Son".

Honesto, bem feito e pesado, mas com personalidade. É de bandas assim que o Metal precisa.

Ah, sim: o guitarrista Venedict Pavlovic entrou na banda após as gravações, logo, o guitarrista Fede gravou todas no disco. Seja bem vindo, Venedict!




Tracklist:

01. Heavy Weapons
02. Euphoria
03. Metalista
04. Lost Lovers Unite
05. The Lost Kingdom
06. Infernal Paradise
07. Curse of the Father, Sins of the Son
08. Into the Unknown
09. Endless War


Formação:

Lior "Steinmetal" Stein - Vocais
Fede "FedeRock" Taich - Guitarras
Venedict Pavlovic - Guitarras
Boris Siper - Baixo
Moshe "Moshpit" Sabah - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):