1 de jul. de 2013

Thy Symphony - A New Beginning (CD)

MS Metal Records - Nacional
Nota 8,5/10

Por Marcos Garcia


Os caminhos do chamado Metal sinfônico andam bem desgastados, já que a explosão do estilo entre 2002 e 2006, quando milhares de fãs desinformados chamavam bandas assim de "Gothic Metal" (uma denominação que este autor refuta a existência, por mais que se diga o oposto), e pronto: enxurrada de bandas que, nem sempre, tinham talento e mais faziam número do que realmente eram relevantes, e isso levou o estilo a uma queda enorme. 

Mas estes momentos de queda são bons, para que os mais oportunistas desapareçam e fiquem apenas os melhores, ou que as que surjam sejam bandas engajadas, que façam o som por vontade e ideologia, e não por dinheiro. E o THY SYMPHONY, de São Paulo, mostra que é um adepto da coisa por vontade, e seu segundo Full Length, 'A New Beginning', que a MS Metal Records pôs nas lojas.

O grupo mostra um trabalho que mistura perfeitamente a elegância musical vinda de vocais femininos e teclados em orquestrações bem feitas com arranjos pesados, vocais fortes, guitarras em riffs e solos pesados, baixo e bateria eficientes. Ou seja, é uma combinação equilibrada e elegante de Heavy Metal com aspectos sinfônicos.

A sonoridade que flui do CD é bem fluida e elegante, pesada e limpa na medida certa, sem instrumentos se embolando, um belo trabalho de Rene L'abete e Marcello Valsesia, feito no estúdio da banda. A arte está boa, com vários símbolos enfocando a temática das letras. E é justamente o tocante à diagramação das letras que ficou abaixo do esperado, pois o tamanho da fonte usado é muito pequeno. É um deslize que esperamos que seja corrigido nos próximos lançamentos da banda, pois eles têm muito a dizer nelas.

Musicalmente, 'A New Beginning' é um disco ótimo, com boas canções, momentos grandiosos e belos, mantendo-se um disco interessante durante toda sua execução, especialmente em faixas como 'Galaxy's Great Eyes' (com lindas orquestrações e ótimos riffs de guitarra), a bela 'Saints and Sinners' (empolgante e bem pomposa, onde se sobressaem as vocalizações, especialmente nos duetos), a pesada 'Revolution' (reparem na força da base baixo/bateria), a mais climática e melodiosa 'Where Land Begs for the Sun' (que teclados!), a mais cadenciada e pesada 'Thin Line to Insanity', e a longa, trabalhada e variada '2012 a New Beginning', com seus mais de 15 minutos de duração, e com participação de Evandro Laitano nos vocais masculinos.

Um ótimo CD, e que prepara a banda para a tour no velho continente. Ei, vocês, valorizem a banda antes que percam a chance!

Discão!



Tracklist:

01. Hope and Fear
02. Galaxy's Great Eye
03. Saints and Sinners
04. Revolution
05. Charming Nymph
06. Where Land Begs for the Sun
07. Dark Knight 
08. Watcher
09. Thin Line to Insanity
10. Endless Moment
11. WTC (Win the Conspiracy)
12. Time Traveler
13. 2012 A New Beginning
14. Spark of Life


Formação:

Leandro Baracho - Vocais
Karina Bonizi - Vocais femininos
Rene L'abate - Baixo
Cesar Raize - Guitarras
Marcello Valsézia - Teclados
Eric Fleming - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):