19 de mai. de 2014

Resenha: Morfolk - World of Lies (CD)

Oversonic Records
Nota 7,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Death Metal tradicionalíssimo por excelência, e comprometido até os dentes em deixar os ouvidos alheios dando sinal de ocupado por horas e horas. É assim que poderíamos definir o que ouvimos em "World of Lies", do notório e veterano quinteto de Death Metal MORFOLK, de São José dos Campos (SP). E mesmo sendo um disco lançado em 2010, ainda se pode sentir a fúria e violência de seu trabalho.

Como dito acima, a inspiração do quinteto é no Death Metal dos anos 90, um mix das características sonoras das escolas inglesa, sueca e da Flórida, mais alguma influência de nosso próprio país e a personalidade do quinteto. Somando os guturais urrados, as guitarras em riffs insanos e solos distorcidos, baixo e bateria em uma base rítmica extremamente tradicional em termos de Death Metal, temos um produto final que, se não chega a ser inovador, mostra que tem seu valor. Tornamos a dizer: não é necessário ser inovador para ser bom.

Gravado, mixado e masterizado no Oversonic Studio, a sonoridade não está de todo boa (em certos momentos, os instrumentos soa um pouco ocos), mas suficiente para podermos compreender e ouvir o trabalho do quinteto. É limpa ao ponto de se ouvir cada instrumento claramente, mas os solos ficaram um pouco baixos e qualidade no geral passa. A arte, como a produção, é a mais simples possível, mas que nesta simplicidade, funciona e não desvia a atenção do mais importante: a música.

O MORFOLK mostra sua força e valor mesmo em suas composições, já que vemos que sua experiência (a banda foi fundada em 1990) transpira em um trabalho sólido, sem fugir às características do Death Metal. E é justamente respeitando suas convicções que o grupo mostra seu valor, especialmente nos arranjos e mudanças de andamento das músicas.

As melhores faixas: a brutal abra-alas "Fear Within is All" (pedrada, com ótimo trabalho de bateria e baixo), a golfada Death Metal "World of Lies" (as guitarras mostram seu valor nessa faixa, bem como certa influência do Thrash Metal se faz sentir), a arrastada "The Unknow" (realmente, quando eles dão uma cadenciada é quando vemos seus melhores momentos, especialmente pelo trabalho abusivo de seu vocalista, que mescla guturais fortes com tons rasgados bem extremos), a ótima "Humanoid" (que riffs!), "Smashing the Dreams", e o a versão da banda para "Fall of the Corpse", do VULCANO.

O MORFOLK é mesmo uma instituição do Death Metal paulista, merece respeito, e que venha logo o sucessor do EP digital "Prelude..." (seu último trabalho, de 2012, que pode ser baixado gratuitamente aqui).



Tracklist:

01. Fear Within is All 
02. World of Lies
03. The Unknown
04. Slaves of the Underworld
05. No Tomorrow
06. Humanoid
07. Smashing the Dreams
08. Do or Die
09. Fall of the Corpse (Vulcano cover)


Banda:

Walter Rômulo - Vocais
Reinaldo Tio - Guitarras
Roberto Repolho - Guitarras
Renato Predador - Baixo
Ryan Roskowinski - Bateria


Contatos:

Metal Media (Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):