22 de out de 2016

HANGAR – Live in Brusque/SC, Brazil (Duplo DVD)


2016
Independente
Nacional

Músicas:

Disco 1:

1. The Sounds of our Story  
2. Reality is a Prison  
3. The Revenant  
4. Forgive the Pain  
5. The Infallible Emperor (1956)  
6. Beauty in Disrepair  
7. To Tame a Land  
8. Forest of Forgotten  
9. One More Chance  
10. Just Like Heaven  
11. Call Me in the Name of Death  
12. Based on a True Story  
13. Time to Forget  
14. A Letter from 1997 (MHJ)  
15. Haunted by your Ghosts  
16. Hastiness  
17. Just the Beginning  
18. The Reason of your Conviction  


Disc 2:

1. Making of “Live in Brusque/SC, Brazil”  
2. Entrevistas
3. Making of Clipes “Reality is a Prison” e “Just Like Heaven”
4. Reality is a Prison (video clipe)
5. Just Like Heaven (video clipe)
6. Stronger Than Ever
7. Foggy Filmes


Banda:


Pedro Campos - Vocais
Cristiano Wortmann - Guitarras
Nando Mello - Baixo, backing vocals
Fábio Laguna - Teclados, backing vocals
Aquiles Priester - Bateria, backing vocals


Contatos:

http://trmpress.com.br (Assessoria de Imprensa)


Nota:

Originalidade: 10
Composição: 10
Produção: 10

10/10


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Uma tradição em termos de Heavy Metal sempre foram os discos ao vivo. E essa era levada tão a sério há uns anos atrás que, se uma banda ao vivo não reproduzisse o que havia feito em estúdio, era marcada de forma negativa pelo resto de sua carreira. Mas com o advento das tecnologias áudio/visuais no meio dos anos 80, começaram a surgir as primeiras fitas de vídeo. Mais tarde, após o lançamento do Plano Real em Julho de 1994, com a economia estabilizada, as bandas brasileiras começaram a apostar suas fichas no formato. Hoje em dia, é bem cotidiano vermos bandas brasileiras lançando DVDs, e com qualidade de primeira.

E um DVD duplo como “Live in Brusque/SC, Brazil”, do quinteto HANGAR, é algo que hoje é possível de ser feito e adquirido no Brasil. 

Ainda bem!

“Live in Brusque/SC, Brazil” foi gravado durante o primeiro show da tour de “Stronger Than Ever” na cidade de Brusque (SC), durante o festival Rock na Praça 2016, que é uma tradição da cidade. E graças às 18 (!!!!!!!) câmeras simultâneas Full HD usadas, duas gruas e um drone, nenhum detalhe é perdido, como o carpete com o logo da banda, além das mudanças de imagem no telão atrás da bateria. O trabalho da produtora Foggy Filmes nesse aspecto foi perfeito, com closes ótimos, e mesmo filmagens diagonais do alto. E isso sem falar nos menus bem feitos.

A produção do DVD é do próprio Aquiles Priester, com Pedro Campos, Cristiano Wortmann, Nando Mello e Fábio Laguna co-produzindo. A mixagem é do experiente Adair Daufembach e a masterização foi feita por Svante Forsbäck (ou seja, tal qual o álbum “Stronger Than Ever”, feita no exterior). E em termos sonoros, está perfeito, com tudo claro e audível, até mesmo a participação do público, e sem abstrair o clima “ao vivo”.

Outro ponto interessante é a presença de legendas em inglês nos momentos em que o vocalista Pedro se comunica com o público, bem como informações no início de cada uma das faixas que está sendo tocada. 

Agora, comentar sobre a força do HANGAR ao vivo chega a ser desnecessário. A banda tem aquele tesão, aquela vontade de estar no palco que transpira em cada momento do DVD, se mostrando como um dos grandes nomes do Metal nacional com certeza, pois todos possuem uma desenvoltura extrema no palco: Pedro mantém sua performance natural nos vocais, mas é um ótimo frontman, com boa postura e comunicação com o público; Cristiano Wortmann (guitarras) e Nando Mello (baixo) se movimentam bastante e se mostram muito à vontade e animados; Fábio Laguna é obrigado a ficar mais parado atrás dos teclados, mas reparem nos closes e verão que ele está muito animado; e Aquiles dispensa palavras, pois a cada close na bateria, é de ficar de olhos arregalados com sua técnica e pegada pesada (e o momento em que ele coloca a máscara e toca “To Tame a Land”, então?). 


O show que está no DVD 1 tem 17 músicas, cobrindo boa parte da carreira da banda, inclusive da coletânea “The Best of 15 Years, Based on a True Story”, mas o foco principal é no material do disco mais recente, “Stronger Than Ever”. E ver a banda executando canções como a pesada “Reality is a Prision”, “The Revenant”, “The Infallible Emperor (1956)”, “To Tame a Land”, “Call Me in the Name of Death”, a sensível “Based on a True Story”, é algo maravilhoso, um show grandioso, com uma banda grandiosa. Nem se pode destacar muito, pois o setlist é maravilhoso (só seria legal uma versão nova para “Hidden by Shadows”, que eles gravaram para o CD “William Shakespeare’s Hamlet”).

No disco dois, temos não apenas os “Making Of” do show e dos vídeos, e nem só as entrevistas com cada um dos membros da banda. 

Temos a parte “Stronger Than Ever”, onde vemos entrevistas com pessoas ligadas a equipe do HANGAR (não percam a com Thiago Mauro Rahal, da TRM Press, que é hilária), e “Foggy Filmes”, onde temos entrevistas com Rudge Campos e Júnior Carelli (que faz parte do NOTURNALL), falando sobre o trabalho de gravação e produção visual do DVD.

Sobre as entrevistas, vamos vendo através das palavras de Aquiles, Pedro, Nando, Fábio e Cristiano os bastidores que envolveram a composição e gravação de “Stronger Than Ever” e de “Live in Brusque/SC, Brazil”, bem como alguns depoimentos sobre eventos como o M.O.A. (Aquiles conta detalhes BIZARROS sobre a viagem) e outros assuntos.

Os clipes nem necessitam de muitas palavras: o HANGAR é exigente em tudo que faz. Em "Reality is a Prision" temos o lado mais pesado e intenso do Prog/Power Metal do grupo (sendo que o vídeo pode causar arrepios em muitos devido à forma densa que a banda usou para se expressar), e em "Just Like Heaven" o lado mais ameno e sensível da banda (pois é uma canção intimista, uma balada muito bonita, e a estética do vídeo não é convencional para bandas de Metal, mas funcionou muito bem).

No mais, “Live in Brusque/SC, Brazil” marca uma fase na vitoriosa história do HANGAR.


Comentário(s):