6 de abr. de 2016

WOSLOM - A Near Life Experience (álbum)


2016
Nacional

Nota: 10,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Quando falamos em Thrash Metal nos dias de hoje, vemos bandas que ou buscam uma sonoridade mais bruta e agressiva, ou aquelas que preferem uma pegada mais old school. E o estilo anda ficando meio saturado de tantas bandas surgindo.

Mas ainda bem que existem bandas que preferem ficar no lado mais clássico do gênero e que, diferente de uma maioria quase esmagadora, preferem dar uma roupagem mais moderna, sem perder seu traço mais tradicional. E um dos melhores nomes nessa trincheira é, sem sombra de dúvidas, o do quarteto paulista WOSLOM, que chega com a responsabilidade de lançar seu terceiro disco, "A Near Life Experience", que a Shinigami Records assumiu o ideal e colocou nas lojas.

No Metal, como dito acima, existe uma mítica em torno do terceiro disco de uma banda, uma tradição de mais de 30 anos.

E o que o WOSLOM nos concede em seu terceiro disco?

Simples: a mesma garra e força que conhecemos em "Time To Rise" e "Evolustruction", mantendo aquela pegada Thrash Metal à lá San Francisco Bay Area, mas com a personalidade de cada um de seus membros. Ao mesmo tempo, a banda ganhou maturidade e certo toque mais agressivo, sem contato descaracterizar o que já haviam feito. Ou seja, o quarteto encarou o terceiro disco como encarariam o primeiro ou o décimo, na cara e na coragem. E passaram no teste com louvor.

A produção é do próprio grupo, tendo a mixagem de Danilo Pozzani (que já havia feito a mixagem e masterização dos discos anteriores) e a masterização de Neto Grous no Absolute Master estúdio. A gravação está mais pesada que antes, mais vibrante e agressiva, mas sem que a banda soe mais suja. Tudo está claro e audível, apenas mais cheio de energia e vibração, e com uma atmosfera "ao vivo" que permeia "A Near Life Experience" do início ao fim.

E a arte de Mário Lopez é ótima, bem orgânica, e que deixa o lado musical da banda exposto. E uma curiosidade: se olharem bem, existem alguns detalhes bem interessantes de serem percebidos. Mas não pretendo dizer quais são, descubram, pois é divertido.

Ótimos refrões, vocais azedos em timbres normais, riffs excelentes, solos caprichados e uma base rítmica contundente, pesada e bem trabalhada são os elementos que o WOSLOM mistura para criar uma música vibrante, cheia de energia e sempre excelente. Arranjos muito bons, sem exageros, focando mais nas canções como um todo que na técnica individual. E digamos que é uma bela estréia para o baixista André, que entrou na linha de fogo, e segurou bem as rédeas.

Clássico? Disco de Thrash Metal do ano?

Não sei, pois não sou de fazer previsões assim. Só o tempo dirá, mas que "A Near Life Experience" é excelente, isso é perceptível nas nove faixas, que são irrepreensíveis.

Underworld of Aggression - Um início bem climático e tenebroso introduz a canção, que logo ganha força e velocidade, com um trabalho ótimo de baixo e bateria, criando uma base rítmica pesada e intensa para o desfile de riffs ganchudos, e um refrão ótimo.

A Near Life Experience - Mais de oito minutos de puro Thrash Metal para deixar o pescoço com torcicolos, mas ao mesmo tempo, algumas melodias ótimas dão às caras nas guitarras. O andamento não é tão veloz, e certa complexidade técnica aparece, mas sem deixar de ser uma faixa empolgante, e madura.

Brokenbones - Sinos introduzem esta faixa, onde certa influência de Metal tradicional dá as caras, com algumas paradas estratégicas. É uma música ótima, com vocais azedos excelentes.

Lapses of Sin - Outra que também possui uma levada bem empolgante, rápida e pulsando com energia crua. E que muralhas de riffs é essa? O grupo realmente amadureceu muito!

Redemption - A bateria mostra uma técnica muito boa logo de cara, juntamente com o baixo aparecendo de forma brilhante. È uma faixa um pouco mais cadenciada e pesada, mas com melodias muito bem encaixadas.

Unleash Your Violence - Mais uma vez, a banda usa de uma faixa em que o ritmo vai se alternando, além de mostrar momentos técnicos mais uma vez. E como o grupo sabe criar riffs e refrões que nos envolvem logo nas primeiras ouvidas.

Lords of War - E doses generosas de pura adrenalina Thrasher ditas as regras dessa aqui, que nos apresenta alguns vocais mais guturais em alguns momentos, mais se preparem para muitas dores de pescoço e moshpits em sua sala, pois é tão cativante que é impossível ficar parado.

Total Speed Thrash - Aqui, temos uma faixa mais direta e seca, com curta duração, mas apresentando riffs rascantes e um trabalho ótimo de baixo e bateria uma vez mais. E se este refrão não grudar em vocês, é bom irem ao médico de ouvidos...

Thrasher's Return - Como já é uma tradição do quarteto, temos aqui um cover da banda BYWAR, só que com a roupagem própria que esses sujeitos costumam impor. Vocais fortes e rascantes se destacam, além de muita adrenalina.

O WOSLOM continua excelente, e "A Near Life Experience" vai constar na lista de muitos como um dos melhores discos do ano, com toda certeza.

It's Time to Rise!






Músicas:


1. Underworld of Aggression
2. A Near Life Experience
3. Brokenbones
4. Lapses of Sin
5. Redemption
6. Unleash Your Violence
7. Lords of War
8. Total Speed Thrash
9. Thrasher's Return


Banda:


Silvano Aguilera - Guitarras, vocais
Rafael Iak - Guitarras
André G. Mellado - Baixo
Fernando Oster - Bateria
 

Contatos:

Metal Media (Assessoria de Imprensa) 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):