26 de mai. de 2013

Malnàtt - Principia Discordia (CD)

Bakerteam Records - Importado
Nota 9,5/10

Por Marcos Garcia

Tem dias em que tudo concorre para ouvirmos bandas boas, e uma grata revelação é o trabalho do ótimo quarteto italiano MALNÀTT, vindo da Bolonha, que nos presentea com este ótimo disco, 'Principia Discordia', que foi lançado no apagar das luzes de 2012.

O grupo faz um mix inteligente e bem equilibrado de Black Metal e Melodic Death Metal, que é técnico, bem feito, mas agressivo e bruto, e que realmente é bem diferente do que anda saindo por aí. E vale citar que as letras do grupo são cantadas em italiano, sua língua pátria. Vocais guturais urrados na maior parte, mas com a presença de rasgados e belas intervenções de vocais femininos aqui e ali, guitarras com riffs ótimos e contagiantes, baixo e bateria formando uma unidade, e mantendo peso e técnica o tempo todo. Resultado: uma música bruta e destruidora de pescoços, mas de bom gosto e bem feita.

A produção do disco foi feita por Simone Mularoni, que também cuida de toda engenharia sonora (gravação, mixagem, masterização), logo, a sonoridade que fui do CD é pesada, intensa e bruta, mas sempre limpa em um nível satisfatório, deixando a música da banda bem clara. A arte do CD, por sua vez, é interessante e feita sob medida do que ouviremos.

E quando começa a tocar, saiam da frente, pois o trabalho desses quatro é realmente supreendente, mantendo um alto nível de composição o tempo todo, fazendo o CD um disco ótimo. Destaques para 'Manifesto Nichilista', uma faixa que começa direta e bruta, com bumbos duplos aqui e ali, mas logo começam mudanças de andamento ótimas, e elementos novos surgem;  a ótima e complexa 'L'Amor Sen Va', onde logo no início o baixo mostra sua técnica quase jazzística, em uma faixa trabalhada e com andamento moderado e algumas passagens complexas à lá SABBATH dos anos 70, devido à presença do bom e velho Hammond; a brutal e opressiva 'Iper Pagano', com bumbos duplos fantásticos e vocais ótimos; a excelente 'Nel Dì dei Morti', com ótimos riffs e cozinha mostrando uma diversidade técnica acima da média; a pesada e não tão veloz 'Don Matteo'; a fantástica 'Ave Discordia', outra cheia de momentos empolgantes e vocais que transitam entre rasgado, gutural e limpos; e a riquíssima 'Ulver Nostalgia', com belos vocais limpos masculinos e femininos em contraposto. 

Discão, e o MALNÀTT merece ganhar maior expressão, bem como merece uma conferida carinhosa e o investimento. Grazie per un grande CD!

Ah, sim: agradecimentos pela dica ao amigo Ricardo Batalha.


Tracklist:

01. Manifesto Nichilista
02. L'Amor Sen Va
03. Il Canto dell'Odio
04. Iper Pagano
05. Intramezzo Erisiano
06. Nel Dì dei Morti
07. Don Matteo
08. Ave Discordia
09. Ho Sceso Dandoti il Braccio
10. Ulver Nostalgia
11. Il Sentiero dei Nidi di Ragnarok


Formação:

Porz - Vocals
Bigat - Guitarras
Aldamera - Baixo
Lerd - Bateria
Sara Pistone - Vocais  femininos em 'Ulver Nostalgia' (convidada)
Simone Mularoni - Teclados em 'L'Amor Sen Va' (convidado)


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):